A Vaevictis formou uma line-up 100% feminina para a disputa do 1º Split da LCL 2019, a divisão da elite do League of Legends da Comunidade dos Estados Independentes. Dessa forma, a organização russa entra para a história do LoL como o primeiro time a disputar uma liga oficial da Riot Games, desenvolvedora do MOBA, com um elenco composto exclusivamente por meninas - tradicionalmente, o cenário competitivo é dominado por homens.

A topo Diana "TR1GGERED", a caçadora Aida "Merao", a meio Elena "VioletFairy", a atirador Ksenia "Trianna" e a suporte Nataliya "Ankote" formam o quinteto da Vaevictis. O 1º Split da LCL começa no dia 16 de fevereiro.

"Não é segredo para vocês que, em 2020, vamos encontrar um novo sistema de liga, mas, por enquanto, é hora de fazer experiências. Primeiro de tudo, gostaríamos de checar o quão competitivo o time feminino será na cena profissional, o quão grande será o progresso dessa equipe e o que elas (as mulheres) podem demonstrar dentro do jogo" declarou a Vaevictis nas redes sociais.

Anteriormente, equipes de outras regiões já chegaram a inscrever mulheres em competições. A americana Remilia "Remi" foi a primeira menina a jogar uma partida profissional de League of Legends, defendendo a Renegades na LCS NA, de 2015 a 2016. No Brasil, a CNB foi precursora com Julia "cute" na Superliga ABCDE, em 2017. Por outro lado, nenhuma organização brasileira disputou um campeonato da Riot no país (CBLoL ou Circuito Desafiante) com pelo menos uma jogadora no elenco.