Com criação e direção geral de Roberta Marques, a série “Meninas do Benfica” estreia no Canal Brasil na quarta, 02/03, às 19h45. Ambientada em Fortaleza, em junho de 2013, a série conta a história de Sandra (Larissa Goes), Iara (Amanda Freire), Keyla (Lua Martins) e Andrea (Ariza Torquato), quatro amigas recém-formadas em Comunicação Social que têm juntas um canal do YouTube, o Meninas do Benfica. A direção de episódios é de Roberta Marques e Luciana Vieira e a produção executiva de Maurício Macêdo e Isabela Veras.
Enquanto as manifestações mobilizam milhares de jovens em todo o país, na capital cearense, as quatro amigas estão nos preparativos da última transmissão do canal, um projeto que as uniu desde o primeiro ano da faculdade. Por quatro anos, as melhores amigas debateram e discutiram ali tudo o que lhes atravessava.
Contagiadas pelas "Jornadas de Junho", as quatro vão às ruas. Tomadas por uma nova consciência política, as amigas se vêem diante de grandes dilemas existenciais e da emergência em amadurecer. Nesse caminho, Sandra, Iara, Keyla e Andrea vão descobrir que a política se faz em todos os momentos - não só nas eleições. Elas vão entender que faculdade da vida está apenas começando. E que o Canal Meninas do Benfica tem uma importância imensa para elas, para a cidade, para o Brasil.
“Meninas do Benfica é uma série de protagonismo feminino na frente e por trás das câmeras. Esse olhar, o female gaze, não pode ser mais apagado, deletado, excluído, muito pelo contrário, estamos aqui para ocupar os espaços com nossas ideias, filmes e séries. Meninas do Benfica é o que chamo de "equatorial feminino”, um Nordeste bem diferentão!”, comenta a diretora Roberta Marques.
Meninas do Benfica (8X40’) (2022)
Estreia: Quarta, 02/03, às 19h45
Horário: Quartas, às 19h45, dois episódios em sequência
Horários alternativos: Sexta, 04/03, às 16h15; domingo, 06/03, às 11h; e segunda, 07/03, às 13h45
Classificação etária: 14 anos
Criação e Direção Geral: Roberta Marques
Elenco: Larissa Goes, Ariza Torquato, Amanda Freire e Lua Martins
Sinopse: Junho de 2013. Brasil em ebulição: as manifestações mobilizam milhares de jovens em todo o país. Em Fortaleza, Sandra, Iara, Keyla e Andrea, as quatro amigas recém formadas em Comunicação Social, vão às ruas com o desejo de mudar o país. O que elas vão descobrir é que suas vidas serão mudadas para sempre.
Ficha Técnica:
Criação e Direção Geral: Roberta Marques
Direção de Episódio: Roberta Marques e Luciana Vieira
Produção Executiva: Maurício Macêdo e Isabela Veras
Produção: Latitude Audiovisual
Coprodução: Moçambique Audiovisual
Direção de Fotografia: Lílis Soares
Direção de Arte: Patrícia Passos
Montagem: Luisa Marques e Victor Costa Lopes
1ª assistente de Direção: Maria Clara Escobar
Direção de Produção: Muniz Filho
Figurino: Sarina Sena e Ton Martins
Maquiagem: Elen Barbosa
Som Direto: Márcio Câmara e Lênio Oliveira
Supervisão Musical: Mona Gadelha
Desenho de Som: Lucas Coelho
Mixagem: Lucas Coelho e Arno Willemstein
Colorista: Pedro Dulci
Produção e Preparação de Elenco: Andreia Pires
Elenco
Sandra: Larissa Goes
Andrea: Ariza Torquato
Iara: Amanda Freire
Keyla: Lua Martins
Bete: Luciana Marques
Danilo: Vinicius Cafer
Armando: Leo Porto
Maurício: André Ximenes
Clarice: Natasha Faria
Roberto: Klístenes Braga
Alessandra: Ana Luisa Rios
João Guilherme: Levy Mota
Avó de Sandra: Edneia Tutti
Avô de Sandra: Manuel Osdemi
Governador Fernando: Luiz Vianna
Pai de Iara: Kennedy Saldanha
Sinopses por episódio
Episódio 1
Fortaleza. Junho de 2013. Em clima de despedida, Sandra, Iara, Andrea e Keyla se preparam para a formatura da turma. Na TV e nas redes sociais as notícias das manifestações no sudeste do país. Uma situação extrema provoca a mudança repentina no discurso de formatura de Sandra.
Episódio 2
O discurso de formatura de Sandra viraliza nas redes sociais. Conectadas e contagiadas com a amplitude nacional das Jornadas de Junho, as quatro amigas decidem ir às ruas de Fortaleza participar dos protestos.
Episódio 3
Pressionada por sua família, Andreia precisa tomar uma difícil decisão sobre o seu futuro. Keyla tenta pautar os desdobramentos da manifestação no jornal em que trabalha e Iara busca o paradeiro de Sandra.
Episódio 4
As quatro amigas viajam para um sítio, mas parecem ter dificuldade de relaxar frente aos seus dilemas particulares. A viagem é interrompida por uma notícia urgente envolvendo a família de Iara.
Episódio 5
Sandra, Andrea e Iara usam o canal Meninas do Benfica para denunciar um projeto de remoção na comunidade onde Iara nasceu. Em protesto, elas criam um movimento de ocupação. Uma TV local faz cobertura tendenciosa expondo negativamente Sandra e Iara.
Episódio 6
O Governo tenta dialogar com a comunidade e visita a ocupação. Iara desconfia que as promessas sejam falsas e desconta sua frustração em Sandra. Keyla se sente desiludida ao perceber a parcialidade da linha editorial do jornal em que trabalha. Andrea se impõe diante de seus pais.
Episódio 7
A ocupação na comunidade tenta resistir. Sandra é atacada por haters nas redes sociais. Andrea sugere renovar o canal Meninas do Benfica para limpar a imagem de Sandra, utilizando-se de uma importante descoberta de Keyla.
Episódio 8
As Meninas do Benfica optam por uma forma de comunicação independente e ousada. Unindo arte, performance, música e jornalismo, a live das meninas atravessa o Benfica e se propaga pela cidade.