Chega de sofrer, a NVIDIA anunciou que as placas da linha GTX também terão acesso à tecnologia Ray Tracing, mas para isso somente placas acima da GTX1060 com 6Gb de Ram, aumentando o leque de possibilidades das placas da linha 10 que até então era exclusivo da linha RTX.

Tecnologia que até então era exclusiva para os felizes proprietários da arquitetura Turing agora está a um driver de de distância daqueles que se sentiram desafortunados por não poder adquirir uma RTX, podendo assim se maravilhar com os efeitos de reflexos em tempo real em jogos como Shadow Of Tomb Raider, Battlefield V e Metro Exodus, infelizmente as placas 1050 e 1050TI estão de fora.

Mas como tudo isso é possível? Simples, graças a tecnologia DXR, que é um DirectX para o ray tracing, aliado a um driver específico para o upgrade. Mesmo usando um hardware que não foi desenvolvido pensando na tecnologia ray tracing, ele será feito em tempo real, usando os núcleos responsáveis pelos shaders.

O anuncio foi fento durante a conferência da empresa na Game Developers Conference, que acontece nessa semana em São Francisco e deve ser lançado no próximo mês para todas as placas com arquitetura Pascal a partir da 1060

A própria Nvidia diz que o desempenho vai sofrer com a adição deste recurso, o que é bem óbvio. Até uma RTX 2080 sofre com ray tracing ligado no máximo em alguns jogos e engasga pra entregar 60 fps. A empresa vai além e diz que a diferença de desempenho entre uma GTX e uma RTX será de duas, até três vezes. Ai meu santo fps!

Eu tenho um notebook que tem exatamente uma GTX 1060 com 6 GB, só que em formato Max-Q, que baixa o clock da GPU pra evitar que o pequeno espaço interno frite a placa em pouco tempo. Perguntei pra Nvidia se este modelo também está incluso e a empresa disse que me responde já já (eu vou atualizar este artigo com a resposta).

Mesmo com uma resposta positiva, acho que a queda no desempenho não valerá a pena. É legal ter reflexo de verdade e feito na sua cara, mas baixar qualidade pra manter o fps em 60 só pra ver reflexos...não me parece muito interessante - quem sabe com uma versão do DLSS pras GTX, né?