Depois que Shadow Warrior 2 tentou experimentar algumas mecânicas e trazer níveis procedurais, Shadow Warrior 3 tenta voltar ao que era antes. Mas, será que isso é o suficiente para trazer os jogadores para mais uma aventura?

Abaixo, você pode conferir nossa análise de Shadow Warrior 3 e o que achamos do game!

A história de Shadow Warrios 3

Começamos Shadow Warrior 3 com Lo Wang derrotado, frustrado com o que o seu mundo se tornou. Depois de informar aos jogadores sua tentativa de deter o dragão através de flashbacks jogáveis (e que ao mesmo tempo servem de tutorial para o game), ele passou a ter um novo motivo para se animar.

Com o reaparecimento de um rosto amigo, Wang passa a ter a esperança de que é possível derrotar o dragão e inicia sua louca aventura com comentários extremamente ácidos, mas completamente pertinentes e engraçados.

A história de Shadow Warrior 3 é bastante divertida
A história de Shadow Warrior 3 é bastante divertida - Imagem: Devolver Digital

A mecânica de Shadow Warrior 3

Shadow Warrior 3 mistura um pouco do FPS com a mecânica de Katana de Wang, juntamente com um conjunto de seis armas de longo alcance. Isso dá uma chance do jogador escolher qual o melhor set de armas mais se identificam.

E não para por aí, cada arma possui upgrades que ajudam ainda mais a trazer a ação para o game. Mas se as sete armas não forem suficiente para você, talvez você fique feliz em saber que ainda existe uma mecânica bem divertida com as Armas de Gore adicionais.

Shadow Warrior 3 é um FPS com bastante ação e um mundo bem dinâmico
Shadow Warrior 3 é um FPS com bastante ação e um mundo bem dinâmico - Imagem: Devolver Digital

Para obtê-las, basta apenas encher as duas barras de Gauge e matar um inimigo instantaneamente; assim, para cada inimigo diferente, você receberá uma Arma de Gore diferente.

Algumas armas dessa natureza funcionam como uma espécie de granada, como uma que congela um grupo de inimigos, mas outras são absurdamente poderosas, como o lançador de mísseis teleguiados.

Enfim, você percebeu que o estrago é grande, mas a ação é garantida. Além de serem extremamente legais e satisfatórias de usar, essas armas também adicionam um elemento de estratégia ao jogo: qual inimigo é melhor para usar um finalizador em qual situação? Isso dá um grande dinamismo ao game.

Gráficos de tirar o fôlego

Shadow Warrior 3 não se destaca somente pela vasta gama de inimigos e as possibilidades que eles te oferecem com as Armas de Gore. O game oferece cenários maravilhosos e um level design altamente satisfatório.

Os gráficos de Shadow Warrior são de tirar o fôlego
Os gráficos de Shadow Warrior são de tirar o fôlego - Imagem: Devolver Digital

Somado a isso, a estética da cultura japonesa casa com o mundo completamente moderno e tecnológico. Além das paisagens, é possível ver traços do feudalismo e do folclorismo japonês nitidamente nos inimigos e na arquitetura.

Isso porque, cada inimigo exibe a influência Yokai, uma espécie de classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês, algo que deixa um gosto a mais não só no visual em si, mas também no que isso impacta no game.

Esse é o meu jeito ninja!

A ação em Shadow Warrior 3 é extremamente frenética, e não deixa de lado alguns elementos interessantes do gameplay. Mas entendemos a mensagem: agora podemos nos mover melhores como os ninjas em animes.

Com um combate mais vertical, os jogadores agora podem se concentrar única e exclusivamente na ação, sem terem que se preocupar com serem eficientes no combate, assim como acontecia em Shadow Warrior 2.

Shadow Warrior 3 abdica de algumas mecânicas para focar na ação
Shadow Warrior 3 abdica de algumas mecânicas para focar na ação - Imagem: Devolver Digital

Nesse aspecto, a remoção de itens como estatísticas de armas, mapas gerados proceduralmente e progressão de personagem foram muito bem-vindas, já que o foco passou a ser única e exclusivamente na ação.

Mas e aí, Shadow Warrior 3 vale a pena?

Shadow Warrior 3 é um game light, divertido, com uma jornada cuidadosamente elaborada, cheia de um combates intensos e conectados por um level design de plataforma que é absolutamente envolvente.

Shadow Warrior 3 é completamente divertido e vale muito a pena
Shadow Warrior 3 é completamente divertido e vale muito a pena - Imagem: Devolver Digital

Infelizmente o jogo da  Flying Wild Hog não é muito grande. Mas, por outro lado, Shadow Warrior 3 resolveu abdicar de mecânicas que mais travavam o jogador que permitiam que ele progredisse e focasse na ação.

Antigamente, a ação de Shadow Warrior ficava em segundo plano; agora, a ação é a alma do game, e isso fez um bem danado para a série. Além dos comentários ácidos e engraçados de Lo Wang, que dão uma marca característica ao game.

Diversão e ação são duas palavras que podem resumir Shadow Warrior 3. Então, se você está buscando isso, você sem dúvidas irá encontrar.

Shadow Warrior 3 está disponível para Playstation 4, Playstation 5, Xbox Series X e Windows. Este review foi feito utilizando uma cópia de PlayStation 5 gentilmente cedida pela Devolver Digital.