Cyberpunk 2077 | As promessas que não foram cumpridas

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Olha, tem muita coisa!

Além da decepcionante surpresa para jogadores de consoles da geração passada com a péssima portabilidade e inúmeros problemas técnicos que, muitas vezes, impedem a própria continuidade da gameplay, quem conseguiu jogar Cyberpunk 2077 de forma estável, também foi surpreendido negativamente com a falta de inúmeros elementos que foram prometidos para o jogo — vários deles anunciados à imprensa ainda na E3 de 2018.

Abaixo, o NerdWeek fez um compilado de todos os itens que foram prometidos pela CD Projekt Red, mas que, de alguma maneira, não foram cumpridas ou, mesmo que estejam presentes no game, acabaram falhando miseravelmente.

Divirta-se!

Inteligência Artificial

Imagem promocional de Cyberpunk 2077 - Imagem: CDPR/Reprodução
  • Promessa:
    - Mais de mil rotinas diferentes para os NPCs de Night City, diferenciadas entre dia e noite, com os mais variados visuais envolvendo implantes cibernéticos e roupas futuristas. Além disso, o gameplay oficial de 48 minutos lançado em agosto 2018 prometia uma das experiências mais imersivas possível em uma cidade de um videogame.
  • Realidade:
    - As diferenças entre dia e noite no jogo, no que se refere a rotina de NPCs, é limitadíssima e decepcionante.
    - As animações são travadas e idênticas: ser agressivo perto de NPCs faz todos se agacharem da mesma forma ou correr, além de nunca se defenderem.
    - NPCs motoristas são incapazes de dirigir um carro se não for por uma rota específica. É fácil ver carros amontoados e "perdidos" pela cidade sem qualquer tipo de influência do jogador.
    - Os policiais (ou NPCs inimigos) agem inexplicavelmente e de forma agressiva. Aliás, os inimigos de forma geral são uma decepção no game: não conseguem manter uma perseguição de carro, surgem do nada na tela do jogador e não possuem o mínimo de inteligência no combate, para flanquear ou se proteger, por exemplo.

Sistemas de "Procurado" e de polícia corrupta

Antiga imagem promocional de Cyberpunk 2077 - Imagem: CDPR/Reprodução
  • Promessa:
    - A CD Project Red revelou em julho de 2019 que Cyberpunk 2077 contaria com um sistema de polícia corrupta - podendo ser subornada ou comprada por corporações - e um sistema de "Procurado", caso o jogador cometesse crimes.
  • Realidade:
    - Conforme dito no item anterior dessa lista, o sistema de polícia do game mal consegue se manter sozinho, quem dirá lidar com esquemas de corrupção e suborno. O sistema de "Procurado" são estrelas que surgem conforme a gravidade dos crimes cometidos pelo jogador (assim como em GTA e Red Dead Redemption, ambos da Rockstar), mas a péssima IA da polícia torna difícil de entender o quanto estamos de fato sendo punidos, ou se estamos conseguindo fugir ou combatê-los com sucesso. Há também uma informação de "Procurado" fornecida ao jogador se o mesmo usar seu scanner em algum NPC, o que ajuda um pouco na imersão, mas essa informação muda pouco o gameplay.

Sistema de polícia imersivo variando conforme a região da cidade

Decided to test how bad the cop spawning issue is... from cyberpunkgame

Mais possibilidades para hack

  • Promessa:
    - Na própria gameplay de apresentação de 2018 vemos que seria possível hackear inimigos com o nanowire. Além disso, ao hackear algum sistema/NPC, as informações seriam mais ricas e liberariam mais possibilidades de ação.
  • Realidade:
    - Não é possível hackear inimigos da forma mostrada no gameplay. Aparentemente, temos uma versão bem mais simplificada dessas ferramentas, o que é uma pena. As árvores de habilidades, passivas em sua maioria, também não ajuda a deixar o gameplay mais divertido e dinâmico.

Maior atenção a detalhes e diversificação em Night City

  • Promessa:
    - Gameplay com pré-visualização de mercadorias com NPCs comerciantes, outdoors voadores participando de forma mais ativa da vida de Night City, o time de emergências médicas teria um papel maior na campanha, etc. Esses detalhes podem ser vistos em outra gameplay divulgada pela própria CD Projekt Red, em agosto de 2019:
  • Realidade:
    - Infelizmente, esses detalhes não estão na versão final do jogo.

