O título despertou muitas teorias na internet e entre os fãs.

Depois de mais de um ano de rumores e especulações, oficialmente o novo título para o nono filme Star Wars foi anunciado, concluindo a saga Skywalker. Apropriadamente apelidado de The Rise of Skywalker, a revelação do título foi acompanhada por um teaser, que não revelou os pontos da trama, mas dá o suficiente para manter o fandom até que um trailer apropriado seja lançado.

Então, com um título e um teaser, vamos começar o trem de especulação perguntando:

A que diabos o título se refere?

Para entender nossa linha de pensamento, é preciso entender que o cineasta J.J. Abrams está de volta como diretor do próximo filme. Não se engane, Abrams não é o tipo de cineasta que vai enunciar todo o enredo do filme no título. O diretor é conhecido por seu amor por mistérios, e por atender às expectativas do público. Então, vamos supor que é exatamente o que está acontecendo aqui, e o Skywalker mencionado no título não é Rey, como todos estão assumindo.

Ao longo desses últimos dois filmes, ela tem sonhado em encontrar seus pais e esperava que eles fossem importantes. Porém, em Os Últimos Jedi, ela descobre que eram pessoas comuns, importância alguma, e é possível que nunca mais os veja.

Muitos assumiram que ela é uma Skywalker secreta, sendo a filha de Luke, o que seria a interpretação mais óbvia do título. Entretanto, não foi isso que aconteceu.

Seria a Rey realmente uma Skywalker?

E se fosse isso, Os Últimos Jedi teria pregado uma peça não só na Rey, mas em todos os telespectadores. O que acontece, é que muitos estão esperando Abrams para retomar suas dicas e brincadeiras e dar-lhes a devida atenção em seu filme, talvez chegando até a retransmitir a paternidade de Rey. Se for esse o caso, talvez ainda possamos ver Rey como o Skywalker titular.

Seria também muito fácil dizer que Rey é filha do Luke, certo? Mas esquece-se que Rey possui uma ligação muito forte com Kylo. E, se ela fosse filha da Leia, isso justificaria uma conexão tão grande entre ambos.

Mas, no entanto, isso é fácil demais, não é?

Deve-se lembrar que Kylo Ren é um Skywalker

Embora não empunhe o sobrenome, Ben Solo é filho de Leia Skywalker. Também vale a pena lembrar que Leia está viva no filme. É aqui que as coisas podem ficar interessantes.

Se J.J. Abrams remonta ao estilo de seu filme anterior, O Despertar da Força, Rise of Skywalker teria um cunho mais parecido com o Episódio III, O Retorno do Jedi.

Se esse for o caso, então a essência seria um vilão se redimindo no final, o que significaria que Ren poderia imitar seu avô Anakin de várias formas além de sua roupa e querer dominar a galáxia. Ren perderia sua personalidade malvada e extremamente controversa, e se aproximaria completamente de sua herança, tornando-se o Skywalker que Ascendeu.

Ainda assim, isso parece óbvio

E se Abrams está sendo mais literal do que você está antecipando com o título? Sabe-se que Imperador Palpatine está de volta e, como George Lucas disse uma vez, "Ninguém nunca realmente se foi", então isso nos leva a um novo questionamento:

Se Palpatine volta, outro personagem também poderia voltar?

Novamente, evitando a escolha óbvia, que é Luke, poderíamos pensar numa volta de Anakin Skywalker? Sim, sim, isso parece muito difícil de conceber, são teorias apenas, perguntas que precisam ser feitas. Mas, se esse filme é o verdadeiro final da Saga Skywalker, então um retorno de sua figura mais proeminente pode realmente ser adequado, certo?

A primeira trilogia termina com a queda de Anakin. A segunda trilogia termina com a redenção de Anakin. A terceira trilogia pode terminar com outro momento de Anakin?

É claro que essa teoria pode não ser uma das melhores, mas a volta de um personagem, que já explicou a Anakin como alguns Siths conseguiram burlar a morte, os personagens conseguiriam tal feito para trazer novamente Anakin para lidar com Palpatine?

Novamente, é apenas uma teoria. E o bom das teorias é que podemos criar várias mirabolantes, e pensar, até nossas cabeças explodirem com elas.

E se Skywalker for um significado de uma resistência?

Luke disse que a ordem dos Jedi deve acabar. Mas, e, se na verdade, ele esteja confundido em toda sua bondade e descrença no mundo, isso significaria que a Ordem dos Jedi existir seria mais importante do que antes.

Isso nos leva ao fato de que provavelmente haverá uma redenção de Ben Solo, especialmente por ele ser filho de quem é e carregar um lado Skywalker em seu sangue.

Então, o título “ascensão” poderia ser tão simples quanto isso. Mas talvez o nome Skywalker seja agora um símbolo. E a ascensão de Skywalker é dada ao alvorecer da nova e pacífica era na galáxia. E, de uma certa maneira, para fazer um círculo completo, Rey ou Kylo podem liderar a resistência, carregando o legado Skywalker.

Com isso, eles inaugurariam uma nova era usando Anakin, Luke e Leia como os símbolos da paz.

No fim das contas...

O que seria da internet se as teorias não tomassem conta das nossas mentes? Fato é que essas teorias podem realmente todas caírem por terra e A Ascenção Skywalker pode significar algo totalmente diferente do que as teorias especulam.

Star Wars: The Rise of Skywalker chega aos cinemas em 20 de dezembro.