A cultura pop está tão inserida na sociedade e, com o avanço de redes sociais e tecnologia, é muito difícil separar uma coisa da outra.

O termo cultura pop pode ser definido como manifestações artísticas e culturais nas quais o principal foco é o povo. É a resposta contra a dita cultura erudita, acessível apenas para uma parte, geralmente privilegiada da população.

O conceito de pop, que se tem hoje em dia, ganhou força na década de 60, quando Andy Warhol, um dos maiores nomes do movimento que ficou conhecido como pop art, criou trabalhos artísticos com grandes personalidades, como Marilyn Monroe, Elvis Presley, John Wayne, Michael Jackson e Jacqueline Kennedy.

Mas a cultura pop não se resume só a isso. A comunicação de massa, permitida pelo avanço de comunicação e redes sociais, foi um acelerador da popularidade de diversos artistas de todo tipo ramo. Sejam músicos, músicas, cantores, cantoras, atores, atrizes, jornalistas, youtubers, influenciadores digitais, tudo isso consolidou ainda mais a ideia do que é cultura pop.

Mas nem sempre foi assim

Na década de 70, ninguém esperava que Uma Nova Esperança, lançado dia 25 de Maio de 1977, se tornaria um ícone e faria parte de uma franquia amada e que até hoje lança filmes e continua sendo rentável.

Esse, inclusive, é o motivo pelo qual, em 2006 um grupo de espanhóis, fã da cultura geek e nerd resolveu se unir e utilizar este dia como data de comemoração para algo que não deveria ser uma vergonha.

Ser nerd, gostar de cinema, videogames, séries, sempre foi motivo de chacota, e motivos de bullying, que inclusive, geraram diversos filmes que entraram para a história da cultura pop.

Os anos 2000 e o boom do cinema

Matrix: Neo para as balas em cena clássica

Quando se pensa na virada do século, o cinema passava por um boom massivo. Muitas revoluções foram utilizadas na indústria cinematográfica, e filmes com temáticas mais profundas, e superproduções foram feitas. Pode-se recordar de clássicos como Matrix, Senhor dos Anéis, Harry Potter, e a própria retomada da trilogia I-III de Star Wars.

Tudo isso começou a consolidar o quanto pessoas nerds passaram a conseguir chegar a lugares de destaque, como direção de um filme, e isso fez com que os filmes tivessem mais a sua ideia propagada.

Ser nerd dá dinheiro

Bill Gates: fundador da Microsoft.

A sociedade sempre se preocupou com dinheiro, e a cultura de que ser nerd dá dinheiro começou com o caso do Bill Gates, que em 2000 estampou a capa da Forbes como o Homem Mais Rico do Mundo.

Bill Gates começou seus trabalhos em uma garagem, e hoje consolida a Microsoft e, por diversos anos, conseguiu se manter como uma das pessoas mais ricas do mundo até os dias de hoje.

Não só Bill Gates, como Steve Jobs, que teve um início parecido em sua garagem, consolidou a Apple, empresa bilionária e até hoje, renomada em tecnologias. Essas tecnologias, inclusive, se tornaram mais acessíveis aos públicos, e muito preferidas pelos nerds.

The Big Bang Theory

The Big Bang Theory: elenco reunído no apartamento de Leonard

Estreando em 2007, The Big Bang Theory reforçou diversas políticas de que, além de dar dinheiro, trabalhar com pesquisa, a série conseguiu consolidar a ideia de que ser nerd é legal.

É muito difícil achar alguém que nunca tenha ouvido ou se irritado com a expressão Bazinga, proferida por Sheldon Cooper. Muita gente se apropriou do termo e, hoje em dia, ele está muito inserido na cultura pop.

Com o fim da série, ela deixa um lego vasto de como ela conseguiu trazer a sensação de que ser nerd, ser geek, gostar de quadrinhos, jogos, filmes, é bom.

O dia da Toalha

Guia do Mochileiro das Galáxias: Toalha e o Primeiro Livro da série

Os fãs do guia do mochileiro das galáxias, celebram essa data desde 2001, duas semanas após a morte de Douglas Addams, autor do Guia, dia 11. Sua obra sempre foi um dos cânones da literatura nerd, conhecida, principalmente, por misturar ficção científica com elementos humorísticos.

Desde então fãs ao redor do mundo abrem suas toalhas em homenagem a um dos artefatos mais importantes da cultura pop. A toalha, segundo o livro, é o objeto que todos deveriam possuir, além de ser o objeto mais útil da galáxia. Ele serve para vários propósitos dentro do próprio universo da série.

Dia do Orgulho Nerd

Star Wars - Uma Nova Esperança: poster de 1977

Como dito acima, Uma Nova Esperança saiu exatamente nesse dia, 25 de Maio, em 1977.  Além do Guia, acho que nada mais é tão nerd nesse mundo do que Star Wars.

O primeiro relato de uma movimentação da comunidade geek para reafirmar suas preferências foi em 2006, quando um grupo de nerds espanhóis decidiu mostrar que não tem problema em ser a galera excluída do colégio e que gosta de coisas que ninguém mais gosta.

Filmes de Super Herói e Séries

Game of Thrones e Vingadores

Se você não morou em uma caverna, sabe que esse ano só se falou de duas coisas: Game of Thrones e Vingadores. Os fenômenos, que estão marcados na cultura pop atualmente, são resultado de, no mínimo, 15 anos na nossa história.

Lost, mesmo possuindo um final ruim, conseguiu consolidar, além de trazer uma cultura de assistir série e ficar ansioso com o que aquilo estava por vir. TBBT veio logo em seguida, somando forças ao fim da série

Os filmes de super heróis não estavam bem das pernas em 2000, muitos reclamam até hoje dos filmes do Homem-Aranha do Tobey Maguire. O que ninguém pode negar, é que esses filmes precederam a nova febre que estaria por vir, em 2005 com Batman Begins, e em 2006 com Homem de Ferro.

25 de Maio e um alerta

25 de Maio: dia da toalha

Independentemente de como você chama este 25 de maio, se é Dia da Toalha ou Dia do Orgulho Nerd, saiba que o dia é seu, aproveite-o, pois não foi uma conquista fácil.

É uma data também utilizada para mostrar que todo o bully sofrido, as piadas que fizeram sobre gostos transformou pessoas mais fortes. Mas não podemos nos esquecer de que, assim como os nerds foram maginalizados, ultimamente, muitos nerds possuem uma atitude tóxica em sua comunidade.

Essas atitudes tóxicas, comportamentos deploráveis, e atitudes trolls, preconceituosas, sexistas, devem ser combatidas. O que torna um questionamento básico para o fim deste artigo.

O Dia do Orgulho Nerd, ou o Dia da Toalha, se torna um dia para reflexão de como aluns membros e adeptos, estão se tornando aquilo que um dia juraram destruir.