Entidade já impactou mais de 1,8 milhão de vidas em 12 países e segue seu propósito ao lado de grandes multinacionais, como Meta, Microsoft e Petrobras, e chancela de influenciadores como Alok e Márcio Garcia.

Rodrigo Baggio percebeu, ainda adolescente, o poder que a tecnologia tinha para transformar vidas. Apaixonado pelo tema desde que ganhou do pai um dos primeiros computadores pessoais do Brasil, enxergou um caminho para transformar a realidade que se apresentava quando ele realizava trabalhos de inclusão com pessoas em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro. O sonho de usar a tecnologia como plataforma de mudança deu vida à ONG Recode, voltada a projetos de empoderamento digital, que completa 27 anos em abril de 2022. A entidade já impactou mais de 1,8 milhão de vidas em 12 países e consolidou uma rede com mais de mil centros de empoderamento digital e os números seguem aumentando a cada dia.

Com o objetivo de promover a inclusão digital, a Recode desenvolve metodologias para ampliar o impacto das ações de ONGs, bibliotecas e escolas públicas parceiras que tenham interesse em desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais, estimulando o protagonismo e o potencial da nova geração como agentes de transformação social.

“A Quarta Revolução Industrial amadureceu a percepção de que a tecnologia já faz parte da nossa vida. Realidade virtual, inteligência artificial, machine learning, nanotecnologia e internet das coisas fizeram com que a tecnologia se transformasse em parte indissociável do nosso cotidiano. Por isso, entendemos que se tornou ainda mais necessária a defesa do empoderamento digital e do acesso amplo à tecnologia”, explica Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode.

Grupo de pessoas posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Números

Só em 2020 a Recode arrecadou R$ 7.825.150,25 para pôr de pé 31 cursos de formação 100% online e gratuitos, que atenderam 24.713 pessoas.

Além das trilhas de formação digitais, outros grandes projetos foram realizados como DigiGirlz (parceria com Microsoft), Games4Good (parceria com Meta/Facebook); Janelas Para o Amanhã (parceria com Petrobras); Prepare-se Para Voltar (parceria com Microsoft); Recode Pro, Recode Bibliotecas, e dezenas de eventos internos, como palestras e workshops, sempre online e gratuitos.

Histórias de sucesso

Num universo de mais de 1,8 milhão de pessoas atendidas pelos projetos da Recode, especialmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social, são milhares as histórias emocionantes, de vidas transformadas pela tecnologia. Algumas delas podem ser conferidas nessa seção especial do site da Recode.

Programação

Para marcar os 27 anos de história, a ONG produziu um vídeo manifesto sobre empoderamento digital, as transformações promovidas pelo avanço da tecnologia e como isso escancarou a necessidade de nos recodificarmos.

Acontece também em abril, de 06 a 15 de abril, uma feira de talentos com 360 concluintes do Recode Pro. A ideia é que os novos desenvolvedores full stack sejam entrevistados por empresas e que o evento gere pelo menos 80% de empregabilidade para os formandos.

A celebração do aniversário da Recode ainda contempla o lançamento da edição 2022 do Prepare-se para Voltar, programa em parceria com a Microsoft para pessoas que estão alijadas do mercado de trabalho. Totalmente online e gratuita, a formação abarca sete cursos de tecnologia para abrir novas perspectivas profissionais ou até mesmo capacitar profissionais de outras áreas.

“Ver o que a Recode se tornou é acompanhar diariamente a construção de um sonho. A tecnologia é um caminho poderoso para mudar a realidade das pessoas, e nós trabalhamos incansavelmente para que isso se manifeste de forma diversa e consiga oferecer oportunidades para diferentes perfis de pessoas”, completa Baggio.