Na madrugada desta sexta-feira (14) moradores da região sudeste do país – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – receberam uma notificação de terremoto às 02h13, emitida pelo sistema de alertas presente em celulares Android.

O alerta dizia que havia ocorrido um terremoto com magnitude estimada de 5,5 no litoral de São Paulo, próximo à região de Ubatuba. A notificação emitida pelo Google, também mostrava a área de impacto e indicava dicas de segurança para se proteger do ocorrido.

Notificação de terremoto que chegou nos dispostivos Android (Captura: Felipe Freitas)

O caso surpreendeu muitos brasileiros que receberam a notificação, pois eventos sísmicos assim são muito raros no Brasil. Não à toa, conforme amanhecia o assunto foi tomando conta da internet com diversas especulações sobre o ocorrido.

Mas, afinal teve terremoto no Brasil?

Não, o alarme foi dado como falso. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasilia (UnB), negaram a presença de qualquer tremor nesta madrugada.

Além disso, a Defesa Civil da cidade de São Paulo também negou ter emitido alertas sobre o terremoto.

Google desativa sistema de alerta para terremoto no Brasil


Em nota, o Google informou que desativou a emissão de alerta de terremoto nos celulares Android no Brasil após ter emitido alarme falso.

Também vale ressaltar que os alertas emitidos pelo Google, não tem relação com os alarmes enviados pela Defesa Civil (sistema desenvolvido pela Anatel).

Segundo o Google, sua funcionalidade não tem como objetivo substituir outros sistemas oficiais:

"O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas."

Por que terremotos são raros no Brasil?


Nosso país tropical, além de ser bonito por natureza (que beleza) fica posicionado bem no meio da placa tectônica Sul-Americana, longe das bordas de outras placas (onde ocorrem os abalos sismicos).

Os terremotos mais fortes acontecem nas regiões onde há atrito (choque) entre placas tectônicas.

Mas, isso não significa que nunca tivemos terremotos no Brasil. Em 2024, por exemplo, tivemos registro de 108 terremotos em território brasileiro. Mas, a maioria deles foi completamente imperceptível.

Qual foi o maior terremoto do Brasil?


O maior terremoto registrado no Brasil foi em 2015 no Acre, próximo à região de Tarauacá com magnitude estimdada de 6.6.

Na época, a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) detectou o abalo sísmico a mais de 600km de profundidade e, apesar da intensidade, não houve registros de danos.

Ufa! Dessa vez foi por pouco, hein? Acompanhe o Nerdweek para ficar por dentro das principais noticias!