Nesta última quinta-feira (18) o evento Xbox Developer Direct da Microsoft anunciou diversos detalhes sobre os principais jogos que estão em desenvolvimento para Xbox em 2024. Durante a transmissão, os estúdios por trás dos jogos compartilharam o trabalho que eles têm realizado em novos títulos que logo estarão disponíveis para consoles, PC e no Xbox Game Pass.

Entre os títulos apresentados no Developer Direct, temos: Avowed, Senua’s Saga: Hellblade II, Ara: History Untold, Visions of Mana e Indiana Jones. Nesta matéria, confira as principais informações sobre cada título e suas respectivas previsões de lançamento!

1. Avowed

Avowed é um RPG de fantasia em primeira pessoa desenvolvido pela Obsidian Entertainment. O game se passa em uma ilha misteriosa chamada “Terra viva”, este lugar é conhecido por sua natureza mágica e selvagem, no entanto, há um grande mal que atinge as raízes desta terra.

É aqui onde os jogadores vão vivenciar verdadeiros desafios enquanto exploram esse mundo que pode ser ao mesmo tempo perigoso e maravilhoso.

Em Avowed, os jogadores têm à disposição diversas ferramentas de combate, assim como outros jogos do gênero RPG. Mas, o diferencial aqui, é que você pode optar por combinar diferentes táticas de combate usando espadas, arcos, feitiços, escudos e até mesmo armas para lutar como quiser.

A narrativa do jogo está entrelaçada com a exploração. Para descobrir o que está acontecendo na ilha, os jogadores devem conversar com os NPCs e tomar decisões que podem ajudar durante a investigação. Em cada encontro você pode tomar diferentes decisões e moldar sua própria jornada dentro da ilha.

O mapa do jogo é realmente fantástico. Segundo os desenvolvedores, “a ideia é que o mapa possa oferecer experiências emocionais complexas para os jogadores, como se você realmente estivesse explorando um mundo mágico”. Avowed estará disponível para console, PC e nuvem através do Xbox Game Pass.  

Data de lançamento: Outono de 2024.

2. Senua’s Saga: Hellblade II

Em Senua’s Saga: Hellblade II podemos observar o crescimento de Senua como protagonista. Nesta sequência, também desenvolvida pela Ninja Theory, a protagonista enfrenta a fúria dos Vikings, e para isso ela deverá lutar não só contra inimigos poderosos, mas também contra a sua própria sanidade.

Tal qual no primeiro jogo, a narrativa é focada na perspectiva de Senua. Durante a sua jornada, a protagonista precisa desafiar a sua compreensão de mundo através de quebra-cabeças e experiências de psicose que afetam a sua percepção. Tudo isso, estará combinado com um estilo de combate brutal e visceral que acontece em meio a belas paisagens da Islândia do século X.

De acordo com os desenvolvedores, “a ideia é que a cada combate os jogadores se esforcem para escapar de situações e fiquem com aquela sensação de ‘eu sobrevivi a isso’ em cada passo da jornada”.

A sequência de Hellblade tem se esforçado para tornar a experiência dos jogadores mais imersiva e profunda de forma a atraí-los para a história de Senua. Nesse sentido, é interessante que um dos diferenciais do jogo está na construção de espacialidade através do áudio espacial que torna tudo mais vivido ao redor do jogador, inclusive, às vozes na cabeça de Senua.

Atualmente, Senua’s Saga: Hellblade II já está disponível para pré-instalação no Xbox Game Pass e lista de desejos na Steam agora.

Data de lançamento: 21 de maio de 2024.

3. Ara: History Untold

Ara: History Untold está evoluindo o gênero “Grand Strategy” como uma homenagem aos jogadores de jogos de estratégia, históricos e 4x. Trata-se de um jogo de estratégia histórico, algo como Katan, ou Age of Empires. No entanto, o game desenvolvido pela Oxide Games procura desafiar algumas noções preconcebidas em jogos desse gênero.

Inspirado em culturas e sociedades ao longo da história humana. Ara é como se fosse uma tela em branco para os jogadores pintarem a sociedade. Afinal, cada começo e escolha de nação muda completamente a perspectiva do jogador sobre a história da humanidade.

Seus personagens são inspirados em figuras históricas e influentes. O mundo dos jogadores é guiado através das escolhas que eles fazem durante a gameplay.

Para vencer um jogo em Ara, os jogadores precisam construir uma nação verdadeiramente influente e impressionante, isso é medido pelo sistema de prestígio onde os jogadores têm a oportunidade de decidir qual líder eles desejam ser para aquela nação.

