Em quase todas as reformas de instrumentos que faço, tento o máximo possível utilizar hardware produzidos no Brasil, todos nós sabemos que o mercado brasileiro possuem ótimas empresas, porém nem todos as peças são encontradas tão facilmente ou nem são fabricadas como tarraxas e pontes. Com relação ao circuito de instrumentos, já possuímos algumas empresas no mercado nacional e quando comentei sobre a reforma de meu baixo, informei que pesquisei bastante até adquirir um circuito de baixo nacional que tivesse a maior possibilidade possível de combinações de ajustes, e o modelo escolhido é exatamente este que discutiremos um pouco agora.
CARACTERÍSTICAS DO CIRCUITO
- Tensão de alimentação: 9 a 18V;
- consumo máximo: 0,8 mA (alimentação 9V);
- Faixa de resposta do circuito: 3Hz a 20KHz (- 1dB);
- Controles: graves, médios, agudos, controle de volume independente para cada captador, chave ativo-passivo e chave de reforço “slap contour”;
- Faixa de atuação dos controles: Graves(+/-16dB em 40Hz), Médios(+/-10dB em 450Hz) Agudos(+/-16dB em 4,5KHz);
- Slap Contour;
- THD: 0,005%
- Impedância de entrada típica: 1M Ohm;
- Impedância de saída típica: 2K Ohms
A empresa informa que:
O circuito ativo CP700, foi desenvolvido com base nos conceitos mais modernos de eletrônica para áudio. Sua alta qualidade de som, aliado ao baixo ruído de fundo, tornam-o um dos melhores do mercado. Compatível com, praticamente, todos os modelos de captadores, ativos e passivos existentes no mercado.
Seus controles de tonalidade de três bandas (graves, médios e agudos) deixam o som de seu instrumento muito mais claro, limpo e com um excepcional destaque nas notas. Seu controle de volume de saída ajusta o nível do som, de acordo com as necessidades de seu amplificador, pedaleira ou mesa de som. Possui dois controles de volume, um para cada captador de forma que possa se dosar a intensidade de cada captador independentemente, dessa forma ajusta a porcentagem de atuação entre os dois captadores. O CP700 conta com um exclusivo sistema de reforço para SLAPS, que pode ser acionado ou não por um interruptor de duas posições. A intensidade do reforço “slap contour” pode ser ajustada internamente por meio de um trimpot. Seu moderno circuito eletrônico tem um consumo muito baixo de energia, fazendo com que a bateria dure por muitos meses. O circuito ainda conta com uma chave para selecionar entre ativo e passivo. Na posição passivo o sinal dos captadores passa direto para o jaque de saída, já na posição ativo o ganho do circuito é acrescentado.
O circuito foi desenvolvido para que se desligue automaticamente assim que terminada sua apresentação, mediante a retirada do plugue P10 de seu instrumento. Garantindo, dessa forma, que sua bateria não se descarregue por um acidental esquecimento. Tudo isso desenvolvido para que você tenha conforto, qualidade de som e bem estar.
Agora exposto a apresentação da banda, vamos as minha considerações depois de um bom período de uso. Sim o circuito tem uma boa possibilidade de ajustes e controles internos, como apresentado, os graves são bem presentes, médios muito reforçados e agudos bem presentes. Agora os componentes como um todo, são bem simples e todos os que vieram junto com o produto foram substituídos, pois apresentavam ruídos, seja nos potenciômetros ou mesmo nas chaves de duas posições para ativação do circuito ou modo Slap.
Até entendo a escolha da empresa opte por escolher conectores mais simples, a fim de reduzir os custos tanto na produção como na revenda, e muitos desses conectores são adquiridos em grande quantidade, mas poderiam ter escolhido alguns melhores.
Bom troquei todos de qualquer forma por potenciômetros concêntricos, para que ajustasse de forma melhor ao meu projeto, troquei o jack por um da marca Gotoh e passei um limpador de contato nos conectores de dois polos e venho usando esse pré desde então em minha apresentações, gravações e ensaios.
Apesar de infelizmente eu ter sido sorteado com essas peças apresentando ruídos, não posso dizer que o sistema é ruim, pelo contrário ele é bem interessante e justo pela sua faixa de preço. Suas possibilidades de timbres e com esses pequenos ajustes que fiz, ainda valem o investimento. Realmente seu uso e consumo de bateria é irrisório, já uso as mesma bateria 9v há tempos e ainda continua funcionando.
Só um adendo preciso fazer, que não me atentei quando adquiri esse pré. O sistema dele é diferente do outro que eu possuía, os ajustes de equalização funcionam apenas quando ativo, quando no modo passivo apenas os volumes funcionarão. Essa é uma coisa que não me atentei e me incomodou um pouco, serei bem honesto, pois esperava poder usar os ajustes de equalização também no modo passivo, assim como no meu antigo pré, mas tudo bem, depois de um tempo e de pedir para o luthier rever a ligação é que fui ler o manual e perceber que ele funcionava assim. De qualquer forma é circuito bem interessante para aqueles que derem dar um upgrade em seus instrumentos de baixo custo.