Entenda o que você precisa saber antes de ver Os Anéis de Poder, a série original do Prime Video, inspirada no universo criado por J. R. R. Tolkien.
Ambientada muitos anos antes dos eventos das trilogias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, a série retratará a Segunda Era da Terra Média, além de focar no Lorde Sauron e como ele enganou os Elfos e Anões para que forjassem 19 dos 20 artefatos chamados Anéis de Poder.
Se você quer se situar melhor e entender tudo sobre o que é preciso para poder assistir à série, não se preocupe: reunimos todas as informações em um lugar só, e você pode conferi-las abaixo!
As três Eras
A Terra Média passou por três grandes Eras. A série da Amazon se passa na segunda. Porém, é importante entender um pouco sobre cada uma delas.
A Primeira Era
A Primeira Era dos Anos do Sol começou quando os Valar, membros dos Ainur, uma raça de espíritos imortais criados antes da concepção da Terra pelo pensamento de Eru Ilúvatar, Ser Supremo do universo.
No início dos tempos, os Elfos viviam próximos das árvores de Valinor, em um período também chamado de Anos das Árvores da Primeira Era. Elas são retratadas na série, quando Galadriel ainda era criança.
Depois de serem destruídas por Melkor, o primeiro Senhor do Escuro e um dos Ainur mais poderosos, e por Ungoliant, os frutos delas deram origem ao Sol e à Lua. No entanto, antes da sua destruição, o elfo Fëanor utilizou um pouco de sua luz para criar as Silmarilis, que foram três joias extremamente cobiçadas.
Melkor, então, mata o pai de Fëanor, Finwë, e é nesse ponto que a guerra contra o Senhor do Escuro se inicia. Fëanor e seus sete filhos juram guerrear contra qualquer um que tentasse possuir uma das Simarilis.
Com o passar do tempo, Melkor passou a ser chamado de Morgoth por Fëanor e todos que vieram após ele. É nesse período que Galadriel viaja para a Terra Média, junto com os demais elfos.
Já que as palavras têm muito poder no universo de Tolkien, a guerra durou por dezenas de anos, mais especificamente até o final da Primeira Era, quando Morgoth é finalmente derrotado.
A Segunda Era
É nesse momento que Os Anéis de Poder realmente começa. No entanto, Morgoth deixou um fiel discípulo, chamado Sauron, que há muito tempo se encontra sumido. Galadriel e seu exército tentou a todo custo encontrar indícios e pistas, mas seus esforços pareciam em vão.
Com o fim da guerra, Homens e Elfos que sobreviveram e ficaram no continente, passaram a procurar novos lares. Aos Elfos, foi permitido voltar para o Ocidente, enquanto, aos Homens, foi concedida a ilha de Númenor, lar de grandes guerreiros e marinheiros, que invejavam os Elfos, por conta de sua imortalidade.
Enquanto isso, Sauron maquina um plano para tentar corromper novamente os governantes da Terra Média. Disfarçado em uma forma benevolente conhecida como Annatar, ele trabalha em conjunto com ferreiros élficos, mais especificamente Celebrimbor, em Eregion, para forjar os 19 Anéis de Poder.
No entanto, o Senhor do Escuro forja secretamente na Montanha da Perdição o Um Anel para todos governar.
Em Númenor, o rei Ar-Pharazôn vence Sauron e leva-o para a ilha como refém. No entanto, como ele é muito astuto e manipulador, com a ajuda do Um Anel, ele é capaz de enganar o monarca e invadir as Terras Imortais de Valinor, prometendo a tão almejada imortalidade aos Homens.
Amandil, chefe dos que se mantiveram fiéis aos Valar, tentou rumar para o ocidente e buscar ajuda. O seu filho, Elendil e os seus netos Isildur e Anárion se preparam para fugir da Terra Média.
Depois da traição, Númenor foi completamente destruída, assim como o corpo legítimo de Sauron, embora seu espírito estivesse dentro do Um Anel e voltado para a Terra Média.
