Esta análise contém spoilers (apesar que, se você jogou o jogo original, nem tem tanto spoiler assim).

De acordo com as estatísticas do site residentevil.net, 79% das pessoas optam por iniciar o jogo com o Leon. Eu preferi começar com a Claire (por que ela é foda).

Para nossa análise mais completa do jogo, confira aqui.

Claire Redfield

O jogo começa com a Claire indo até Racoon City atrás de seu irmão Chris, do qual ela não tem notícias há algum tempo. Ela começa a perceber que algo está errado quando para em uma conveniência de um posto de gasolina e não tem ninguém lá. Essa é a deixa do jogo para começar a te ensinar os comandos do jogo, e seu primeiro puzzle para resolver: conseguir a chave para escapar da conveniência. Escapando da conveniência ela conhece Leon e os dois seguem juntos para Racoon City, mas acabam se separando e combinam de se encontrar na delegacia. Bem, desviando de alguns zumbis, você chega na delegacia e vai explorar o local. Depois de tentar ajudar um policial a passar por uma fenda estreita de uma porta e só puxar a parte de cima dele, você consegue um caderno de anotações.

Por enquanto ainda não há tantos zumbis assim, e você consegue desviar da maior parte. Você então conhece Marvin (a.k.a o chefe de Leon) que te dá uma faca de combate e algumas orientações de como fugir da delegacia. Pois bem, lembra aquele caderno? Lá tem as dicas para você resolver o puzzle da estátua da deusa: você precisa investigar a delegacia e achar 3 medalhões para abrir um caminho para fora da delegacia. Depois de explorar a delegacia (e fique tranquilo se você não conseguir explorar tudo, algumas áreas são exclusivas para o Leon), re-encontrar o Leon e se separar dele de novo (ele ainda está fora da delegacia), ver Marvin virar um zumbi, e conseguir os três medalhões; você finalmente consegue abrir um caminho para sair da delegacia.

Esse caminho te leva ao subterrâneo da delegacia, onde você encontra uma garotinha que está fugindo de algo, que está atrás de você. E aí vem sua primeira Boss Fight do jogo, contra um zumbi/monstro. Chefão derrotado, você e a garotinha, que se chama Sherry, chegam no estacionamento para tentar escapar da delegacia. Um ser aparece e “sequestra” Sherry. Lá vai você tentar achar um cartão de estacionamento para conseguir sair de lá e tentar resgatar a menina. Você eventualmente descobre que esse ser é o chefe de polícia da cidade. Eventualmente você vai chegar ao escritório dele, onde está o cartão necessário para sair do estacionamento.

Você precisa de 2 componentes elétricos para consertar a fechadura. Uma está em um depósito, mas a outra está na torre do relógio, e claro que não vai ser tão simples assim pegá-la. Um dos motivos que não vai ser tão simples é que o jogo vai tirar as rodinhas de treino, e um ser gigante que não morre por nada na face da terra vai ficar te perseguindo. O tempo inteiro. Lembram do Tirano do jogo original? É ele mesmo.

Esse ser maldito não morre, nem gaste suas balas. Você normalmente consegue correr mais rápido do que ele, então dá para escapar. Se você não tiver como escapar atire nele até atordoá-lo e saia correndo (se você conseguir tirar o chapéu dele com um tiro, dá o melhor achievement do jogo). Dá pra saber quando ele está chegando perto de você por que 1) você ouve os passos pesados do monstrengo; 2) a música do jogo muda e fica creepy as fuck. Depois de muito fugir desse maledeto, você consegue todas as peças que precisa e finalmente coloca suas mãozinhas no cartão de estacionamento. E nesse momento o telefone toca. Quem está te ligando? O sequestrador. E então o jogo muda de ponto de vista.

Você agora controla Sherry, que está presa no orfanato da cidade, e vai tentar escapar de lá. Sem zumbis aqui, apenas um chefe de polícia nojento. O segredo aqui é ficar agachada e tentar não fazer barulho para escapar dele. Quando finalmente parece que você não tem mais para onde ir, você volta para a Claire.

Escape do Tirano (de novo), de zumbis e cachorros zumbis, e vá até o orfanato, onde o chefe Irons teve um final não muito agradável. Dentro do orfanato há uma alçapão que te leva para o subsolo, onde você encontra Sherry. Do nada, o Tirano surge de novo para te perseguir. Já falei que odeio esse ser? Quando parece que ele vai te pegar, aquele primeiro Boss, que você acha que derrotou, aparece novamente, e mata o Tirano. Já foi tarde. Detalhe, Sherry chama o monstro de “papai”.

Mas claro que vai acontecer mais coisa. Conhecemos a mãe da Sherry, Annette; uma das cientistas responsáveis pela criação do vírus que causou todo esse apocalipse; e que aparenta não ser uma pessoa muito maternal. Após descobrir que sua filha está infectada pelo vírus G, ela faz o que toda mãe faria: prende a filha. Lá vai você salvá-la novamente. Os esgotos tem várias salas e canais para explorar, vários zumbis-monstros, e um puzzle com peças de xadrez que é um porre para resolver. Quando parece que você vai finalmente resgatar a mocinha, aquele monstro que você já derrotou antes aparece novamente. E mais “evoluído” e difícil de matar. Resgate Sherry. A única chance da pequena é o antídoto que está no laboratório da Umbrella. E lá vamos nós para o laboratório.

Explore o laboratório, destrua plantas zumbis, descubra um pouco mais sobre a pesquisa que estava sendo realizada ali, e consiga uma pulseira de identificação de nível executivo que te permita ir até a ala oeste, onde está o antídoto. Conseguiu o antídoto? E lá vem boss fight de novo. E contra o mesmo monstro que você já derrotou duas vezes. Esse troço realmente não morre.

