Star Wars Jedi: Survivor é a esperada continuação de Star Wars Jedi: Fallen Order. O game, desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts segue os passos de um Cal Kestis mais maduro e agora um Jedi determinado a derrubar o Império.

Após as incertezas sobre a aquisição do universo de Star Wars pela Disney em 2012, Fallen Order foi um dos games da primeira leva que se desvencilhou da antiga LucasArts, que era responsável pelos jogos de Star Wars, como Force Unleashed, por exemplo.

No entanto, a incerteza se tornou verdade em uma aventura single-player que apesar de ter certos problemas, agradou fãs da franquia, além de apresentar mais um personagem que estava predestinado a fazer história numa galáxia muito, muito distante.

Veja nossa análise de Star Wars Jedi:Survivor
Veja nossa análise de Star Wars Jedi:Survivor - Imagem: Electronic Arts

Mas, será que o game conseguiria resolver alguns problemas antigos, dar uma continuidade que fizesse sentido não só para a série de games, mas para o universo de Star Wars como um todo?

É com essas e outras perguntas que começamos nossa análise de Star Wars Jedi: Survivor; e o nosso veredito você confere abaixo!

A história de Star Wars Jedi: Survivor

Jedi: Survivor se passa no ano 9 BBY, não coincidentemente o mesmo ano em que se passa a série Obi-Wan Kenobi. Esse ano é extremamente importante para o universo Star Wars, especialmente porque é o intermédio entre os Episódios III e IV.

O Império está a todo vapor e os Jedi já não existem em sua força máxima como antes, porque foram mortos ou estão espalhados pela galáxia. Ao mesmo tempo, o futuro parece bem mais sombrio do que a Era de paz e prosperidade que se via nos Episódios I e II.

A história do game é bem mais densa que a de seu antecessor
A história do game é bem mais densa que a de seu antecessor - Imagem: Electronic Arts

Nesse ponto encontramos Cal Kestis que, após sua jornada para se tornar um Jedi, agora ele se encontra mais maduro e extremamente determinado a lutar contra o avanço do Império.

Cal se tornou membro do grupo rebelde Saw Guerrera que, embora nos filmes se demonstre uma resistência organizada, no game, ela ainda está em seu início. Mais do que tudo, agora ele tem em mente manter legado a Ordem.

Sendo assim, Cal sai para não só conhecer novos planetas, mas aprofundar laços com forças rebeldes capazes de ajudar a conter a expansão dos Storm Troopers, liderados por Darth Vader.

Que a Força esteja com você

Star Wars Jedi: Survivor é um game de aventura, com grande foco em combate corporal. E nisso não há o que negar: a mecânica está extremamente fluida e concisa.

Todos os movimentos de Cal são responsivos e seus golpes são extremamente impactantes. É inegável que a série parece ter se inspirado na série souls para algumas alegorias.

O combate do game é fluido e dinâmico
O combate do game é fluido e dinâmico - Imagem: Electronic Arts

Existem pontos de meditação que, caso você opte por descansar, vai fazer com que todos os inimigos de áreas anteriores sejam "respawnados". Como o jogo tem enfoque em ganho de XP por morte, pode ser uma excelente saída para "farmar" algum.

Não há uma barra de stamina, mas você vai encontrar um medidor de defesa que pode ser quebrado em determinadas situações, especialmente caso Cal esteja se defendendo contra tiros com cadência bem alta.

No caso de inimigos, é preciso analisar e usar estratégias adequadas, especialmente a postura (se vai ser com um sabre de luz simples ou duplo). O parry está melhor do que antes, o que ajuda ainda mais na dinâmica do gameplay.

Para quem está na dúvida, o combate não segue muito a linha de souls like em questão de dificuldade. É claro que existem seus desafios, mas o gameplay não é tão punitivo quanto um souls. Pelo contrário, ele está sempre te recompensando por prosseguir e explorar.

Explore ao máximo as regiões para poder conseguir mais itens e experiência
Explore ao máximo as regiões para poder conseguir mais itens e experiência - Imagem: Electronic Arts

Inclusive, a exploração é uma das grandes cerejas do bolo. O game possui muitos pontos de escalada ou balanço em cordas, como em Uncharted 4, por exemplo, o que dá um dinamismo e uma quebra na monotonia que o gameplay poderia assumir.

Mesmo que você não tenha acesso a certas salas em determinado momento, você poderá sempre voltá-las e visitá-las para conseguir novas recompensas. Nesse ponto, o fator de backtrack é extremamente encorajado.

Além disso, a árvore de habilidades continua lá, para você aprimorar ainda mais seus pontos de combate ou de Força. Os golpes com a Força são bem divertidos e não precisam ser utilizados apenas para abrir caminho em passagens bloqueadas.

Os planetas de Jedi: Survivor

Se você, como eu, está cansado de só ouvir falar em Tatooine nas produções de Star Wars, vem um alívio. Com o cenário semi-aberto de Koboh e Jedha, jedi: Survivor traz um respiro para a galáxia.

Outro fato legal é que os cenários realmente são bem amplos de serem explorados, assim como no título anterior. Você pode ver um grupo de Stormtroopers lutando contra criaturas locais, restolhos de naves abatidas ou até mesmo explorar dungeons e enfrentar alguns bosses.

Embora o game também tenha tentato deixar os jogadores mais soltos, como em alguns jogos soulslike, um ponto a ser ressaltado é que eu realmente senti falta de algum direcionamento em determinados pontos.

Os planetas de Star Wars Jedi: Survivor possuem visuais estonteantes
Os planetas de Star Wars Jedi: Survivor possuem visuais estonteantes - Imagem: Electronic Arts

Às vezes você entra em uma sala que parece ser a "sala certa" para progredir na história, e você vai morrer ali muitas vezes tentando acessar ligares que parecem acessíveis, mas não são.

Esse era até um dos problemas do primeiro título, porque às vezes, em áreas completamente abertas, era muito fácil você ficar perdido ou andando em círculos.

Fato é que, em determinados momentos, esse problemas de level design acabam tirando um pouco a imersão do game, mas nada que seja o suficiente para atrapalhar o resto da experiência.

Star Wars Jedi: Survivor vale a pena?

Star Wars foi e sempre será um grande marco para a cultura pop. É quase impossível ouvir alguém que nunca tenha ouvido falar sequer dele.

Apesar de uma pequena fagulha de esperança e força no universo, Star Wars Jedi: Survivor prova que merece fazer parte importante de um ponto crucial que tem um grande impacto em toda a saga.

Cal kestis não é um mero espectador da História acontecendo diante de seus olhos, ele se torna um pivô na fundação da aliança rebelde que, no futuro sabemos que será extremamente importante e atuante no roubo dos planos da Estrela da Morte, que foi brilhantemente abordado no filme Rogue One.

Star Wars Jedi: Survivor vale a pena
Star Wars Jedi: Survivor vale a pena - Imagem: Electronic Arts

Além de uma mecânica extremamente fluida, divertida e com combates épicos, Jedi: Survivor é mais uma história dessa vasta galáxia que mexe diretamente com política e temas sombrios, mas com toques de alívio cômico que não tiram a densidade da trama.

Ou seja, se você é fã, saiba que Star Wars Jedi: Survivor é um título que vale a pena ser visitado.

A análise de Star Wars Jedi: Survival foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Electronic Arts.

Mais de Star Wars Jedi: Survivor