Elendil, então, foge para a Terra Média e lá fundam os reinos de Fondor e Arnor. Só que há um problema: Sauron ergue-se novamente, e é nesse momento que os Elfos se aliam aos Homens para formar a chamada Última Aliança e derrotá-lo.
Ao final da batalha, Isildur corta a mão de Sauron, liberando o Um Anel de seu controle. Em vez de destruí-lo, Isildur opta por mantê-lo consigo, o que dá origem á Terceira Era.
A Terceira Era
A trilogia O Senhor dos Anéis se passa na Terceira Era, após a decisão de Isildur, que, provavelmente será retratada na série mais como uma estratégia do que um erro tolo. De todo caso, todos os eventos dessa Era não são tão relevantes para Os Anéis de Poder, então, por isso, não entraremos tanto em detalhe assim.
Muitos reinos da Terra Média
Ainda no início da Segunda Era, Elgos, Anões e Homens contam com reinos bem divididos.
Elfos
Os elfos têm Lindon, Eregion e os Portos Cinzentos, dentre outros locais. Lindon é o mais proeminente, sendo governado por Gil-galad.
Anões
Os anões vivem anos prósperos residem em Khazad-dûm, também conhecida como Moria. Em A Sociedade do Anel, é lá que Gandalf enfrenta o Balrog.
Humanos
Os homens têm Númenor, que por si só será um local de extrema importância na série e para os eventos futuros, que dará origem, no futuro, a Gondor.
Hobbits
Conhecidos como Pés-Peludos e não como Hobbits durante a Segunda Era, estas criaturas não tiveram um impacto tão significativo assim durante esse período. Porém, a série focará em um grupo específico e nômade, que não possui nenhum reino específico, como é o Condado em O Senhor dos Anéis.
Quando um meteoro cruza os céus da Terra Média trazendo um homem, chamado de "O Estranho", é Nori, uma Pé-Peludo, que se sente incumbida de cuidar dele.
Quem é o Estranho na série?
Como dito acima, é Nori quem fica responsável por cuidar de um homem misterioso que caiu do céu na Terra Média.
Ainda não se tem informações concretas sobre ele, porém, é provável que ele seja um Maiar, ou uma versão menor dos Valar, que foi enviado à Terra Média para alertar as pessoas sobre o retorno de Sauron. Outras teorias indicam que ele pode ser um personagem já conhecido dos fãs: Gandalf.
Os Anéis de Poder: personagens importantes
- Galadriel: uma guerreira élfica que acredita que o mal está retornando à Terra Média. Tolkien descreveu Galadriel em sua juventude como uma forte lutadora e a série mostra sua jornada a partir desse ponto de vista.
- Elrond: um arquiteto e político meio-élfico.
- Celebrimbor: o ferreiro élfico que forja os Anéis de Poder. Ele é um "artesão brilhante" conhecido em toda a Terra Média.
- Durin IV: príncipe da cidade anã de Khazad-dûm.
- Disa: Princesa Anão e esposa de Durin.
- Elanor "Nori" Brandyfoot: uma jovem e aventureira dos pés-peludos, os antepassados dos Hobbits.
- Poppy Proudfellow: melhor amiga de Nori e, algumas vezes, cúmplice.
- O Estranho: uma figura misteriosa com poderes possivelmente perigosos que caiu do céu.
- Bronwyn: uma mãe humana e curandeira que possui um boticário nas Terras do Sul.
- Theo: Filho mais novo de Bronwyn.
- Arondir: um Elfo Silvestre com um amor proibido por Bronwyn.
- Isildur: um marinheiro númenoriano que eventualmente se tornará um guerreiro e rei.
- Míriel: a rainha regente de Númenor, um reino insular governado por homens descendentes do irmão de Elrond, Elros, que é um meio-elfo.
- Pharazôn: um conselheiro númenoriano da rainha regente Míriel.
- Elendil: um marinheiro Númenoriano e pai de Isildur, que eventualmente será o líder na última aliança entre Elfos e Homens.
- Gil-galad: o Alto Rei dos Elfos que governa do reino de Lindon.
Pronto! Agora você tem em mãos uma série de informações cruciais para poder assistir a Os Anéis de Poder sem ficar com muitas dúvidas.