No dia 13 de junho é celebrado o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares da Igreja Católica, padroeiro das coisas perdidas e dos pobres, com fama de santo casamenteiro.
Um aspecto muito importante da vida deste santo, mas um pouco menos conhecido, foi o seu envolvimento com a educação e o ensino dos jovens de seu tempo. Ao mesmo tempo, festa de Santo Antônio é uma marca para a cidade de Bento Gonçalves. Por isso, neste ano, a Paróquia de Santo Antônio junto com a Comissão de Festeiros 2022 inovam com um projeto digital para envolver os jovens educandos nos festejos.
O quis cultural será lançado nesta sexta-feira (18/03), às 15h, na Casa das Artes e terá duração de quatro meses - março a junho. O jogo pode ser acessado em: https://jornadacomsantoantonio.playerum.com.br/
O game da Jornada Santo Antônio inclui um cadastro com e-mail e senha para até 7 mil usuários de 52 escolas e 4 paróquias diferentes. No total, cada roleta temática terá 20 perguntas envolvendo aspectos diferentes da religião, história e cultura. Os participantes das escolas definidas terão acesso ao jogo, que inclui perguntas e respostas com vídeos explicativos, e poderão participar de um ranking com sorteio de premiações ao final da festa. Entre os temas abordados, nesta edição do game, estão a vida e a história do Santo, os seus milagres e sermões mais conhecidos, bem como aspectos da cultura de Bento Gonçalves, e a Campanha da Fraternidade 2022 com foco na educação.
"Há 145 anos atrás já existia a festa de Santo Antônio na nossa região, por causa da imigração italiana. Mas com a pandemia, a nossa maior motivação foi oferecer um meio para que os jovens e adolescentes também pudessem ter esse contato com a história e com a festa, para isso, nada melhor do que entrar no mundo digital, no ambiente em que eles já estão inseridos. Hoje a internet nos permite a conexão com muito mais pessoas e não dá mais para pensar em uma evangelização “desconectada” da realidade virtual. A proposta, portanto, foi realizar uma festa religiosa e cultural que pudesse chegar também nas escolas aos educandos e educadores. Nesse sentido, buscamos atualizar os ensinamentos de Jesus aos moldes do tempo em que vivemos, como fez Santo Antônio atualizando-os no seu tempo. Os temas, do game, são voltados para educação, para os valores, para a história, para a família e para a fé, com reflexões e provocações muito bonitas. Apostamos sempre na valorização do ser humano como pessoa, filhos e filhas de Deus que nos ama”, explica do Padre Luis Conci, responsável por todo esse projeto.
"É a primeira vez que a PlayerUm recebe um projeto especial de cunho religioso e ficamos muito felizes com o resultado. Além do jogo estar super bonito, a roleta trouxe uma proposta totalmente educativa para diferentes idades sobre a vida e os ensinamentos de Santo Antônio. Ao final do game, terão premiações nas instituições participantes também. A ideia é trazer mais interatividade com diversão em um formato lúdico, cuja absorção pode ser superior a 80% deste conteúdo. A gamificação é algo que realmente pode entrar em qualquer área;" destaca Flávio Stoliar, CEO e podcaster da PlayerUm.
O game já foi bem recebido pelas escolas privadas e públicas. Além disso, a APAE, associações de cuidado de pessoas, Secretarias de Educação e Cultura também estão envolvidos na jornada. A ideia é que seja um game interativo e inclusivo que possibilite aos educandos aprender de forma dinâmica e divertida os mais variados e diferentes aspectos da religiosidade e da vida comunitária.
"Em BG, hoje, são aproximadamente 12 mil estudantes somente na rede municipal, ou seja, um grande contingente de jovens que podem despertar a consciência para os valores culturais de nossa cidade. Priorizando a educação, a história, e a fé tivemos adesão de várias instituições diferentes, com as quais queremos colaborar na construção de um mundo mais justo e fraterno. No fundo, no fundo, com este formato moderno, criativo e inovador fomentamos o surgimento de novos "Antônios" no mundo. Ficamos muito felizes com o projeto final que pode ser utilizado para as escolas, para a catequese, para grupos de jovens e até mesmo para as famílias visando sempre levar o amor de Deus para as pessoas”, revela o Padre Luis.