Em mais uma das buscas incessantes por equipamentos com custo benefício interessantes, resolvi investir depois da reforma já finalizada de nossa sala (leia aqui), nas caixas acústicas. Antes de mais nada alguns critérios levaram-me a escolha dessas caixas.

  1. Ter uma tamanho adequado a sala onde estaria alocado;
  2. Potência adequada para pequenos ensaios ou festas;
  3. Peso condizente com os itens mencionados anteriormente;
  4. Fixação de posição variável, ou seja que servisse tanto em tripé como em posição de retorno de palco.
  5. Qualidade sonora e de acabamento satisfatório;
  6. Alimentação individual, e conexões profissionais.
  7. E o mais importante, assistência técnica reconhecida e fácil acesso na cidade onde resido.

Depois de mencionado os meus critérios, optei com comprar o conjunto de caixas Ativo / passivo da Turbox modelo TBA 1000, e foi os motivos que levaram a minha decisão por essa marca foram:

  1. Possuir falantes de 10” e driver em titanio de 1”
  2. O conjunto me entrega aproximadamente 300W RMS
  3. Devido o seu tamanho são de fácil transportes no porta malas de uma carro popular, apesar da caixa ativa ser mais pesada que a passiva, o conjunto como um todo é bem equilibrado.
  4. Ela já possui a perfuração para sistemas de fixação da caixa da horizontal, e mesmo na posição vertical como caixa para retorno de palco, vem com borrachas para esse posicionamento e assim não danificar a madeira.
  5. Os falantes (vamos dar nome aos bois aqui)  são fabricados pela JBL (antiga Selenium) modelo 10cv5 e o driver é fabricado pela Oversound DTI 2540, além de ser fabricado em MDF com ótima espessura
  6. A Caixa Ativa, possui uma entrada AC com cabo individual não fixável, o que agradou-me bastante, pois posso eventualmente usar cabos com o padrão de energia novo ou antigo dependendo da casa, onde temos eventos, e para alimentação da caixa passiva é utilizada o cabo SPEAK ON, em vez de outras caixas que vem usando o p10 tradicional (não comentarei o  por que do uso desses cabos, mas se quiserem, posso fazer uma matéria informando a vocês)
  7. A Turbox é praticamente a união de duas empresas de áudio já renomadas no mercado nacional, sendo uma submarca da LEAC’S com uma parceria com JBL na distribuição dos falantes. E sua sede para contatos ficam a aproximadamente 80Km do marco 0 de São Paulo, portanto com suporte fácil e peças de fácil reposição.

Especificações técnicas:
Máxima potência em 4 ohms e 240VAC: 150 watts RMS

Resposta de freqüência @-3db: de 60Hz a 20KHz

Fator de amortecimento a 8 ohms 100 Hz: maior que 400

Sensibilidade de entrada LINE: 0 db

Sensibilidade da entrada MIC: -22 db

Sensibilidade da entrada RCA: +2 db

Impedância das entradas MIC e LINE: 44 k ohms

Distorção harmônica:inferior a 0,1% na potência nominal

Proteção:

Curto circuito na saída.

Proteção térmica

Filtro e supressor de transiente de rede

Proteção contra DC na saída

Bi volt com seletor manual 120/240 Vac 60 Hz

Máximo consumo: 200 watts

Fusível de proteção de rede 120 Volts: 2A com retardo

Fusível de proteção de rede 240 Volts: 1A com retardo

Especificações acústicas:

Sensibilidade: 93db spl @ 1W/1m

Máximo spl: 114 db spl

Spl máximo de pico:118 db spl

Ângulo de cobertura: 90° horizontal, 50° vertical

Woofer 10"

Driver titânio garganta de 1"

Recursos:

Entrada balanceada para MIC/LINE com chave seletora e controle de volume independente

Entrada USB

Conexão via bluetooth

Leitor de cartão SD/MMC

FM com sintonia automática

Controle remoto

3 vias de equalização

Saída de linha balanceada (Line Out)

Transformador Toroidal

Saída para uma TBA 1000 passiva – (Impedância mínima 8 ohms)

Controle de volumes independentes para MIC,LINE e USB.

