Alexandre "Gaules" emitiu em seu Twitter um pedido de desculpas sobre o ocorrido na competição!

Gaules resolveu se pronunciar hoje (13) depois de se envolver em uma partida polêmica entre  Chaos e a MIBR. A última equipe foi derrotada com performances que, apesar de excelentes, levantaram suspeita de hack.

Confira abaixo:

Entenda o caso "Gaules"

Entre os dias 22/06/2020 e 05/07/2020 tivemos o torneio cs_summit 6 online, que aconteceu tanto para as regiões da América do Norte quanto para a Europa e contou com a participação de algumas equipes brasileiras na região NA, como a Furia, Yeah Gaming, MIBR e a Team oNe. Obter uma boa classificação nessa competição era primordial para os times já que o torneio da pontos para o Ranking Regional do Major (RMR, em inglês) que acontecerá no Rio de Janeiro.

MIBR, Team oNe e Yeah Gaming participaram do qualificatório que dava vaga aos grupos e foi justamente nesse qualificatório que as suspeitas de que dois jogadores da Chaos estavam utilizando algum tipo de trapaça em suas miras de forma que eles sabiam o posicionamento dos adversários, gerando assim uma vantagem no confronto.

Mesmo sem ter direito a transmissão do evento, Gaules esteve o tempo todo em sua live acompanhando a partida pela plataforma hltv. Com o decorrer dos rounds ele foi recebendo clipes feitos pelos telespectadores sempre que havia uma jogada suspeita pelos jogadores da Chaos.

Ao final do confronto entre MIBR 1 x 2 Chaos, ele convidou alguns ex jogadores de CS e o Youtuber/Streamer Murilo RT, tido dentro da comunidade do Counter Strike como um especialista na avaliação se um jogador está ou não trapaceando. Durante toda a análise foi tido como um consenso de que as jogadas estavam realmente suspeitas e foi aguardado um posicionamento da direção da competição a respeito dos jogadores.

A direção informou apenas que o programa que é utilizado para detectar se um jogador estava ou não usando algum programa ilegal para trapacear, não detectou nada a respeito e, portanto, o torneio continuaria normalmente. Vale ressaltar que na partida entre Team oNe 1 x 2 Chaos que ocorreu minutos depois também foram gerados clipes tido como suspeitos para o uso de trapaça.

Gaules, por ser um dos maiores se não o maior Streamer brasileiro, ao expressar sua opinião sempre deixou claro que se tratava sobre o seu ponto de vista. Porém, alguns de seus seguidores chegaram a ameaçar os jogadores envolvidos e até a organização. O principal jogador envolvido, Nathan "Leaf" Orf, de 16 anos, chegou a inativar seu Twitter por medo dessas ameaças.

O jornalista estadunidense Richard Lewis publicou um artigo no site Dexerto no qual ele opina dizendo que a postura tida por Gaules foi como um incentivo para afirmar que houve sim o uso de programa de trapaça, ocasionando, assim, que alguns de seus seguidores tivessem essa postura agressiva. Caso queira ler o artigo completo, o link está logo abaixo.

Gaules se pronuncia

Logo no início da noite Gaules postou em seu Twitter uma nota tanto em português quanto em inglês pedindo desculpas sobre o ocorrido e que em momento algum sua intenção foi incitar o ódio. Confira o tweet abaixo:

Abaixo estão alguns clipes feitos durante a live sobre os jogadores envolvidos.

Não deixe de acompanhar o NerdWeek para mais notícias do mundo dos e-Sports.