Foi em fevereiro que foi anunciado que Kaz Hirai, homem que liderou a PlayStation antes de ser promovido a CEO da Sony, deixaria o cargo para virar diretor e presidente. Agora, o japonês anunciou que se aposentará em 18 de junho, mas continuará atuando como conselheiro da empresa.

Em um comunicado, Hirai mostrou apoio a Kenichiro Yoshida, que o substituiu como CEO da Sony em 1 de abril.

“Desde que passei o bastão de CEO para Yoshida-san, como presidente da Sony tive a chance de garantir uma transição suave e dar suporte ao gerenciamento da Sony.

Estou confiante de que todos na Sony estão alinhados sob a forte liderança de Yoshida-san, e prontos para construir um futuro ainda mais brilhante para a Sony.

Para isso, decidi deixar a Sony, que tem sido parte da minha vida pelos últimos 35 anos. Gostaria de estender minha enorme gratidão a todos os funcionários e acionistas que me ajudaram ao longo dessa jornada”, completou Hirai.

Kenichiro Yoshida também falou sobre a saída de Hirai.

“Hirai-san e eu temos trabalhado juntos em reformas de gerenciamento desde dezembro de 2013. Mesmo que ele esteja se aposentando da presidência e de nossa diretoria, esperamos continuar contando com seu suporte de alto nível na gestão da Sony, que engloba vários negócios”.

Hirai foi fundamental no lançamento do PS2 e do PS3, antes de se tornar CEO e presidente da Sony. Em fevereiro, PlayStation passou por uma reestruturação gerencial, com Jim Ryan assumindo os cargos de presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment.

Este ano, além de ter sido um ano bem atípico para a Sony, especialmente para o PlayStation. A empresa saiu da E3, onde tradicionalmente anuncia e mostra seus próximos grandes lançamentos, e focou todos os seus esforços em programas chamados State of Play.