Em mais uma das procuras por equipamentos com ótimo custo/benefício mais uma vez vejo-me de frente com os produtos da Behringer, uma empresa alemã de tecnologia de áudio que fabrica a maioria de seus produtos na China, (o que mantém a empresa sempre entre o amor e ódio no mercado) e com isso conseguem entregar diversos produtos sempre com preços atraentes.

Bom esse é o caso do controlador de monitores e interface de áudio com protocolo ASIO modelo Xenyx Control 1 USB, como ao planejar meu estúdio resolvi ficar em uma sala e todos os equipamentos em outra (interface de áudio principal, mesa de som, amplificadores, caixas acústicas et cetera), estava com dificuldades em organizar as saídas para minha monitoração e toda tinha que fazer um gato, com um monte de adaptadores e gambiarras para poder ouvir o que cada aparelho de áudio mandava.

O Xenyx Control como o próprio nome já diz é um controlador (organizador) de áudio e fornece uma quantidade razoável de entradas e saídas para diversos tipos de conexões.

Ele possui 4 entradas, três saídas de monitoração intercambiáveis, duas saídas de fones de ouvido e interface de áudio USB. Além disso, o microfone de talkback incluído permite a você se comunicar diretamente com o músico.

ESPECIFICAÇÕES:

•Monitor de estúdio com controle integrado e com interface de áudio USB;

•Controlador de volume master, monitor de switcher e caixa de respostas;

•4 entradas estéreo com controles de níveis independentes, sendo 1 RCA para conexões de sistemas de áudio com essa conexão;

•3 saídas de monitor independentes e ajustáveis para ligar até 3 conjuntos de monitores de estúdio;

•Tanto as Entradas e saídas com jack de 1/4 possuem frequencias de 10Hz a 40Khz (+0db / -1db)

•Microfone Talkback com controle de nível para comunicação direta com os músicos;

•Pré-amplificador para conexão direta com controle giratório;

•Dois poderosos amplificadores de fone de ouvido com controles de volume separados, botão de volume para ajustes de nível de precisão;

•Funções Mute e Dim de alta precisão dupla de 12 segmentos com chave de fonte de entrada/saída.

•ALCANCE DINÂMICO: entrada de linha com 107db  e entrada do fone 88db;

• Ele vem com um botão POWER (liga e desliga), todavia quando na posição off ele encontra-se em Standby e não desligados integralmente, com os circuitos internos ainda tivos, para desligá-lo completamente, devemos tirar o cabo da fonte de energia.

•Trabalha com as tensões de rede de 100-240V ~50/60Hz, tendo um consumo máx 15w, e sua ligação receptáculo padrão IEC


Bacana já sabemos suas especificações, mas e ai é só plugar e usar? Não. Apanhei um pouco para aprender a usar ela, na verdade alguns bons dias e por total burrice minha, assumidamente, pois depois de passados um mês que já tinha o produto resolvi ler o seu manual para fazer esta análise e fiquei xingando-me de burro para baixo, por pelo menos uns dois dias. Mas na verdade assim que você retira o produto, ele não vem acompanhado de cd com driver ou algo semelhante, e pelo site ele recomenda você usar um driver X, e eu particularmente decidi entre usar o driver Asio4all ou o Behringer o X64_2.8.40, optei pelo último, pois é o mesmo que uso em minha mesa de som a Xenyx 2442 FX, e não apresenta nenhum conflito com o Windows 10 64 bits versão 1809.

Enfim,  seu uso é relativamente simples, apesar desses montes de conectores, botões e knobs (60 no total contando com o aterramento) e para caber todos esses conectores esse controlador não é pequeno, ele tem as seguintes medidas 87x309x203mm, pesando seus 2,3Kg e trabalha com taxa de amostragem  de 44,1 e 48KHz, tanto para sua reprodução como para gravação, sim isso mesmo, ele além de reproduzir consegue gravar também, pelo protocolo ASIO, todavia apenas em dois canais, ou melhor dizendo  L e R, mas ajuda e muito quando você tem uma idéia e não quer ligar toda a parafernalha para sua gravação.

Depois de compreendido suas ligações e entendido sua parte elétrica, o equipamento apresenta manuseio muito simples, porém como na maioria dos produtos dessa empresa, com o intuito de levar tecnologia ao maior número de pessoas com preços acessíveis, as vezes os materiais usados não são tão confiáveis ou de qualidade questionáveis. O seu plastico apesar de mostrar-se resistente e ter uma estrutura em aço bem resistente os seus botões ao serem pressionados não mostra tanta confiança de durabilidade, as vezes até mostrando certos ruídos e existe um leve ruído interno na placa que quando levado ao volume máximo incomoda bastante. Para resolver esses problemas refiz seu aterramento e usei um pouco de lubrificantes nas molas dos botões para solucionar o chiado, (mas lembro-lhes de não fazer essas manutenções e não tiverem segurança para o mesmo e terem noção que perderão a garantia com tais manuseios).