Desde quando a série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi anunciada pela Amazon para seu serviço Prime Video, muito se questionou sobre o quanto da obra de J. R. R. Tolkien ia ser mantido na adaptação, quais personagens apareceriam, em que Era ela iria se passar, e se seria jus ao vasto universo que já é tão consolidado na cultura pop.

No entanto, o que vimos, foi uma sucessão de críticas infundadas sobre aparências de atores, quanto a suas etnias e até mesmo suas aspirações. Depois da confirmação de que a série se passaria na Segunda Era da Terra-Média, outra dúvida foi instaurada, já que a maioria das informações sobre esse período não estava necessariamente compilada em um livro, como O Hobbit ou O Senhor dos Anéis.

Muitas dessas informações estão espalhadas em diversos livros, como O Silmarillion, Os Contos Inacabados e inúmeros apêndices de O Senhor dos Anéis. Com essa premissa instaurada, a dúvida era certa: será que a Amazon acertaria em sua adaptação e conseguiria trazer algo digno para os fãs?

Fato é que fã é uma criatura difícil de agradar. Nada que fuja à sua "ilusão" sobre o que é de fato a obra original, não abre espaço para adaptações ou reimaginações. Existem casos em que ele até mesmo ele se blinda de fatos que já eram problemáticos na obra original, mas que acabaram sendo adaptados à risca e nem se dá conta.

Fãs criticavam os filmes da mesma forma como criticam Os Anéis de Poder
Fãs criticavam os filmes da mesma forma como criticam Os Anéis de Poder - Imagem: Prime Video

Críticas justas ou críticas envolvendo gostos estão aí e são válidas, sim. House of the Dragon também traz essa aura de adaptação e arrasta multidões de gente que estão amando ou odiando a adaptação. E até aí tudo bem, trata-se de gosto pessoal.

No entanto, o que difere os fãs de George R. R. Martin dos fãs de Tolkien, é que estes já criticavam as adaptações de seus universos desde quando a trilogia de filmes do Peter Jackson ganharam os holofotes em 2001.

Pensando nisso, a gente resolveu refrescar a sua memória de que, talvez você tenha caído em um Efeito Mandela de que nunca criticaram os filmes anteriores, quando fazendo a comparação da série — comparação injusta, diga-se de passagem, já que filme e série servem a propósitos bem distintos e possuem dinâmicas e formas de evolução narrativa completamente diferentes uma da outra.

Insultos a Peter Jackson vs insultos à Amazon

Assim como os insultos à Amazon hoje em dia, Peter Jackson também foi insultado nos primórdios da produção da trilogia de O Senhor dos Anéis.

Eu sei que esse Peter qualquer que seja o nome dele pode ter licença cinematográfica, mas ESSE CARA NUNCA LEU OS LIVROS!

Os mesmos fãs que criticam os membros da produção da Amazon por nunca terem "lido os livros" e, de alguma forma, enaltece os filmes do Peter Jackson parece esquecer que ele próprio também foi alvo de críticas similares.

PJ parece sentir que suas mudanças são insignificantes e não devem incomodar ninguém. Nossa... que idiota!

Enquanto a Amazon parece ter se esforçado ao máximo para fazer o mínimo de mudanças possível para que críticas como essa não fossem feitas, ainda assim, o período abordado pela série é, de certa forma, nebuloso no próprio universo.

Por que pequenas mudanças para dar maior dinamicidade à narrativa não são bem-vistas pelos fãs? Aparentemente os filmes "bem adaptados" de 2001 também sofreram a mesma retaliação.

Eu sinto que ele pretende fazer isso como seu legado... e está tirando proveito de cada pedaço de publicidade que vale a pena. Quero dizer, ninguém tinha ouvido falar dele (PJ) antes disso! (como diabos ele conseguiu ser o único a fazer isso, eu me pergunto)!

Essa é a melhor delas. Da mesma maneira que a Amazon já foi criticada por tentar deixar seu legado na obra, os mesmos fãs que fazem a comparação com os filmes esquecem que Peter Jackson também sofreu críticas similares.

Aparência dos atores

Esse é um dos melhores tópicos desse artigo, porque hoje em dia, tem-se visto uma gama de comentários criticando a aparência dos atores da série. Mas o que poucos se lembram é que a aparência dos atores da trilogia de filmes também foi criticada 20 anos atrás.

Galadriel

Fãs de Tolkien criticavam Galadriel em 2001
Fãs de Tolkien criticavam Galadriel em 2001 - Imagem: Reprodução

Para alguns fãs, a beleza de Galadriel nos filmes era um fator determinante sobre a personagem. Engraçado que foram as mesmas críticas que a atriz que faz Galadriel na série recebeu. Incrível como nem originais essas pessoas são.

