O Sistema Farias Brito abre inscrições para a terceira edição do Start SFB, uma competição nacional de empreendedorismo aberta para alunos de escolas públicas e privadas de todo o país. Este ano, o concurso oferece mais de R$ 50 mil em prêmios, sob a forma de equipamentos eletrônicos. Eles serão distribuídos a oito projetos inovadores de negócio e com potencial de mercado, que serão desenvolvidos pelos próprios alunos com a ajuda de mentores. As inscrições vão até o dia 3 de junho no site oficial.

Para participar, os estudantes devem, obrigatoriamente, formar equipes de três participantes, com idade mínima de 12 anos. A inscrição deve ser feita por grupo e a competição é dividida em duas categorias: alunos do Ensino Fundamental II e alunos do Ensino Médio. Ao longo de quase dois meses, os estudantes vão se dedicar ao desenvolvimento de um projeto de startup, que será elaborado em uma plataforma exclusiva do Start SFB.

O concurso terá quatro etapas, sendo a primeira de aprimoramento dos projetos com a ajuda de mentores. Depois, uma Comissão Julgadora vai selecionar 16 grupos finalistas: quatro do Ensino Fundamental Anos Finais e quatro do Ensino Médio. A terceira fase será uma nova rodada de mentoria para a apresentações finais. A última etapa é o Demo Day, em que os grupos vão defender seus projetos para uma banca avaliadora. Apenas oito equipes sairão vitoriosas.

Para Ana Paula Souza, gerente de serviços educacionais do Sistema Farias Brito, o Start SFB permite que jovens criem soluções para dilemas atuais da sociedade. “É uma competição que atravessa as experiências de vida de cada aluno e o coloca no centro do processo de aprendizagem. Esses estudantes são donos de uma ideia que pode sair do papel e transformar a realidade de várias pessoas. As edições passadas revelaram iniciativas de grande potencial. A expectativa desse ano é de que outras tantas surjam", diz.

Para avaliar os projetos, a banca do Start SFB vai considerar aspectos de diversidade, acessibilidade, impacto socioambiental, inovação, conceito e viabilidade de aplicação. Cada categoria terá três projetos selecionados pela banca e um quarto eleito por voto popular. Os grupos vencedores receberão como prêmio Notebook (1º lugar), iPad (2º lugar), Kindle (3º lugar) e Alexa (voto popular).

"O aluno não precisa dominar uma área de conhecimento para participar. É um trabalho de equipe, é uma competição colaborativa. Cada integrante tem características e qualidades que vão somar ao projeto. Formar um grupo plural, com habilidades variadas entre os integrantes, faz toda a diferença", finaliza Ana Paula.