The Last of Us Part I no PS5 apresentará uma série de melhorias de jogabilidade e apresentação que aproximarão o jogo de sua visão original, de acordo com o co-presidente Neil Druckmann.

Mais detalhes podem ser vistos no vídeo dos comentários do desenvolvedor  com o diretor criativo Shaun Escayg e o diretor de jogo Matthew Gallant.

Embora o Last of Us Part I possa renderizar 4K nativo em 30 FPS direcionados ou 4K dinâmico em 60 FPS * direcionados, e apresenta os pilares do PS5, como háptica de controle sem fio DualSense, efeitos de gatilho e áudio 3D **, é claro que há muito mais acontecendo aqui do que um simples aumento de resolução e taxa de quadros, é uma revisão completa, são detalhes que aparecem no vídeo.

Da direção de arte aos modelos dos personagens, todo o jogo foi reconstruído do zero para aproveitar uma nova geração de capacidade gráfica, permitindo que este jogo alcance a fidelidade visual que o estúdio aspirava ao criar essa experiência.

O poderoso hardware do PS5 gera uma série de benefícios visuais, desde física mais densa com toneladas de colisões e lascáveis ​​(balas agora podem rasgar objetos de concreto e ambientais) e cinemáticas agora fazem uma transição perfeita para a jogabilidade.

A tecnologia de correspondência de movimento significa que as animações dos personagens fluem de forma mais convincente, intuitiva e realista; todos adicionando outra camada de credibilidade aos personagens e suas interações com o mundo. Além disso, as atualizações de IA significam que os personagens habitam o mundo de uma maneira mais autêntica e realista, como personagens amigos navegando pela cobertura para evitar as linhas de visão dos NPCs inimigos de forma mais autêntica.

As melhorias são todas em nome de aumentar a imersão do jogo, mas as melhorias não param por aí. A Naughty Dog trabalhou com sua comunidade para integrar alguns pedidos de fãs, incluindo um modo “permadeath”, um modo focado em speedrun e uma série de novos trajes desbloqueáveis ​​para Joel e Ellie. O jogo também hospeda mais de 60 opções de acessibilidade, superando o que o desenvolvedor foi capaz de oferecer com The Last of Us Part II, e inclui um novo modo de descrição de áudio, garantindo que o jogo seja recompensador e inclusivo para todos.

The Last of Us Part I será lançado no PlayStation 5 em 2 de setembro de 2022.

*Requer dispositivo de exibição 4K.

**Áudio 3D via alto-falantes de TV ou fones de ouvido estéreo analógicos/USB.