A Abby , agência de marketing de conteúdo, organizou no final de semana dos dias 12 e 13 de março a primeira edição da Copa VamosGG de CS:GO, para o VamosGG -- o maior site de apostas especializado no segmento de e-sports. A competição reuniu quatro equipes capitaneadas por influenciadores do cenário nacional de Counter Strike, franquia de jogos eletrônicos mais longeva e bem estabelecida no país.

O intuito da Copa VamosGG foi criar uma atmosfera legítima de eventos competitivos, compatível com os principais campeonatos de Counter Strike pelo mundo, valorizando tanto os jogadores, quanto os fãs do jogo. Da identidade visual e divulgação prévia à estrutura de transmissão, que contou com produção da W7M e-sports, a Copa VamosGG de CS:GO aproximou a comunidade de jogadores e fãs da franquia, promovendo sorteio ao público no dia do evento e diversas interações nas redes sociais de VamosGG ao longo da divulgação do evento.  

Além do fortalecimento do awareness da marca para o público alvo, a Copa VamosGG contou com KPI’s voltados a resultados concretos, que contribuíram para o aumento de usuários do site. Ao longo da campanha, o site registrou 25 mil novos visitantes únicos, 14 mil acessos às landing pages personalizadas da Copa e o alcance das publicações no Instagram trouxe 12.559 visitas ao perfil de VamosGG e rendeu aumento de 823,4% da marca de novos registrados (ante mesmo período anterior). Na mesma rede social, a conta registrou no período entre 04/02 e 14/03 aumento de 565,6% na taxa de novos seguidores.

Já o twitter foi utilizado como amplificador para divulgação do conteúdo, com peças mais rápidas e com potencial “viralizável”. Lá ocorreu grande parte da cobertura ao vivo da Copa, com a equipe da organização do torneio oferecendo clipes de melhores momentos. Um dos vídeos gerou 75 mil impressões organicamente e a página de VamosGG na rede recebeu 21 mil visitas novas em seu perfil, além de 236 mil impressões.

A Copa VamosGG foi idealizada e organizada pela Abby, já os vídeos da campanha ficaram a cargo do Bonde , estúdio de audiovisual do mesmo grupo da agência. Presente no Brasil desde 2021, VamosGG aposta no trabalho de construção de comunidades em parceria com a agência, visando engajar a ampla comunidade gamer brasileira em suas ações “A experiência trazida pela Abby em projetos anteriores à Copa VamosGG nos fez identificar uma grande possibilidade de desenvolver ações e campanhas robustas para o público fã dos e-sports. Trata-se de uma audiência bem estabelecida, qualificada, fiel e muito engajada. Estamos estabelecendo o VamosGG como uma marca associada aos valores das comunidades que sustentam os cenários competitivos dos e-sports no Brasil”, afirmou Lívia Pretti, CEO da Abby.

A chegada de VamosGG ao Brasil coincide com o momento de franca ascensão do universo gamer no país. Segundo dados da última Pesquisa Game Brasil (2021), 72% dos brasileiros têm o costume de jogar jogos eletrônicos (sejam eles no celular, computador, ou consoles), com 57,6% desse público concentrado na faixa etária de 20 a 34 anos.

Estratégia: a competição como experiência catalisadora da comunidade

A partir da identidade visual desenvolvida pelo time de criação da Abby, a Copa contou com peças de divulgação prévia que desenvolveram a narrativa da competição. Começando com a apresentação dos capitães, protagonistas da competição, o storytelling contemplou desde a apresentação do narrador, até vídeos de making of das gravações, passando pela customização dos mapas nos quais os jogos foram disputados. O trabalho cuidadoso teve como objetivo aproximar os fãs dos capitães e da marca, que paralelamente intensificou ações de community management, respondendo aos comentários e mensagens em suas redes, sempre reforçando as principais mensagens da campanha e convidando o público a fazer parte de VamosGG.

O projeto da Copa VamosGG teve como capitães e embaixadores o finalista de mundial de CS:GO, Henrique “Hen1” Teles, a influenciadora prodígio do cenário Isadora “Isa” Sudati, o streamer Gustavo “Zaph” Santiago e o ex-jogador de profissional da categoria Kevyn “BaleroStyle” Guedes. Cada capitão teve também um logo personalizado para seu time, todos desenvolvidos pelo ilustrador Henrique Petrus. Além de competirem e divulgarem a competição, os capitães interagiram com o público ao longo do período que precedeu a copa e durante o evento, streamando suas partidas. Ao longo de toda campanha, cada influenciador habilitou em seu chat bot na Twitch um comando que trazia a landing page da Copa VamosGG para a audiência das lives.

Cada capitão teve peças de arte, vídeos e Landing Pages personalizadas, com linguagem adaptada ao público específico de cada um, criadas para a divulgação de suas participações no evento tanto nas redes sociais, quanto no site VamosGG e em campanhas de mídia segmentadas pela internet. Visando ampliar a divulgação do evento ao crescente público gamer feminino, foi desenvolvida uma estratégia de segmentação da comunicação a partir de Dark Posts, dando destaque à participação da capitã Isa Sudati.

“O impacto de um evento bem organizado, com atenção de todos os participantes à audiência, reforça o sentimento que buscamos naturalmente enquanto seres humanos: pertencer. Fazer parte de uma comunidade, de um grupo, como são os que existem dentro do universo dos e-sports é algo que nos define, capaz de promover relações duradouras e criar memórias. Os esportes eletrônicos não tem barreiras, são inclusivos e vem sendo responsáveis cada vez mais pelo lazer dos brasileiros”, finaliza Lívia Pretti.

Sobre VamosGG

VamosGG é uma casa de apostas e cassino virtual, que surgiu com o objetivo de atender o mercado de apostas em e-sports que mais cresce no mundo, o Brasil. Parte do grupo canadense Fans Unite, o site chegou ao Brasil em março de 2021 e trás ao seu público mercados de apostas em uma ampla variedade de campeonatos dos cenários de: Counter-Strike: Global Offensive, League of Legends, Valorant, Rainbow Six, Dota2, entre outros.

Sobre a Abby

Com 18 anos de história, a Abby é uma agência com DNA de conteúdo. Das primeiras ações possíveis em redes sociais até aqui, conquistou o respeito de seus clientes - empresas que fazem parte da S&P 500, como CA Technologies, Dow, Intel, Pfizer, Philips, Procter & Gamble, V.F Corporation, Whirlpool, até startups de alto crescimento, como Mercado Livre, com estratégias de comunicação que geram valor aos seus negócios e entregas consistentes. Há 4 anos, atenta ao crescimento do mercado de gaming no Brasil, criou um núcleo de estratégia e conteúdo focado nesta indústria.