Atualização chega dia 13 de agosto  e traz novos troféus e o retorno do modo punitivo e a adição do Permadeath

The Last of Us Part II traz novidades muito aguardadas pelos fãs da franquia, o já consagrado modo punitivo aumenta a dificuldade do jogo e os recursos dentro do jogo ficam muito mais escaços e raros além da remoção das ferramentas de sobrevivência como o modo Escuta, desativa elementos da HUD.

Para adicionar ainda mais a dificuldade e sensação de sobrevivência será adicionado o modo Morte Permanente, com este modo ativado, os checkpoints são por capítulos ou atos , ou seja, se morrer no dia 1, terá que jogar desde o início daquele dia, sem  respawn, morreu é gamer over gg.

Ambos os modos serão recompensados, com a atualização do modo punitivo e do modo Morte definitiva vem também dois novos troféus: um por completar o jogo com qualquer modo Permadeath ativado, e outro por terminar na dificuldade Punitiva. Os dois troféus adicionados não são necessários para obter o Platina, são somente aditivos e não mandatórios.

Novas ambientações

Além dos dois novos modos ( um nem tão novo assim), a atualização do dia 13 de Agosto contará com uma série de novidades audiovisuais, modificando a experiência do jogo de acordo com o gosto do jogador sendo elas:

  • Cel-shaded
  • 8 bits
  • Noir
  • Sépia

Não é só de punição e dificuldade extra que se faz um fator replay, o jogo contará com novos modificadores como Toque mortal, One Shot, que permitem matar com um só golpe, além da munição infinita, fabricação infinita como os litados abaixo:

  • Mirror World
  • Mirror on Death
  • Slow Motion
  • Bullet Speed mode
  • Infinite Ammo
  • Infinite Crafting
  • Infinite Melee Durability
  • Infinite Listen mode Range
  • One Shot
  • Touch of Death
  • 8-bit Audio
  • 4-bit Audio
  • Helium Audio
  • Xenon Audio

Todos estes modificadores podem ser acessado pelo menu Extras, e são destravados após completar o jogo.

Novas opções e melhorias

Outras novidades incluem a possibilidade de habilitar ou desabilitar o Modo Escuta, ajustar os níveis de Granulação de filme, mais opções de display, melhorias nas opções de acessibilidade. Para quem se aventurar em speedrunning também foi adicionado a habilidade de ser seu tempo de jogo até os segundos nos menús de gravar o jogo, facilitando o rastreamento e verificar as tentativas :

  • Jogos gravados agora mostram tempo de jogo até o segundo
  • Opção de ajuste de Granulação de Filme
  • Opção para desabilitar o Modo Escuta
  • Opção Motion Sensor Function Aiming
  • Opção Arc Throw HUD Display
  • Opção Aiming Acceleration Scale
  • opção Aiming Ramp Power Scale
  • Melhorias de acessibilidade para Ground Zero Encounter, rastreamento de colecionáveis, Modo Escuta melhorado para colecionáveis, e cordas