Isto Edições está lançando seu primeiro livro traduzido e ele vem da Espanha: o livro Sonetos do amor obscuro, que García Lorca iniciou a escrever em 1935 inspirado por sua relação com Rafael Rodríguez Rapún ("amor de minhas entranhas, viva morte").

Uma relação problemática mas duradoura, que acabou no início da Guerra Civil Espanhola com o assassinato de Lorca.

Os poemas permaneceram arquivados com a família do poeta, que só permitiu a publicação em 1984 (sendo uma obra importante do mais influente poeta espanhol do século XX, esse foi um grande esforço).

A publicação está em campanha de pré-venda com recompensas diversas aos apoiadores na plataforma

Catarse. Saiba mais e contribua: www.catarse.me/sonetos_lorca

QUEM FOI LORCA?

García Lorca foi um dos expoentes da cultura espanhola, poeta e dramaturgo, fez parte da chamada "Geração de 27". Foi colega e amigo de nomes como Salvador Dalí, Luis Buñuel, Luis Cernuda, Manuel de Falla, Vicente Aleixandre, Margarita Xirgu, Pablo Neruda, dentre muitos outros. Com Dalí manteve estreita relação (amistosa, literária, pictórica, quase-amorosa), de mútua influência artística durante os anos 1920.

No teatro, escreveu diversas peças, encenadas por atores importantes da época, na Espanha e também na América do Sul. Entre seus trabalhos para os palcos destacam-se a chamada "Trilogia da terra": Bodas de Sangue, Yerma e A Casa de Bernarda Alba.

Na poesia, seu primeiro livro foi publicado em 1921 (Libro de poemas), que foi seguido de alguns outros ao longo dos anos. Em 1928 veio seu maior êxito até então, o Romancero gitano. Dois dos seus principais trabalhos, no entanto, só foram publicados após sua morte: Poeta en Nueva York e Diván del Tamarit.

Lorca foi também conferencista, desenhista, músico, diretor de um grupo de teatro (La Barraca). Logo no início da Guerra Civil Espanhola ele estava em sua cidade natal, Granada (justamente uma das primeiras dominadas pelos golpistas fascistas que vão vencer a guerra depois). Procurado pelas milícias assassinas que rondam a região, ele se esconde, mas é encontrado, preso (sequestrado) e fuzilado. Ele tinha então 38 anos e seu corpo nunca foi encontrado.