Twelve Minutes é um jogo indie do português Luís António, distribuido pela Annapurna Interactive, traz como carro chefe a sua narrativa, cheia de reviravoltas e situações desconfortáveis para o jogador.

Jogar Twelve minutes pode ser relativamente frustrante para quem não está habituado para jogos de puzzles, ainda mais quando o jogador tem exatos 12 minutos para solucionar uma série de situações. Para auxiliar aqueles que chegaram agora ao game e ainda estão perdido nos loops temporais seguem algumas dicas para evoluir no jogo.

Mecânica de jogo

O jogo te força a ir na tentativa e erro, evite se frustrar quando você achar que chegou perto da resposta e algo acabou dando errado ou o tempo se esgotou.

A cada loop você aprende algo, seja a localização de itens que serão de vital importância para solucionar um problema ou liberar uma nova linha de diálogos, então nenhum loop está perdido, a cada nova tentativa você vai descobrir se determinado item dentro do apartamento tem alguma funcionalidade narrativa.

Sala de estar Twelve Minutes
Tenha uma boa noção de onde cada item do apartamento Imagem/divulgação

Nem todos os itens devem ser pegos de forma aleatória, pois podem desencadear reações indesejadas, tenha uma visão maior da situação e tente compreender se o uso ou combinação de determinados objetos devem ser feitos frente à esposa do personagem ou não.

Informação é tudo

Em um jogo onde existem inúmeras possibilidades, algumas informações podem fazer toda a diferença para liberar novas linhas de diálogos e avançar na trama, para seguir no jogo eu usei stick notes com informações que julgava ser relevantes, uma linha de diálogo, um comentário feito pelo personagem ou esposa, tudo pode ser usado a seu favor, então não deixe de anotar algumas coisas para seu uso.

Fique atento ao relógio, basta usar o botão direito do mouse para ver o tempo

Em um certo momento do jogo, você já terá noção da ordem dos acontecimentos, alguns não são tão dinâmicos, como a chegada do policial, então se atente ao momento em que ele chega para já um plano em mãos para solucionar determinado puzle ou abrir certa linha de diálogo.