Twelve Minutes é um jogo investigativo, onde o jogador está preso em um loop temporal de 12 minutos conta com várias referências aos clássicos cinema, confira 12 filmes e séries com loop temporal.
Alerta de Spoiler: O texto está repleto de Spoiler, leia por conta e risco.
Filmes de Suspense
O Iluminado
Logo no início do jogo, o personagem chega no hall que dá para seu apartamento, o carpete é o mesmo do hotel do O Iluminado, onde Dany está passeando com o seu triciclo
Janela Indiscreta
Em uma entrevista ao site bitniks, o produtor do jogo Luis Antônio afirma que o jogo tem muita inspiração nas obras de Alfred Hitchcock, inicialmente o jogo seria em uma vila com muita referência ao filme "Pássaros", porém acabou limitando a um apartamento, assim como no "Janela Indiscreta" onde o protagonista é um agente passivo da situação.
Amnésia
Um filme mais recente é Amnésia, adaptação de Christopher Nolan conta a história de um homem que busca vingança, mas há uma problema, o protagonista sofre de uma condição irreversível de perda de memória. Os eventos antes do acidente não foram afetados porém ele não consegue se lembrar do que aconteceu 15 minutos atrás. O mesmo acontece com a esposa e o policial, que diferente do protagonista que está preso no loop com todas as recordações, os antagonistas seguem sem saber o que ocorreu 12 minutos atrás.
Filmes e séries com loop temporal e ficção cientifica
Personagens presos em loops temporais estão presentes no cinema há um bom tempo, além daqueles em que o protagonista tem um tempo limitado para resolver um problema, confira os filmes que inspiraram o jogo.
Westworld
As linhas temporais dos loops não são lineares, não há uma cronologia simétrica pois a cada diálogo ou ação gera uma nova ramificação.
No Limite do Amanhã
Em um futuro distópico, o personagem principal interpretado por Tom Cruise está preso em um loop temporal logo após ele ser morto em um confronto contra os alienígenas e a cada loop ele vai acumulando mais habilidades e usa-os a seu favor para sair do lapso temporal.
Contra O Tempo
Mais uma ficção científica dirigida por Duncan Jones, conta a história de um homem que precisa evitar um atentado terrorista em um trem, para isso sua consciência é transferida para um passageiro. O capitão Colter Stevens revive desde o momento do embarque até a explosão da bomba para impedir que ela seja detonada. Obrigado a reviver o mesmo momento indefinidamente assim como no jogo Twelve Minutes o final é de explodir a cabeça.
A Morte Te Dá Parabéns 1 e 2
Tree Gelbman é uma estudante universitária pertencente a uma fraternidade e trata a todos com desdém, mas além disso ela sofre pela morte da mãe que coincidentemente fazia aniversário no mesmo dia que ela. No dia do seu aniversário ela é assassinada por um mascarado, porém ao invés de morrer ela revive o mesmo dia várias vezes até resolver e evitar o seu próprio assassinato. É um ótimo terrir.
O Feitiço do Tempo
Conta a história de um repórter ( Bill Murrey que vai a uma pequena cidade fazer uma matéria sobre o "Dia da Marmota" ( um dos finais de Twelve Minutes leva o nome do festival). Insatisfeito por ser obrigado a cobrir um evento "irrelevante" para sua carreira jornalística ele fica preso em um loop temporal, vivendo o mesmo dia indefinidamente
Looper
Não é exatamente um filme sobre uma pessoa presa em um loop temporal mas ainda assim a premissa é muito intrigante. Em um futuro não tão distante é possível viajar no tempo, porém só facções criminosas tem acesso à máquina. A máquina é usada quando a máfia quer eliminar algum desafeto enviando um looper ao passado para eliminar o alvo. A coisa muda de rumo quando o personagem principal Joe ( interpretado por Joseph Gordon-Levitt) é contratado para eliminar ele mesmo no futuro que é enviado ao passado, porém o Joe do futuro ( Bruce Willis) consegue escapar da morte certa nas mãos....dele mesmo.
O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas
Já na linha mais "água com açúcar" temos a comédia romântica "O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas conta a história de dois adolescentes presos em um loop temporal. Embora os dois estejam presos no tempo, Mark ( Kyle Allen) quer se livrar do loop e voltar à vida normal, já Margaret (Kathryn Newton) quer aproveitar cada segundo daquele dia, aproveitando as pequenas coisas e detalhes que deixamos passar na correria do dia-a-dia.
Como nos conhecemos
Mais um filme leve e divertido que usa como pano de fundo loop temporal. Em Como nos Conhecemos Noah ( interpretado por Adam Devine) tenta a todo custo conquistar o coração de Avery ( Alexandra Daddario). Ao descobrir uma cabine fotográfica mágica capaz de voltar no tempo ele retorna inúmeras vezes para uma festa a fantasia, local onde ele a conheceu e usa de todo seu conhecimento adquirido para conquistar sua amada. Obviamente as coisas não vão sair como o esperado.
Dois estranhos
Com uma temática bem mais densa, Dois Estranhos escancara o racismo estrutural não só dos civis mas principalmente a violência policial contra os negros.
O curta-metragem narra a história do cartunista Carter James, que tenta voltar para casa depois de um encontro, porém ele não consegue concluir seu trajeto por ser interceptado por um policial racista, o abordando de forma violenta e consequentemente matando o personagem. A cada vez que Carter é assassinado o dia recomeça e ele tenta de todas as formas sair vivo da violência policial.