O projeto foi proposto após a disseminação de fake news!

Fake news tem se tornado um problema real na atual sociedade. O problema tem se tornado tão crítico, que deputados de Santa Catarina decidiram fazer um projeto de lei que quer proibir antenas de 5G, por que a frequência usada pode afetar a saúde de seres humanos e animais.

O problema da proposta, é a fonte da informação, pois ela tem como base um boato disseminado em redes sociais. O documento protocolado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) pelos deputados estaduais Marcius Machado(PL) e Nilson Berlanda(PL), vem após uma avaliação sobre as ações da Tim Brasil referentes ao 5G no país, no mês passado.

Segundo o texto, a ideia é proibir novos experimentos, que podem ser penalizados com multa de R$ 100 mil ou R$ 200 mil, em caso de reincidência. Porém, o embasamento teórico e científico não vem de estudos, mas sim de um vídeo no YouTube de 11 minutos realizado pelo médico e nutrólogo Lair Ribeiro.

Segundo a imagem, a premissa "Teste feito no Parque Hague, da Noruega, de rede 5G de celular causa inexplicada morte de pássaros" é considerada uma premissa falsa.

Mas se você está no estado de Santa Catarina, cuidado ao disseminar fake news, pois elas podem virar projeto de lei!