Fortes elementos de RPG

Antiga árvore de habilidades - Imagem: Reddit/Reprodução
  • Promessa:
    - Uma experiência de RPG mais imersiva que The Witcher 3.
  • Realidade:
    - O jogo, de fato, tem árvores de habilidades para formar seu personagem (embora a grande maioria seja de passivas) e o sistema de loot entrega uma variedade grande de armas e roupas, mas não há muitos outros elementos de RPG presentes.
    - As linhas extras de diálogo (percepção, força, etc) são apenas complementares e não fazem diferença no resultado do diálogo em si, os NPCs companions não tem diferença nem impacto marcante na história do jogo (tirando na última missão), as facções só tem diferenças estéticas, etc.
    - Não há uma sensação de progressão conforme a build do seu personagem, o jogo é apenas um FPS com elementos leves de RPG. Diverte? Sim! Mas The Witcher 3, conforme citado pelos desenvolvedores, cumpre melhor esse papel que Cyberpunk 2077.

As decisões de quests afetarão o mundo.

  • Promessa:
    - O designer da CD Projekt Red, Mateusz Tomaskiewicz, deu uma entrevista em 2019 falando que as quests do jogo levariam a noção de consequência ao máximo em questão da narrativa do mundo aberto de Cyberpunk 2077.
  • Realidade:
    - Em relação às quests principais e secundárias, não há nenhuma mudança no resto da cidade quando você as completa, tirando a última missão do jogo. Há, no máximo, menções sobre alguns fatos nos noticiários das TVs do jogo e alguns NPCs podem comentar algo sobre em alguma conversa.

Customização única de personagem

Customização de personagens em Cyberpunk 2077 - Imagem: CDPR/Reprodução
  • Promessa:
    - Diversificação máxima de personagens em Cyberpunk 2077.
  • Realidade:
    - Embora realmente exista uma maior liberdade na questão de sexualidade, voz e genitálias, de modo geral, a customização é a primeira grande decepção ao se jogar o jogo. Há diversos outros títulos no mercado com a mesma quantidade ou até mais opções de cabelo, barba, pele, tatuagens, cicatrizes, etc.

Origens diversificadas para o personagem

  • Promessa:
    - Segundo o gameplay de 48 minutos de 2018, haveriam origens diversas para seu personagem, criando um gameplay único a cada vez que o jogo fosse jogado.
  • Realidade:
    - A imagem abaixo foi retirada do vídeo (que pedra no sapato, hein?), demonstrando que várias das opções de origem foram retiradas, mantendo somente três na versão final.
Diagrama de opções de origem que foram retiradas - Imagem: Reddit/Reprodução

- Essas três origens geram somente um curto prólogo no início da campanha, mas em todo o resto do jogo há apenas algumas linhas de diálogo como novidade e elas geram pouquíssima diferença em relação à resposta padrão.


Portabilidade para consoles da antiga e nova geração e jogo bem otimizado em todas as plataformas

Night City no Modo Foto - Imagem: CDPR/Reprodução
  • Promessa:
    - A mesma qualidade e polimento de Red Dead Redemption 2.
  • Realidade:
    - Precisamos comentar? :-) O porte gerou problemas gravíssimos do áudio em português e lipsync nas versões do Xbox One e Xbox Series X | S, fora as versões de PlayStation 4 que possuíam altas quedas de FPS e crashes inesperados.
Baixa opção de NPCs nas ruas de Night City - Vídeo: YouTube/Reprodução

Elementos climáticos que influenciam na sobrevivência do personagem

Night City no Modo Foto - Imagem: CDPR/Reprodução
  • Promessa:
    - Elementos dinâmicos de clima e tempo, alguns podendo ser mortais para o jogador, como chuva ácida.
  • Realidade:
    - Há chuvas comuns e tempestades de areia, mas a primeira não influencia em nada no quesito sobrevivência e a segunda aparece mais em momentos pré-programados do jogo, e não como um evento climático randômico. Apesar disso, o jogo está graficamente bem bonito - se você conseguir rodá-lo.

Estilos

  • Promessa:
    - Quatro estilos diferentes para customização do personagem foram divulgados em 2020, cerca de dois meses antes do lançamento.
  • Realidade:
    - Ao que tudo indica, o conceito de estilos foi retirado do jogo, mas é possível diferenciá-los até certo ponto nas roupas.

Cyberpunk 2077: itens prometidos e retirados

Abaixo, você pode conferir uma lista de todos os elementos que foram prometidos pela CD Projekt Red, mas, por algum problema na produção, foram retirados:


Fora as promessas, anunciadas muito antes de estarem funcionais no jogo (ou retiradas posteriormente), a empresa se utilizou de crunch com seus funcionários, gerando revolta e indignação dos mesmos. Além disso, a CDPR teve uma das maiores quedas do valor de suas ações em toda a história, e estão ameaçados de sofrer um processo coletivo.

O lançamento de Cyberpunk 2077 pode se tornar um dos maiores fiascos da história dos games com diversos pedidos de reembolso e uma retirada vergonhosa da PSN.

Será que a CD Project Red, uma das queridinhas dos gamers pelo trabalho em The Witcher 3 e postura em relação à DLCs, conseguirá reverter uma situação tão prejudicial quanto essa?

Fonte: Reddit e um agradecimento ao usuário SpikeCraft, pela concatenação dessas informações.