Bem, leve o antídoto para a Sherry, descubra que Annette não é uma mãe tão desnaturada assim, ela morre, e você vai tentar escapar com a Sherry. Claro que aí vem uma mensagem de: “retirada não autorizada de amostra de vírus. Iniciando protocolo de autodestruição”. Hora de escapar do laboratório, e você só tem 10 minutos para fazer isso. Quando você finalmente chega em um vagão de trem (e tem uma conversa com Leon), quem aparece novamente? O papai da Sherry. Lute com ele novamente e o derrote antes que a contagem regressiva acabe. Monstro derrotado, o vagão de trem vai embora, Leon aparece e todos são felizes para sempre.

Só que não. A última cena que aparece é algo tentando abrir a porta do vagão.

Leon S Kennedy

A história se passa em paralelo com a da Claire. O jogo começa do mesmo jeito, com cenas mais curtas (afinal, já vimos tudo isso), até a parte em que a Claire encontra com o Leon novamente (ela dentro da delegacia e ele fora). A partir daí o jogo do Leon começa.

Você entra na delegacia em um lugar diferente que a Claire entrou. O interessante nesta parte é que coisas que aconteceram na playthrough da Claire aparecem na do Leon. Lembram daquele policial que a Claire tentou ajudar e saiu só a parte de cima? Neste jogo com o Leon ele já aparece como um zumbi. Marvin já é um zumbi aqui. O caderno com as anotações das dicas do puzzle da estátua? Tem uma página rasgada e suja de sangue.

Os puzzles são basicamente os mesmos, porém com resoluções diferentes. Nesta parte tem um pouco mais de zumbis, e sabe quem aparece antes? O Tirano. Evite ao máximo seguir pelo corredor do escritórios dos S.T.A.R.S. em direção a lavanderia. A hora que você fizer isso, ele aparece. E não para de te perseguir.

Puzzle da estátua resolvido, vá para o subsolo e enfrente William. Derrote-o e vá para o estacionamento. Claro que vai precisar de um cartão de estacionamento para conseguir ir embora. Nisso, Leon é atacado por um cão zumbi, e alguém atira no cão. É uma mulher que se identifica como sendo do FBI e mandando Leon ir embora da delegacia. Vá até a prisão, encontre um jornalista que está preso em uma cela, converse com ele e o veja sendo morto pelo Tirano que está do outro lado da parede. Encontre a moça do FBI novamente e descubra que ela se chama Ada. Perceba que o corpo tem o cartão do estacionamento que você precisa. Hora de abrir a cela. Você também vai precisar de dois componentes elétricos para conseguir fazer isso. Hora de fazer o puzzle da torre do relógio novamente. Com o tirano te perseguindo novamente. Além de zumbis, lickers e afins.

Conseguiu os componentes? Abra a cela, pegue o cartão de estacionamento, leia o bilhete onde Ben (o jornalista) diz que o Tirano foi mandado pela Umbrella para acabar com as testemunhas, fuja do Tirano e vá para o estacionamento. Quem aparece novamente? Se você disse Tirano, acertou. Ele destrói uma parede e te pega pelo pescoço. Do nada, um caminhão da SWAT pressiona ele contra a parede. Quem sai do caminhão? Ada; que faz questão de te lembrar que é a segunda vez que ela salva sua vida. Hora de sair do estacionamento. Vá para a loja de armas Kendo e conheça o dono e sua filha que em breve vai virar um zumbi. Leon decide que quer descobrir o que está acontecendo e parar quem está por trás disso. Siga para os esgotos e fuja de um crocodilo gigante. Siga em frente e encontre Annette Birkin; que começa a atirar contra eles, Leon pula na frente da Ada e toma um tiro no ombro.

Assim como na playthrough com da Claire você jogou com a Sherry, na do Leon você joga com a Ada, perseguindo Annette; até que você entrar em um incinerador e Annette te prende lá. Você tem um minuto para escapar. Escape do incinerador e vá atrás dela novamente. E é claro que Ada vai acabar machucada na mesma sala onde Sherry ficou presa.

E voltamos para Leon, que se recuperou um pouco de ter levado um tiro, e vai procurar Ada. Hora de resolver o mesmo puzzle de peças de xadrez da parte da Claire, com uma solução diferente, é claro. Puzzle resolvido, lute contra William novamente, Ada salva, vamos para o laboratório da Umbrella, para pegar a amostra do vírus que Ada precisa para montar um caso contra eles. O laboratório é basicamente a mesma coisa, porém assim que você pega o vírus, você ativa o processo de autodestruição. Saia da ala Oeste, lute contra William de novo, descubra que Ada na verdade é uma mercenária. Confronte-a e veja ela aparentemente cair para sua morte.

Hora de escapar do laboratório e a contagem regressiva já começou. 10 minutos. Converse com a Claire, continue tentando escapar desviando de zumbis, plantas zumbis e do Tirano.Só que uma hora não dá mais para fugir dele. Você vai ter que lutar. E como você mata alguém que não morre? Bem, agora é a hora de usar as suas balas, granadas; até que do nada aparece um foguete anti-tanque. Um tiro disso e bye-bye Tirano. Continue fugindo até chegar em um trem que está indo embora e suba nele. Encontre Sherry e Claire. Lembra do algo tentando abrir a porta? Leon vai até o último vagão investigar e o que ele encontra? WIlliam, que não morreu ainda. Última boss fight do jogo. William derrotado, jogo acaba com Sherry, Leon e Claire andando por uma estrada depois de escapar de Raccoon City.