A Yongnuo é uma marca de produtos fotográficos que atende o mercado asiático com preços extremamente atrativos e acessíveis, muitas vezes com produtos com valores cerca de ⅓ a ¼ do valor das concorrentes, claro que para ter um custo tão baixo, nem sempre são usados os mesmos materiais para acabamento ou a solução encontrada são as mais simples hoje em dia.
Muitos fotógrafos por aí dizem e dão a opinião que para quem comprou uma câmera DSLR a segunda lente recomendada seria uma com distância focal em 50mm, essas conhecidas como lentes Primes, por terem um ângulo fixo e assim permitirem uma construção totalmente baseada neste quesito e não em um faz tudo como as lentes zoom do kit como as 18-55 por exemplo.
Mas o que isso quer dizer? A cinquentinha como é muito chamado por aí (odeio esse termo) é a queridinha de muitos por ser muito versátil, devido a seu campo de visão de distorção gerada ela é muito usada para retratos, paisagens, ensaios de maneira geral, e por ter um ângulo específico permite-lhe que sua abertura de luz seja maior que nas zoom como já mencionadas. A exemplo disso se eu colocar a lente do kit em 50mm terei minha abertura em f/5.6, enquanto com as primes eu tenho uma construção mais robusta e que permite uma entrada de luz muito melhor que no caso dessa lente discutida inicia em f/1.8.
Infelizmente nesse texto não poderei explicar o que é abertura a fundo, mas entenda que quanto uma lente mais aberta for, com f/1.8 ou f/1.4 ou f/1.2 mais clara ela será, permitindo que você trabalhe com poucas luzes, mesmos em ambientes mal iluminados ou em fotos noturnas, e ao mesmo tempo devido essa grande abertura e seu ângulo de visão ela gera lindas fotos com o famoso e desejado desfoque de fundo.
Tá falado tudo isso sobre as 50mm, vamos falar sobre essa lente da Yongnuo. O primeiro modelo foi lançado em 2014 baseada na primeira versão dessa lente feita pela Canon (projeto este com cerca de 50 anos), com uma faixa de preço de U$50,00 o que agradava muitos os fotógrafos iniciantes pelo seu preço e pela qualidade gerada pela fotografia, mas era odiado por muitos pela leve deformação gerada nas bordas da fotografia, seu corpo ser todo construído em plástico e não possuir um foco automático silencioso (o que para mim é pura frescura, mas enfim…). Em 2018 ela lançou uma nova versão a Mark II, que esta que discutiremos aqui.
E antes que você vá até o fim da página para reclamar, vamos ser sinceros você está pagando U$70,00 em uma lente, e ela vai lhe entregar o proporcional ao que você está pagando, a original da própria Canon custa U$ 125,99 podendo chegar a lentes com qualidade superior há uns U$2.299, portanto não venha com conversinha ou picuinha ridícula, quer algo ótimo pague pelo serviço, ou aceite pagar o preço e levar uma lente muito boa por uma fração do preço.
Tendo exposto aqui minha opinião já sobre o produto, vamos discutir comentar sobre suas especificações técnicas e construção. Vale destacar que ela é construída em montagem EF, que significa que ela é compatível com qualquer DSLR da Canon, tanto na APS-C como nos modelos em Full-Frame. Uma outra observação deve ser levada em consideração para os que estão começando ou não tem tanto intimidade com lentes prime para câmeras cropadas como a Canon SL2 que utilizo, seus 50mm *1,6 (valor de Crop) equivalem a uma 80mm no Full Frame e seu corpo possui rosca em metal e policarbonato resistente a corrosão, construídas em 7 peças de lâminas em 5 grupos em 6 peças elemento ótico e para atualização da firmware pode ser feito via USB, baixando a firmware pelo site da Yongnuo.
Em suas melhorias a versão anterior podemos destacar:
- Atualização de firmware sem uso de USB: O firmware (software residente) da lente pode ser atualizado através da própria câmera ao invés do uso de USB. Assim as atualizações evitam os problemas de incompatibilidade causados por diferentes computadores e sistemas operacionais.
- Abertura F1.8: A abertura máxima F1.8 já estava presente na versão anterior da lente, mas a empresa diz que agora o efeito de desfoque de fundo (bokeh) é mais facilmente alcançado.
- Nova estrutura mecânica e nova tecnologia de revestimento: A empresa diz que a YN50mm F1.8 II apresenta vantagens de um produto da última geração como a melhora da estrutura mecânica e a tecnologia de revestimento, aumentando a precisão do foco, a velocidade de foco automático e a transmissão de luz pelo interior da objetiva. Além disso houve um aumento do controle de reflexos e “glare” de fundo.
- Montagem de metal: A nova lente adota o encaixe de montagem em metal cromado, com alta precisão e resistente à corrosão, para dar mais segurança em seu uso com câmeras de lentes intercambiáveis.
- Distância de foco mínimo de 0,35 m: Comparado com a primeira geração da lente, a distância focal da YN50mm F1.8 II foi reduzida de 0,45 para 0,35 metros (35 cm), dando mais versatilidade a seu uso.
- Foco Automático (AF) e Manual (MF): Segundo a empresa a nova versão da lente tem suporte aprimorado para o foco automático e foco manual, mas não é mais específica sobre o assunto. Talvez o motor de foco tenha ficado menos barulhento e mais preciso. É preciso esperar os testes.
Bah, passados dias comigo e tirado algumas fotos, digo sem pestanejar que a lente entrega aquilo que lhe é prometido. Como mostrado no vídeo, ela apresenta um barulho sim no auto-foco e para quem pretende usar em gravações caso vc não use um gravador externo, esse barulho pode sim vir a incomodar, mas serei honesto com vocês. Sempre que faço gravações independente da câmera ou da lente, sempre usei completamente no manual, então esse barulho não me incomoda em absolutamente nada, pois basta colocar a lente no MF para que ela não faça barulho algum. No mais a lente me agradou em todos os aspectos, na pegada, no ajuste de foco e em sua construção, lógico que quando colocamos a foto tirada em RAW no software de tratamento de cores, no caso uso o DARKTABLE, ainda não possuem ajustes automáticos para aberrações causadas pela lente, mas nada que um ajuste rápido manual não resolva.
No mais achei a lente muito prática e como já dado o spoiler lá em cima, ela vale o preço que se paga e acredito que para quem está iniciando, use a lente apenas para seu passatempo, ou para pequenos eventos ela valha sim esse investimento pífio.