Você, assim como muita gente, fez ou pretende fazer esse desafio conhecido como #10YearsChallenge. Mas você já parou pra se perguntar como as empresas de redes sociais tais como Instagram ou Facebook podem usar isso para atualizar informações, dados e algoritmos de reconhecimento de face?

#10YearsChallenge (desafio dos 10 anos, em inglês), foi como ficou conhecido o mais recente "desafio" viral nas redes sociais que consiste em postar lado a lado uma foto de hoje e outra de dez anos atrás para fazer a comparação.

Você pode achar que é apenas uma mera brincadeira inocente, correto?

A especialista em estratégias digitais Kate O'Neill está preocupada com essa quantidade de informação sendo oferecida. Em um artigo na revista de tecnologia Wired, ela imagina alguns cenários sobre como as empresas de tecnologia estão se aproveitando da moda (isso, diz ela, se não a tiverem criado).

As empresas de tecnologia têm investido muito na melhora de seus sistemas de reconhecimento facial.

Segundo a explicação de Anil Jain, pesquisador de visão computacional e biométrica na Universidade de Michigan, para atingir esse objetivo, empresas como Facebook e Google se dedicam a rastrear a rede para compilar grandes volumes de informação e alimentar a inteligência artificial dos robôs (que precisam de modelos para ser basear).

Sob essa lógica, o #10YearsChallenge facilita muito essa tarefa. "É só uma brincadeira", disse Jain à BBC. "Mas no processo estamos fornecendo uma informação valiosa e etiquetada."

"É uma forma inteligente de coletar informação." diz Jain

Há quem diga que essa informação possa ser utilizada para validar qual tipo de publicidade será direcionada a quem. Outro ponto, mais positivo, é o uso para encontrar crianças desaparecidas há muito tempo – um sistema de reconhecimento facial que consiga calcular melhor como as pessoas envelhecem é muito útil nesses casos.

Segundo a especialista em privacidade e tecnologia Ann Cavoukian, da Universidade Ryerson, no Canadá, um sistema capaz de notar o quão rápido um indivíduo envelheceu pode ser usado para aumentar o preço de um seguro de vida ou de saúde, por exemplo.

As empresas de tecnologia investem cada vez mais em tecnologias de reconhecimento facial

O Facebook já fez sua ressalva

O Facebook afirmou, em nota, que o desafio dos 10 anos é um "meme gerado por um usuário e que se tornou viral sozinho."

"O Facebook não começou essa tendência e não ganha nada com esse meme"

A empresa afirmou também que as pessoas podem desativar a opção de reconhecimento facial a qualquer momento.

Mas verdade seja dita. Para nós, usuários, é muito saber quando nossas informações estão sendo usadas de forma sem sabermos.

Segundo a especialista em privacidade e tecnologia Ann Cavoukian, da Universidade Ryerson, no Canadá, um sistema capaz de notar o quão rápido um indivíduo envelheceu pode ser usado para aumentar o preço de um seguro de vida ou de saúde, por exemplo.

"Nosso rosto é uma das fontes de informação mais valiosas para as tecnologias emergentes", Cavoukian recomenda com cautela

De todo caso, é sempre válido lembrar que não podemos oferecer todo tipo de informação nas redes sociais, sejam públicas, sejam privadas. Ano passado tivemos o escândalo de vazamento de dados do Facebook. Então mesmo que as empresas mantenham sigilo sobre suas informações, é sempre importante você manter controle sobre as suas informações e não as disponibilizar assim de graça para todos verem ou as empresas verem.