Adquiri o Gimbal da empresa Gudsen modelo MOZA Mini-S, e venho há alguns dias mexendo nele e entendendo como é a lógica de seu funcionamento, já que não havia dito contato com esses tipos de produtos anteriormente. Então deixarei aqui algumas observações e dicas de como utilizar esse produto.
O Gimbal veio bem protegido em uma caixa de papelão estilosa, e junto com o mesmo acompanhava o próprio estabilizador Cardan Moza Mini-S Essential Gimbal para SmartPhone na cor preta (existe também a versão branca), uma bolsa para transporte, um cabo para conexão do smartphone com o gimbal Micro-USB (tipo C), cabo de controle da câmera e um mini tripé em plástico com rosca ¼.
“Ele facilita a captura de vídeos móveis com o compacto e flexível Estabilizador Eletrônico de três eixos que dobra-se para apenas 19.55cm de comprimento, adequando-o tanto para viagens quanto para o uso diário. O Estabilizador Motorizado Mini-S Essential suporta smartphones com peso de até 260g e medindo de 5.8 a 8.8cm de largura.
Melhore suas imagens com os modos Hyperlapse, Câmera Lenta "Slow Motion", Equipamento esportivo, Vertigo, Iniciação e Modos de disparo adicionais. A bateria de lítio-íon do cardan fornece um tempo de execução máximo de aproximadamente oito horas. O Estabilizador Cardan Moza Mini-S de três eixos oferece Pan de 270°, Inclinação Tilt de 200° e Roll de 315°, além de controle de foco, zoom de um botão e controle rápido de reprodução.”
Minha primeira impressão é que é um produto bonito e com tamanho razoável e leve para carregar na mochila para os passeios ou mesmo trabalhos, com suas dimensões em: 19,55x13x6,80cm e pese de 498g. No manual vem recomendado que antes de sua primeira utilização seja feito a carga completa (algo em torno de 3 horas), e que baixemos o app compatível com nosso smartphone, para Android (versão 5.0 ou superior) ou para IOS (9 ou superior). Assim que colocarmos o celular em sua base e deixarmos ele mais ou menos no lugar desejado, devemos pressionar o botão o power do gimbal para ele calibrar automaticamente a posição do aparelho, e com isso utilizarmos o app para as gravações ou outras funções, como ajustes finos e recalibração do cardan(bluetooth e gps deverão estar ativos, pelo menos no Android 9.0 em que testei exigiu essas configurações Moto Z2 Play)
Alguns recursos e atalhos direto dos botões da Cardan, sem ter que encostar na tela de seu Smartphone. Porém alguns desses recursos não funcionam na resolução 4K, como o sistema anti vibração ou modo seguir.
Botão Inferior
Pressione duas vezes: Modo Esporte
Pressione três vezes: Inception Mode
pressione três vezes, irá para o modo de origem (=-115º)
https://www.gudsen.com/Mini-s/images/Inception%20Mode.mp4
Botão superior
Pressione uma vez: abrirá o menu geral
pressione duas vezes: mudará do modo fotografia/filmagem
pressionando por cerca de três segundos, você altera a câmera utilizada, frontal ou traseira
botão direito
pressione uma vez: modo de reprodução das filmagens ou fotos
depois de configurado as funções de timelapse, pressione e segure o botão para iniciar a gravação de timelapse avançado.
https://www.gudsen.com/Mini-s/images/Timelapse.mp4
botão esquerdo
Pressione duas vezes o botão para esquerda para ativar / desativar a função FPV (seguir )
https://www.gudsen.com/Mini-s/images/Object%20Tracking.mp4
Disparador
Pressione duas vezes: recentralizar
Pressione uma vez e mantenha pressionado: Mudar para inclinar seguir
Pressione duas vezes e mantenha pressionado ele bloqueará todo os motores em uma única posição.
Botões laterais + e -
Segundo o manual eles deveriam funcionar com o ajuste de foco da câmera, facilitando o ajuste fino do foco, mas em meus testes serviram em todas as ocasiões para acionar o zoom Digital da câmeras.
Botão central
Pressione uma vez: iniciar/parar gravação (modo vídeo)
pressione duas vezes: apertando durante a gravação (modo vídeo) ele irá tirar uma foto do momento desejado.
Mantenha pressionado: confirmação para mover o ponto de timelapse (modo timelapse avançado)
POWER
apertando power por três segundos ele ligará e desligará o gimbal, ao pressionar levemente ele entrara e saíra do modo stand by
O equipamento trouxe-me uma experiência satisfatória, com uma curva de aprendizado mediana, não tenho muito o que reclamar desse estabilizador eletrônico a não ser pelo seu app, esse sim mostrou-se ser seu tendão de aquiles. O App a primeira vista é simples e fácil de utilizar, com o seus recursos distribuídos conforme os botões analógicos organizados no cardan, porém com o uso e mudando alguns ajustes (básicos na minha opinião) não consegui compreender o porque desse erro grosseiro e na minha opinião estúpido.
Possuo o Moto Z2 Play, que possui duas câmeras, uma traseira e principal de 12Mp com com abertura de f/1.7 e resolução de gravação em 4k a 30fps e câmera frontal com f/2.2, com resolução Full HD 1920x1080 a 30fps. Porém não sei porque cargas d’água o app reconhece apenas resolução HD 1280x720 na câmera principal e joga o 4K para as duas câmeras porém interpolado. Não sei se é devido a versão do app em que isso acontece, mas testei também no Moto G5 PLus de minha mãe e no Moto One de um conhecido e os mesmos erros ocorrem. Porém não posso dizer se esse erro ocorre em outros aparelhos sem ser os da Motorola