Outro diferencial, está no combate estratégico entre jogadores. Isso porque Ara conta com um sistema de turnos simultâneos. Isso significa que as jogadas se resolvem ao mesmo tempo, ou seja,  os jogadores têm o benefício de navegar na incerteza enquanto tentam prever e planejar jogadas mais estratégicas. Ara: History Untold será lançado para console, PC e no Xbox Game Pass.

Data de lançamento: Outono de 2024.

4. Visions of Mana

Visions of Mana certamente foi uma das maiores surpresas da transmissão. Isso porque a série Mana é uma das franquias mais aclamadas do estúdio Square Enix e além disso, algo mais especial é que esta é a primeira vez que um jogo da franquia chega para as plataformas Xbox.

A série ‘Mana’ começou como Final Fantasy Adventure em 1991, e de lá para cá, foram produzidos ao todo 17 títulos da franquia. Cada jogo apresenta algo diferente sobre o poder da Mana e a lendária espada Mana, sempre com um elenco peculiar de personagens e trilha sonora memorável.

Visions of Mana é um jogo single player em estilo RPG de ação. Neste jogo, você será Val, um jovem curioso e hábil lutador que embarca junto a sua melhor amiga de infância em uma jornada até a ‘Árvore Mana’ com o objetivo de rejuvenescer o fluxo do poder mana.

Como Val, os jogadores deverão explorar vastas áreas do mundo expansivo, enfrentar monstros poderosos e descobrir segredos. O combate do jogo oferece diversas opções para você lutar de maneira criativa usando armas ou magia. Inclusive, o combate aéreo oferece ainda mais ferramentas para os jogadores escaparem de situações de forma rápida, estratégica e satisfatória.

Outro diferencial, está na trilha sonora do jogo. De acordo com os desenvolvedores, a trilha sonora segue o padrão da série Mana, capturando a magia das partituras anteriores e compositores apaixonados. Toda a trilha sonora do jogo foi gravada por uma orquestra e isso traz um diferencial  que potencializa as transições entre momentos de exploração e batalha.

Em suma, este game representa todo o trabalho de mais de 30 anos da Square Enix em um jogo repleto com tudo o que faz a franquia ser única. Visions of Mana estará disponível para Xbox Series X|S e no Windows PC.

Data de lançamento: Inverno de 2024.

5. Indiana Jones

A revelação de Indiana Jones e o Grande Círculo foi a maior surpresa da transmissão. A nova jornada do lendário arqueólogo está em desenvolvimento pela equipe premiada Machine Games, responsável por outros títulos como Wolfenstein.

Além disso, o jogo está sendo desenvolvido em parceria com a Lucasfilm Games e a produção executiva de Todd Howard, da Bethesda Game Studios. Então, temos aqui um enorme projeto.

Historicamente, o jogo é ambientado entre a “Caçadores da arca perdida” e “A Última Cruzada” sendo assim uma ode aos fãs da franquia de filmes. No entanto, as homenagens não param por aí:

Exploração de ruínas, combates estratégicos e cenários deslumbrantes definem o que será parte da experiência em Indiana Jones e o Grande Círculo. O jogo alterna a perspectiva do jogador entre primeira e terceira pessoa, aumentando a imersão em diversos momentos enquanto você coleta pistas, escapa de armadilhas e desfere várias chicotadas.

De acordo com os desenvolvedores, houve um grande esforço para captar a essência emblemática de Indiana Jones e mostrar tudo o que torna ele um protagonista único.

Diversas vezes durante o jogo, Indie precisa desvendar puzzles e armadilhas para escapar de situações de maneira inteligente — “A experiência mais autêntica de Indiana Jones que poderíamos fazer é aquela onde o jogador precisa pensar primeiro”.

Em combates, você sempre tem muitas opções para solucionar situações. Claro, você sempre pode optar por usar seu revólver ou alguma arma roubada de um guarda, mas, sempre há o caminho Indie de resolver a situação criando soluções inteligentes, como:

Tomar outro caminho pelo cenário para contornar inimigos, observar a patrulha inimiga e tirar vantagem dela, ou usar ferramentas que estão à sua disposição como o chicote. Além disso, os mapas oferecem uma experiência bem ampla e tudo pode se tornar um segredo em potencial, então, quanto mais você procura, mais você descobre em Indiana Jones.

Por fim, a trilha sonora foi totalmente produzida por uma orquestra e pensada para diferentes momentos do jogo. Algo que é bem marcante em outras obras da Lucasfilms como nos jogos de Star Wars.

Indiana Jones e o Grande Círculo chega este ano ao Xbox SeriesX|S e PC, e estará disponível no Game Pass logo no primeiro dia.

Data de lançamento: 2024.