Em 2018 fiz um rolo doido e peguei um Meteoro Nitrous Gs100 que é um amplificador que agradou-me por ser simples e direto, possui dois falantes de 10” e dois canais um Clean e um Drive, e por ser relativamente leve possui cerca de 15Kg. O som é bem agradável e bem diferente de meu Peavey (leia aqui), com um som um pouco mais grave, mesmo com falantes menores, então é um amplificador bem interessante para sons mais limpos e com drives leves, MPB, Jazz, Blues e Rock mais de boa (nada de death, trash, black)

O som original dele é bem interessante, porém como eu já estava comprando um falante para o Peavey e um dos falantes que acompanhava o Meteoro, apresentava um leve ruído, na verdade era tão baixo que não incomodava, mas como eu sabia que havia aquele chiado ali, ele me incomodava mais do que eu precisava dar atenção. Com isso como já ia adquirir um falante da Voghan Speakers o modelo Gloria conversando com o dono da empresa resolvi adquirir o modelo Lyvia para esse equipamento, que conforme a empresa é o:

“Primeiro projeto idealizado pela empresa Voghan em 10". Seguindo as ótimas críticas que recebemos para que idealizássemos um projeto de alto falante de extrema fidelidade na medida de 10”, percebemos que havia também a necessidade de um alto-falante que transmitisse uma suavidade incomparável, com a velocidade e a resposta de um driver de 10". O Lyvia é o mais recente de nossos projetos de alto-falantes para guitarra em 10”, misturando o inconfundível som cristalino, com um topo de linha de resposta de gama médios e grave cremosos. Elástico, quente, revelador e altamente expressivo, pode ser usado individualmente ou em pares para adicionar um brilho elegante a qualquer amplificador, valvulados e solid state, nacionais e importados ou em uma configuração 4x10 para maior profundidade de volume, calor e brilho.

Depois de instalado o falante usei ele em conjunto com o falante original da Meteoro, notei um pouco mais de ganho nos médios graves mas nada tão perceptível dentro da sala de ensaio, já que nesse caso ele funcionava como um complemento ao conjunto do amplificador e não como peça isolada. Mas foi durante as gravações que pude observar bem suas nuances e ficar abismado com a diferença sonora. Ele trouxe realmente uma região de médios graves bem mais presentes e fortes, com um agudo não tão agressivo, na verdade senti até uma pequena falta, mas isso não o fez um falante ruim, pelo contrário.

Para os testes gravei algumas bases no reaper sem processamento algum e posteriormente fiz o reamp dessas gravações, usando ambos os falantes para as comparações. O teste foi feito com os potenciômetros do amplificador com todas as suas configurações em 12hs (grave, médio, agudo) tanto do canal limpo quanto do Drive. Foram 4 capturas realizadas cada um com uma guitarra.

O áudio foi capturado com os microfones Superlux PRA 628 MKII este situado na borda dos falantes e com o JTS PDM 57 no centro do mesmo. Ambos os sinais foram enviados para o Reaper e depois somados, e exatamente esse sinal que vocês podem ouvir no teste abaixo.

Dentro de meu estúdio tive a oportunidade de testá-lo em situações digamos não usuais no cotidiano das salas de ensaio, ou casas de show, mas como no âmbito da gravação tudo é possível, uma vez que consigamos alcançar aquela fonte sonora ou qualidade sonora que desejamos, submeti esse falante a gravações junto com minha caixa peavey (já temos matéria sobre aqui na página), liguei ele em uma potencia de 50W apenas para alimentar o falante e saindo a onda sonora de um Pré Amplificador da ART Audio modelo Art Pro, e mesmo trocando o falante de uma caixa de violão da Fishman que consegui emprestado de um conhecido, e em todos os testes o falante agradou-me muito.

Diferente da gravação que vocês podem acompanhar no vídeo abaixo, onde mencionei que senti uma falta de agudos, já que havia deixado todos os potenciômetros iguais no centro de suas medições, com os outros testes eu dei uma puxadinha leve de agudo nos prés ou equalizadores e pronto, um som quente, com agudos ideais e ótimos graves para um falante de 10".

Mas voltando aos testes junto com o amplificador Nitrous, um outro teste que realizei e gostei, tanto que venho adotando ele nos últimos arranjos feitos para os que nos procuram para gravar o material é a soma desses falantes, usando a borda do modelo Lyvia e o cone da Meteoro, combinação para mim ficou perfeita, e muitos conhecidos de outros estúdios popularescos ficaram surpreendidos com o som adicionado pelo falante, já que na grande maioria dos estúdios que conheço nas regiões periféricas e em casas noturnas aqui pela ZN de São Paulo possuem esse amplificador (afinal quando lançado foi uma febre esse modelo, pelo seu custo beneficio e som confiável), venho mostrando para eles como ficou interessante o som com um investimento pífio.

Eu gostei muito desse falante, não somos patrocinados e nem recebemos um nada para poder falar bem desse equipamento, faço questão de deixar isso claro, mas gosto de escrever aqui no canal apenas coisas que me agradem e que possa trazer um complemento para você caro leitor e se você é músico e procura por um falante para melhorar sua fonte sonora gastando pouco recomendo que procure sobre esse produto.