O NerdWeek possui um podcast também!

Uma pesquisa realizada por Sérgio Spagnuolo e Lucas Gelape, publicada no site Volt Data Lab, com informações obtidas no site Pocket Casts, aponta que o cenário de podcasts no Brasil vem crescendo na última década.

Foram considerados "episódios de podcast" todos os programas de áudio com mais de 3 minutos de duração. Esse filtro foi aplicado para excluir áudios como teasers, trailers e avisos. Alguns episódios mais curtos podem, mesmo que configurem conteúdo, podem ter sido excluídos da contagem, sem significância estatística para esse estudo.

O produção de podcasts no Brasil aumentou na última década

A pesquisa mostrou ainda que desde 2010, foram produzidos no Brasil 1.522 episódios por ano, chegando ao máximo de 3.380. Além disso, a duração dos podcasts produzidos no Brasil possuem média maior do que os produzidos fora.

A média de duração episódios de podcasts nacionais é maior do que os internacionais

Os principais podcasts nacionais analisados são 43% mais longos do que os internacionais. O podcast mediano do Brasil tem em torno de 66 minutos (média 65,7 minutos), ao passo que o norte-americano tem 46 minutos (média 51,9 minutos).

A pesquisa também apontou que poucos podcasts nacionais estão regulares, sendo a maioria em hiato, encerrado ou por tempo indeterminado. A parte que se trata de episódios que saem em períodos indeterminados podem acabar apontando pra um fato de que os produtores fazem com a frequência que é permitido, e nem sempre todos estão disponíveis para gravar, ou editar.

Entretanto, a pesquisa demonstra o imenso potencial do cenário de podcasts no país, demonstrando o quanto pode ser um novo modelo de negócio que pode e deve ser explorado por novas empresas e, o ponto mais positivo, é que não precisa de muito para começar um próprio podcast.