Com o passar dos anos, a NetherRealm Studios tem diminuído a sexualidade das lutadoras de Mortal Kombat. Nos jogos mais antigos, muitas lutadoras mulheres usavam roupas e armaduras semelhantes a biquínis que ofereciam aproximadamente zero proteção, além de serem hiper sexualizadas.
Os tempos mudaram, e, à medida que os jogadores e a comunidade de jogos crescem em maturidade, os jogos também devem seguir essa linha. Mortal Kombat 11 tem mostrado que tem seguido essa linha, porque o jogo possui roupas muito mais apropriadas para suas lutadoras do que a série já teve no passado. Em outras palavras, Jade, Cassie e outras parecem estar se preparando para uma luta até a morte e não um concurso de roupas de banho.
Conversando com a Polygon, o diretor de arte do jogo, Steve Beran, comentou brevemente sobre isso, afirmando que o design da NetherRealm está "ficando mais maduro e respeitoso".
"Nosso design de personagens, Brendan George, tem sido de grande ajuda introduzindo novas ideias. Nosso design está ficando cada vez mais maduro e respeitoso. Você não vai usar um biquíni para uma luta. Você não vai mostrar tanta pele. Eu acho que é disso que se trata o jogo: você vai lutar pela sua vida, e você não estará usando itens tão sensuais." Conta Steve Beran
Beran, no entanto, entende que isso irá desapontar alguns fãs. Há alguns fãs teimosos de Mortal Kombat, que simplesmente nunca querem que as coisas mudem, e há também algumas pessoas que vão gritar sobre censura em discursos políticos. Beran e a NetherRealm Studios sabem que isso será um problema para alguns fãs, mas isso não significa que eles se arrependam de ter feito a mudança.
"Tenho certeza de que isso desapontará alguns fãs. Não temos lutadoras de biquínis, e acho que isso é bom. Se as pessoas estão desapontadas, não me arrependo de fazer essa mudança de forma alguma." Complementa Beran
Mortal Kombat 11 está em desenvolvimento para PS4, Xbox One, PC e Nintendo Switch, e será lançado no dia 23 de Abril.