A presença de crianças e adolescentes na comunidade gamer é expressiva. De acordo com dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil, publicada recentemente, 57% de pessoas entre 10 e 17 anos afirmaram ter jogado on-line, com conexão a outros jogadores. Desse total, 39% disseram já ter presenciado algum tipo de agressão virtual, seja na comunidade onde o jogo acontece ou em fóruns relacionados.

Em seu jogo de maior sucesso, PK XD, o estúdio brasileiro de games Afterverse já utiliza mecanismos que inibem esse tipo de comportamento agressivo. A empresa desenvolve universos interativos digitais que derrubam barreiras físicas, culturais e sociais, priorizando fair play em um ambiente acolhedor e seguro.

Por ser um jogo adorado em vários países - o PK XD já alcançou 50 milhões de usuários mensais ativos no mundo -- é possível, ainda que raro, que maus exemplos surjam ocasionalmente entre sua Comunidade, cuja maior característica é ser amigável. Segundo a Gerente de Comunidade da Afterverse, Julia Januário, os casos de agressão são poucos. “O que acontece de vez em quanto é a violação de regras da comunidade, com mau uso de sistemas de expressão no jogo, por mais restrito que seja", ela detalha.

O sistema do jogo também é muito protegido contra possibilidades de cyberbullying, começando pelo fato de não possuir um chat aberto. Segundo ela, pouquíssimos casos costumam ser reportados, tanto no jogo, como também na Comunidade de Creators que divulgam no Youtube, por exemplo, as novidades mais quentes do Universo PK XD. Para lidar com esses imprevistos, a Afterverse possui um código de conduta que prioriza educação e empatia. Julia compartilha as melhores dicas desse código para quem quer fazer da comunidade gamer um ambiente cada vez mais gentil:

  1. Ao presenciar ato de cyberbullying, faça uma intromissão positiva. Viu um emoji negativo no chat do jogo ou nas comunidades de Creators? Responda com emojis positivos, avatares gentis, palavras de afeto. Se a expressão negativa foi dirigida a outra pessoa, convide-a para o seu espaço no jogo e a faça sentir segura por lá. Se não tiver coragem de agir em caráter solo, convide colegas do chat e abafem coletivamente as atitudes negativas de uma só pessoa. Vai fazer a diferença.
  2. Se estiver num jogo de disputa e perceber um jogador mais experiente diminuindo quem está começando, incentive a pessoa iniciante a seguir. Conte sobre a sua experiência de iniciante, explique como se dar bem no início e que excelência se conquista com prática.
  3. Ao ver o mesmo comportamento se repetir, acione os representantes da empresa. Dependendo do grau da agressão, esses representantes devem identificar a pessoa que exibe comportamento agressivo no jogo e tentar educá-la, mostrar onde está o erro e porque a boa convivência é uma das bases mais firmes para que todos possam se divertir. Sempre há uma tentativa de explicar o que não foi legal. Caso essa pessoa repita esse comportamento negativo depois de advertida, aí ela poderá ser expulsa.
  4. Em casos mais graves, a tolerância é zero. Agressões que apelam para racismo ou homofobia, por exemplo, são rapidamente identificadas e punidas com expulsão do jogo e da Comunidade PK XD, sem hesitação.

No mais, Julia enfatiza o papel importante da própria comunidade. “O relacionamento da empresa com uma pessoa agressiva passa por identificação, educação e tomada de decisão em relação à conta. Mas é importante quando a comunidade entende que não é só responsabilidade da empresa. O bem estar de todos também pode e deve ser buscado pelo coletivo”, complementa.

Sobre a Afterverse

A Afterverse desenvolve e publica games, criando universos interativos que derrubam barreiras físicas, culturais e sociais. A empresa - fruto da ousadia de uma célula de inovações do ecossistema Movile - tem o propósito de lançar jogos eletrônicos inesquecíveis por gerações! Para isso, combina tecnologia, inovação e entretenimento, oferecendo games que se diferenciam por priorizar fair play em um ambiente acolhedor e seguro. Hoje, já são 50 milhões de usuários mensais ativos se divertindo com seus produtos ao redor do mundo. Sempre em atualização, a Afterverse quer engajar cada vez mais comunidades globais, conectando pessoas de várias idades e interesses.