Nesta terça-feira (21) a Nvidia anunciou diversas novidades durante sua grande conferência de desenvolvimento — GTC 2023. Entre as principais novidades temos o lançamento do Nvidia DRX Cloud, um serviço baseado em nuvem que permite acesso a máquinas robustas para desenvolver modelos de IA generativa.

O DRX Cloud oferece clusters dedicados da Nvidia DRX por meio de supercomputadores, equipados com os novos softwares de IA da Nvidia. Dessa maneira, o serviço permite que você acesse tais computadores via nuvem através de um simples navegador de internet.

Ou seja, trata-se de um grande avanço na difusão de acesso a serviços de IA generativa, uma vez que por meio de uma assinatura você pode ter contato com máquinas equipadas para desenvolver projetos avançados em inteligência artificial.

A imagem retrata um notebook sobre uma mesa com alguns projetos em aberto. Logo atrás dele, há um painel de vidro onde aqueles projetos são expandidos e parecem ser bem mais amplos com uma presença de nuvens. Na imagem, as cores roxo, verde e branco são bem predominantes. Há um café ao lado do computador.
Nvidia DRX Cloud promove o acesso a serviços de IA Generativa (Imagem: Divulgação/Nvidia)

Softwares de IA Generativa como ChatGPT, Grammarly, Tabnine e Omnekey, por exemplo, são dedicados a identificar contextos, aprender padrões e a partir disso desenvolver modelos que podem ser transformados em conteúdo. Essa seria a essência, ou até mesmo o "modus operandi" da IA generativa.

Com o avanço da inteligência artificial generativa, a Nvidia identificou que essa tecnologia é uma tendência que está transformando diversas áreas do mercado. O serviço Nvidia DRX Cloud poderá ser adquirido por empresas por meio de uma assinatura mensal.