Agora vamos a algumas curiosidades sobre esse modelo. Não posso informar-lhe se todos os modelos possuem o mesmo distribuidor ou conforme mudam os lotes, eles trocam, o que é normal nas grandes indústrias, mas como posso mostrar-lhes no vídeo abaixo, ele veio equipado com o TWEETER da Oversound modelo DTI 2540 que é um driver profissional multi-uso de dimensional reduzido, especialmente indicado para caixas compactas de duas vias. Tem saída para cornetas rosqueáveis com garganta de 25 mm (1″), bobina de 1¾”, em fio CCAW (Copper Clad Aluminum Wire) e domo em puro titânio com excelente performance na reprodução de altas frequências com impedância em 8 Ω

Já seu falante fabricado pela JBL em 10” é o modelo 10cv5 que é facilmente encontrado no mercado varejista com preços entre R$80,00 a R$100,00 (lembrando que essa matéria está sendo em Julho de 2019). Infelizmente não consegui achar especificação técnica no site oficial da empresa, mas somos persistentes e não desistimos e aqui deixo seu manual técnico.

Ele é um Woofer profissional de 10" desenvolvido para atender as mais diversas necessidades em reforço de som nas faixas de freqüências médias e baixas. Indicado para utilização em unidades móveis ou em ambientes como boates, clubes, salões e auditórios.
A grande eficiência na reprodução sonora se deve a excelente combinação de seus componentes. O cone leve, fabricado com fibras longas, proporciona ao conjunto móvel grande estabilidade, alto rendimento e baixa distorção.
A bobina móvel é fabricada com fio resistente às altas temperaturas e enrolada em fôrma de Kapton. A carcaça em chapa de aço reforçada, com pintura epoxi, dá ao conjunto grande resistência e estrutura mecânica. A calota em alumínio garante uma perfeita dissipação do calor proveniente da bobina móvel. O uso de adesivos de alta resistência garante aos componentes uma ótima colagem e durabilidade.

Especificações Técnicas
Modelo: 10CV5

Diâmetro Bobina: 2"

Diâmetro Falante: 10"

Freq. Ressonância: 80Hz

Impedância: 8 Ohms

Marca: JBL

Material bobina: Fio Cobre e Fôrma Kapton

Material Cone: Celulose

Peso: 1,44Kg

Peso imã: 440g

Potência Máxima (PMPO): 250 Watts

Potência: 100W RMS

Resposta Frequência: 65Hz ~ 5.5KHz

Sensibilidade: 91dB SPL

Volume ocup. falante: 1,2L

Falando sobre uma caixa amplificada de 10" esse modelo apresentou um resultado satisfatório. Eu a utilizo em minha sala de ensaio de meu estúdio caseiro, e ela atende as necessidades básicas. Na cadeia de sinal inversa, da caixa ativa / passiva, conecto em compressor Art SC2, um Equalizador de 31 bandas FBQ6200, e na mesa de som X2442. Com essa configuração consigo ensaiar com minha uma banda tranquilamente, claro devido ser um falante de 10" as vezes sentimos uma falta de grave aqui ou mais presença, mas quando adquiri o produto já sabia disso e optei exatamente por esse modelo pelo transporte e outros pontos já mencionados acima. É uma caixa com boa construção e um conjunto de de hardware bem satisfatório. Verdade seja dita, algumas lojas estão com um preço bem interessante e HONESTO desse produto, agora tem outras que estão claramente comendo %¨#$&¨* com preços impraticáveis, se atende nisso antes de adquirir o produto, pois dentre as caixas no mercado nacional que pude testar antes de adquirir essa, se achar pelo preço certo é um dos melhores custos/beneficio sem sombra de dúvidas.