A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os dados de faturamento do mercado de franquias em 2018, apontando um crescimento de 7%, somando R$160 milhões. No ranking das 50 maiores franquias do Brasil está a Piticas, uma das maiores fábricas de vestuário especializada em cultura pop do país. Inserida no mercado de franquias desde 2011, ocupa a 46ª posição, com 311 unidades até novembro de 2018. No mesmo mês, outras 12 franquias foram abertas, seguidas de 8 novos franqueados em dezembro.

Os números mostram também que houve um aumento de 8% na taxa de empregabilidade no mercado de franquias. A Piticas já emprega mais de 500 funcionários que trabalham em três turnos e vê no crescimento do setor uma abertura ainda maior para a contratação. A empresa possui uma fábrica de 11 mil m² e, diferentemente de muitas marcas brasileiras que encomendam a manufatura de seus produtos na China, tem produção 100% nacional, com absoluto controle de processos, desde a fabricação dos tecidos até a administração das franquias.

A expectativa da marca é chegar a 400 pontos de venda com a expansão de lojas, quiosques e diversidade de produtos oferecidos, como a recente parceria firmada com a Funko, empresa americana que fabrica figuras colecionáveis da cultura pop.

A meta é abrir 85 unidades por ano entre lojas e quiosques, aproveitando a alta da internacionalização do setor em que, de acordo com a ABF, 145 marcas já estão presentes em mais de 100 países. Segundo Felipe Rossetti, sócio-fundador da Piticas, a companhia tem um planejamento que prevê a abertura de unidades no exterior, começando por Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, EUA e Portugal, chegando a 30 lojas abertas no mercado internacional até o final de 2020.

Para empreendedores do ramo de franquias, a ABF apontou que o mercado deve crescer de 8% a 10% em faturamento em 2019, na comparação com o ano anterior, e uma previsão de aumento de 5% no que diz respeito a empregos.

“A expansão da marca, com novos franqueados, é um demonstrativo de que a demanda desse mercado aumentou. Estamos realmente satisfeitos com os resultados colhidos ao longo desse período. Esse ano, nosso foco está em aumentar a lucratividade do franqueado com novos produtos, além de chegar a 400 unidades”, explica Felipe.