Valve cancela primeiro Major do torneio de Dota 2 que aconteceria em fevereiro de 2022, o que não agradou muito os competidores e fãs.
Dota 2 é talvez o mais dinâmico e incrível dos eSports. Com nível de dificuldade altíssimo e estratégia complexa, além de prêmios milionários que beiram o absurdo, bate recordes de audiência com frequência em seus torneios profissionais. Com um produto tão lucrativo nas mãos, qualquer empresa por trás disso tomaria todos os cuidados para torná-lo ainda mais atraente ao público, certo? Bem, não é o que a toda poderosa Valve tem feito ao longo dos anos (apesar de alguns acertos aqui e ali).
O mais novo golpe no estômago da comunidade foi o cancelamento do primeiro Major de 2022, originalmente agendado para Fevereiro de 2022. Em anúncio nesta quarta-feira (12 de Janeiro), a empresa afirmou que tomou a “difícil decisão” de cancelar o torneio e alegou que aumento o número de casos de Covid-19 pelo mundo e as restrições de viagens, bem como todas as dificuldades de logística, seriam as principais causas para a impossibilidade do torneio se realizar.
Essa notícia foi recebida com surpresa e uma reação negativa da comunidade, tanto equipes e atletas profissionais, bem como jornalistas, comentaristas e fãs, manifestaram seu descontentamento nas redes sociais. Diversas acusações de falta de cuidado da Valve com o nosso querido Dotinha surgiram, dado o cancelamento a apenas um mês de um torneio tão importante, bem como toda a mudança na pontuação do Dota Professional Circuit (DPC), o que muda (em cima da hora) o calendário e projeções de diversas equipes profissionais (que movimentam milhões de dólares por ano). A equipe do leste europeu NaVi, uma das equipes com maior torcida na Europa, afirmou se tratar de uma tragédia para a comunidade de Dota.
Isso sem falar na premiação prevista para o finado torneio, estimada em cerca de 500 mil dólares. A Valve se pronunciou sobre a pontuação do DPC, que será redistribuída entre os outros Majors do ano de 2022, mas ainda não informou o que vai acontecer com o dinheiro do prêmio.
Ao longo do ano passado alguns campeonatos de eSports (incluindo Dota 2) foram cancelados ou tiveram sua localização alterada. O mundial de Dota de 2021, chamado The International, estava originalmente previsto para ser sediado na Suécia, mas mudou para Bucareste, na Romênia, a poucos meses da data do evento (que foi adiada mais de uma vez ao longo do ano) também por conta da pandemia e dificuldades logísticas.
Muitos dos protestos da comunidade têm base na diferença de tratamento que o Dota 2 recebe em relação ao seu irmão mais velho e mais lucrativo CS: Go (também um produto da Valve). Eventos de CS organizados pela Valve estão previstos para Fevereiro e Março de 2022 e ainda não foi anunciado se serão alterados de alguma forma. Enquanto isso, a comunidade de Dota 2 segue sem saber o que será do futuro do seu eSport favorito.