Durante a Brasil Game Show (BGS) 2022, a Lenovo mostrou que está olhando de perto para as necessidades da comunidade gamer. Sendo uma referência no mercado de tecnologia não só quando o assunto é desempenho, mas também com iniciativas como o projeto “Todo Mundo Joga Junto” que destaca a inclusão como outra necessidade do mercado.

Para entender um pouco mais sobre as ações da marca na feira e descobrir o que esperar para o futuro, conversamos com Luiz Sakuma, Diretor de produtos da Lenovo.

O lançamento da linha Legion certamente foi um divisor de águas no mercado de notebooks. De acordo com Sakuma, o diferencial de trabalhar com um produto voltado para o público gamer, está na paixão e no engajamento que as pessoas têm pelo trabalho que é feito dentro desse mercado.

Lenovo Legion se destaca como notebook de alta performance (Imagem: Divulgação/Lenovo)

Em 2018, a Lenovo começou a trabalhar e atuar de forma mais consistente com o público gamer. Conversar com essa legião de jogadores, tornou ainda mais perceptível a importância e o impacto social que uma marca de tecnologia como a Lenovo desempenha.

Nesse contexto, a equipe da Lenovo percebeu que dentro desse mercado existe uma carência na questão da representatividade. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto “Todo mundo joga junto” que consiste em uma plataforma com o objetivo de criar oportunidades e profissionalizar minorias no mercado de jogos.

Segundo Sakuma, mais de 50% das mulheres e pessoas negras entrevistadas pelo projeto se denominam como jogadores ou gamers. Partindo dessas pesquisas, o projeto começou criando oportunidades para mulheres, pessoas com deficiência (PCD), pessoas negras e também para pessoas da comunidade LGBTQIA +.

No entanto, o projeto não para por aí, a ideia da Lenovo é dar continuidade e inserir cada vez mais novos públicos que não tem tanta visibilidade.

Historicamente, a Lenovo também é uma referência em inclusão social, ao redor do mundo 20% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres. No Brasil, esse número é ainda mais expressivo, sendo mais de 30%. Inclusive, em 2017, a Lenovo recebeu o prêmio Corporate Equality Index da Bloomberg.

Nos últimos anos, os consumidores também têm demonstrado um maior interesse em notebooks com um crescimento de mais 30% de compra em 2020. Partindo disso, a Lenovo tem trabalhado mais neste segmento, levando a tecnologia smart para as mãos de cada vez mais consumidores.

A Lenovo tem trabalhado com marcas como a Intel e a AMD para levar essa tecnologia para cada vez mais pessoas, sem deixar de lado essa preocupação em alcançar aquele consumidor que tem um poder aquisitivo menor.

Sendo assim, outro grande destaque da Lenovo, está no lançamento do modelo Legion 5i. Jogadores que almejam um bom equipamento para rodar games, trabalhar produzindo conteúdo e desenvolver um “setup” para jogar online precisam conferir essa novidade. Afinal, ele se destaca como um notebook de alta performance.

Legion 5i conta com uma proposta mais robusta, mas sem descartar a questão da mobilidade. Equipado com um processador Intel Core i7 de 10º Geração, placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce RTX 2060 de 6 GB e 16 GB de memória RAM, o modelo oferece um desempenho espetacular.

Novo modelo Lenovo Legion 5i (Imagem: Divulgação/Lenovo)

No entanto, o acabamento do notebook segue uma proposta mais compacta com bordas laterais ultrafinas, que favorecem o transporte do equipamento. Esse é um diferencial muito interessante, afinal, a questão do peso dos notebooks gamer por muito tempo foi uma característica marcante desses produtos.

Em suma, a ideia é que realmente todo mundo possa jogar junto. A Lenovo tem trabalhado por uma comunidade gamer cada vez mais representativa, acessível e de alta performance, conversando com cada vez mais pessoas.