A jornada semanal foi testada na Microsoft situada no Japão, conhecido por ser um dos países com maior excesso de trabalho!

A Microsoft do Japão decidiu testar um novo modelo em um país conhecido pelo seu nível excessivo de trabalho. Após adotar a medida de trabalhar apenas 4 dias na semana, a empresa apresentou um faturamento 40% superior do que em períodos anteriores.

Chamado “Desafio de Escolha Vida-Trabalho do Verão de 2019” (em tradução livre), durante todo o mês de agosto, os funcionários tiraram as sexta-feiras de folga e ainda recebiam o pagamento regularmente.

Além disso, a empresa também decidiu encurtar as reuniões para 30 minutos apenas, e muitos funcionários puderam comparecer à reunião de forma digital, sem a necessidade de estar presencialmente na reunião.

A empresa ainda gerou um relatório mensal, publicado em seu site oficial, no final de outubro, o qual 92% dos empregados disseram sentir-se satisfeitos com a jornada semanal de quatro dias.

A Microsoft conseguiu um feito!

O teste da Microsoft será realizado também no inverno

O teste, realizado em agosto, foi um sucesso porque também reduziu os custos na Microsoft no Japão. Com quedas de 23% no consumo de eletricidade e 59% no número de páginas impressas em comparação com agosto de 2018, segundo o relatório, a empresa conseguiu um feito.

A maior preocupação dos gestores, no entanto, tem sido que os consumidores possam sentir-se incomodados com essas novas atitudes. Porém os números não mentem, a prática foi benéfica para a empresa como um todo.

A empresa também planeja realizar outra ação semelhante no inverno, a qual os funcionários, no entanto, não irão receber nos dias de folga, porém serão incentivados a folgarem por conta própria, para uma maneira mais flexível e inteligente de trabalharem.

Fonte: BBC