A Naughty Dog revelou novos detalhes sobre os recursos de acessibilidade que estarão no remake The Last of Us Parte I. A desenvolvedora tem se comprometido nos últimos anos em deixar seus jogos mais acessíveis para todos os públicos, com ferramentas que tornam possível acompanhar a jornada de Joel e Ellie da maneira que o jogador se sentir mais confortável.

Uma das grandes novidades é a descrição em áudio para as cenas, uma parceria realizada com a Descriptive Video Works, um serviço profissional acostumado a trabalhar com TV, filmes e trailers de videogame, que integrou essa função nas cenas em todos os idiomas localizados.

Como recurso de acessibilidade, o som terá um indicador visual
Como recurso de acessibilidade, o som terá um indicador visual - Imagem: Naughty Dog

Outra função importante é o diálogo tocado pela resposta tátil do DualSense. Jogadores surdos, por exemplo, poderão sentir nas mãos como a frase é enunciada.

Opções já apresentadas em The Last of Us Parte II também retornam com ajustes pré-estabelecidos que definem todas as configurações recomendadas de acessibilidade visual, auditiva e motora. É possível personalizar as predefinições para melhor adequá-las às suas necessidades.

Naughty Dog revela recursos de acessibilidade em The Last of Us Part 1
Naughty Dog revela recursos de acessibilidade em The Last of Us Part 1 - Imagem: Naughty Dog

Confira abaixo alguns dos maiores enfoques:

  • Três opções pré-estabelecidas de acessibilidade;
  • Controles Alternativos;
  • Ampliação e Recursos Visuais;
  • Ajuste de movimentação de câmera para evitar enjoo;
  • Navegação e Travessia;
  • Opções de texo para voz e sinais de áudio;
  • Acessibilidade de combate;
  • Ajustes de HUD;
  • Legendas;
  • Novos modos de dificuldade: Muito Trivial, Trivial, Moderado, Difícil, Sobrevivente e Punitivo.

The Last of Us Parte I chega exclusivamente para PS5 dia 2 de setembro.