Galadriel nem é tão bonita assim

Elrond

Fãs de Tolkien criticavam Elrond em 2001
Fãs de Tolkien criticavam Elrond em 2001 - Imagem: Reprodução

Se o Elrond da série é, para alguns, "esquisito" ou possui um queixo mais avantajado, em 2001, o problema era ele se parecer demais com os Agente Smith do Matrix. Oras, afinal é o mesmo ator, né? Preocupado eu ficaria se não parecesse.

Eu não consigo olhar para esse Elrond sem ouvir ele dizendo "Como vai falar sem boca, Senhor Anderson?"

Gandalf

Se hoje em dia Ian McKellen é ovacionado pelo seu papel como mago, 20 anos atrás, há quem o criticasse por aparentar uma idade mais avançada.

Olha esse Gandalf gaguejando como um velho senil

Arwen não lutava vs Galadriel não lutava

Se, na Terceira Era, Galadriel está ocupada demais com suas atribuições como Rainha, então a maior conclusão de que as pessoas podem chegar é de que ela não era uma exímia lutadora nos anos anteriores?

Arwen deveria apenas ser uma elfa bonita que senta no Salão de Fogo, não tem falas e Aragons casa com ela no final

Galadriel parece seguir o mesmo arco de Arwen, que, antes de se casar com Aragorn e se tornar rainha, precisou lutar. Mas, não, aparentemente, para os fãs, ela não deveria lutar nem falar, só se casar com Aragorn e pronto.

Para alguns fãs, Arwen não deveria nem ter falas
Para alguns fãs, Arwen não deveria nem ter falas - Imagem: New Line Cinema

Personagem não existe, então está errado

Muito tem se falado sobre personagens da série da Amazon que não existiam nos livros, e ao mesmo que isso não aconteceu nos filmes. Mas quero ver os fãs de Tolkien me apontarem em qual apêndice é descrito Lurtz, aquele Uruk Hai que matou Boromir.

Eu não acho que Lurtz soa como um nome de orc

Hollywood matou o universo Tokien

As críticas à indústria cinematográfica de Hollywood também eram usadas para desmerecer o marketing e o aspecto mais mainstream sobre o filme de Peter Jackson. O mesmo pode ser visto em determinados comentários envolvendo a série. E pode notar: são exatamente as mesmas argumentações de 20 anos atrás.

O politicamente correto matou o universo Tolkien

Sim, meu estimado leitor que teve a paciência de chegar até este tópico. Mesmo em 2001 os fãs criticavam a trilogia de O Senhor dos Anéis, pasmem vocês, por causa do "politicamente correto".

Hollywood corrompe a arte para ganhar dinheiro. Eles precisavam trazer um personagem "politicamente correto" para ter um modelo feminino. Tolkien não era politicamente correto e isso não combina com Hollywood

Eu tenho certeza que você já leu esse mesmo argumento sobre a série da Amazon em 2022. Mas eles são tecidos desde 2001.

Boicote ao filme vs boicote à série

Vendo que seu universo mágico não era adaptado da maneira como ansiavam, muitos optaram por boicotar os filmes. O mesmo ocorre com a série. Já que não existem determinados personagens, o politicamente correto acabou com Hollywood, Galadriel/Arwen não eram descritas como lutadoras nos livros, então qual a principal solução os fãs acharam?

Vamos boicotar!

De acordo com a Variety, Anéis de Poder ultrapassou a marca de espectadores de House of the Dragon. Belo boicote os fãs fizeram.

O Senhor dos Anéis: e daqui a 20 anos?

Olhando para o passado, é possível entender o presente. Fã é um ser chato de ser agradado. Sempre foi. Foi assim na trilogia de O Senhor dos Anéis , na trilogia de O Hobbit (convenhamos, essa realmente é fraca mesmo) e vai continuar sendo para toda e qualquer adaptação envolvendo o universo de Tolkien. O alvo agora é Os Anéis de Poder.

Como Os Anéis de Poder será lembrado daqui a 20 anos
Como Os Anéis de Poder será lembrado daqui a 20 anos? - Imagem: Prime Video

O que não podemos, no entanto, é permitir que comentários racistas ou machistas sejam blindados com a argumentação de que são "a opinião" de alguém — afinal, racismo é crime, e não opinião.

Pode não curtir a série em paz, mas tenha a ciência de que os filmes de 2001 foram severamente criticados pelos fãs com os mesmos argumentos de agora. E veja só: 20 anos depois, a trilogia é enaltecida como a melhor adaptação existente do universo de Tolkien. Será que daqui a 20 anos o mesmo acontecerá com a série?