É um game tático de tiro ou um jogo de terror?
A toda-poderosa Riot Games liberou o beta de seu jogo de tiro tático Valorant no dia 07 de abril de 2020 (a data no Brasil foi um pouco mais tarde, 05 de maio). O gameplay é muito semelhante ao já consagrado CS:Go, usando muito os barulhos de passos e posicionamento no mapa para garantir a vitória (sem falar que você também planta uma bomba como objetivo), com uma pincelada de Overwatch, com habilidades características para cada personagem.
- Valorant: Riot anuncia novidades ao ritmo de BaianaSystem
- Conheça os requisitos mínimos e recomendados para jogar Valorant
Porém, apesar de promissor e muito aguardado, um detalhe tem desagradado alguns membros do mundo de FPS: o design dos (poucos) mapas de Valorant. Confira neste artigo um pouco sobre como os mapas do game podem trazer uma sensação um pouco claustrofóbica:
Valorant e os mapas claustrofóbicos
O excesso de corredores apertados e cantos (ou quinas) deixa a experiência, de certa forma, claustrofóbica, e avançar no mapa parece ser uma ação muito mais punitiva do que no CS:Go. Aliás, é cômico reparar que o spawn dos times, local onde os personagens nascem e se dirigem para o combate, tem mais espaço do que vários pontos no resto do mapa.
Vários dos corredores mal comportam um personagem por vez quando se avança, e os cantos excessivos permitem locais demais para que os adversários possam se esconder e pegar o jogador de surpresa. Isso balançou um pouco quem tem mais experiência com CS:Go, que preza pelos mapas abertos e explorando a profundidade nos tiroteios, sem deixar de recompensar o jogador pelo avanço e controle de território.
A discussão pegou fogo entre os jogadores do game depois que o usuário exaltedjoss27 fez um vídeo explicando todos esses problemas e ganhou o apoio de vários membros (ou ex-membros) da comunidade de CS:Go.
Volcano, outro ex-jogador de CS:Go e atual designer de mapas do Valorant, deu sua resposta dizendo que os mapas foram feitos dessa forma considerando as habilidades de cada personagem, que permitem o avanço mais fácil e fornecem mais ferramentas para rastrear a posição dos inimigos.
Independente de qual lado está certo, a Riot parece bem atenta ao feedback dos jogadores.
E você? Sentiu um pouco de dificuldade no Valorant por conta dos mapas? Deixe nos comentários das nossas redes sociais a sua opinião e não deixe de acompanhar o NerdWeek para mais notícias de games!