Quando comecei a montar meu Home Studio, como a grande maioria das pessoas, iniciei os estudos de gravações e mixagens com fones de ouvido, alguns da Behringer, Superlux, Philips, Et cetera, quando consegui investir um dinheiro e depois de pesquisar um pouco optei por adquirir um kit de caixa de som 2.0 da empresa Microlab.

O modelo escolhido foi o SOLO 5C, que possuem 80W RMS, sendo distribuídas em duas caixas com potência de 40watts, construídas em MDF com um acabamento muito bonito, com um lâmina que lembra mogno e com uma tela protetora para os falantes e tweeter, sendo estes um woofer de 5,25” com potência de 30w em 4𝛺  com  e um tweeter em 1” de 10 watt em 6 𝛺

ESPECIFICAÇÕES DO AMPLIFICADOR

Potência de saída: RMS de 80 Watt

Distribuição de poder: 40x2 Watt

Distorção harmônica: <0.3% 1W em 1kHz

Resposta de frequências: de 55Hz a 20kHz

Relação sinal x ruído:> 85 dB

Crosstalk:> 55 dB

Sensibilidade de entrada: 400mV

INTERFACES

Entrada: 2RCA

Auxiliar: 2RCA

DIMENSÕES

Satélites: 174 x 257 x 309 mm

Peso líquido do produto: 10,00 kg

Antes de mais nada devemos deixar bem claro que eles não são monitores e áudio, como muitos vendem no mercado brasileiro, essas caixas são simplesmente caixas multimídias para ligarmos em nossos computadores ou em aparelhos eletrônicos, possuem um som excelente e um ótimo custo benefício, mas não podem e nem devem ser comparadas com monitores de referência áudio como KRK, YAMAHA, MACKIE, ROLAND, TASCAM, GENELEC, FOSTEX OU ADAM. Quem realmente acreditar que uma caixa que não vale 15% do custo de qualquer outra dessa terá resultado igual ou superior, é bom voltar para casinha pois essa pessoa tem probleminha e não deve sair sozinha por ai não.

Mas isso não significa que essa caixa não possua um ótimo custo beneficio, longe disso, para mim ela é muito melhor que outra marca que disputa o mesmo mercado e vende seus equipamentos como Monitores de referência, o que eles fazem é chamar seu cliente de imbecil na cara de pau e o pessoal pago por essa empresas, repassam essas informações na internet. Bom deixado o veneno de lado, vamos ao avaliações do produto como um todo.

Como mencionado já no texto, ela apresenta um acabamento estético externo decente, condizente com o preço gasto. Sua frequência de resposta nos áudios são bem interessantes e me agradaram bastante. Apesar de não ser para específica para mixagem desde que a comprei tenho usado-a para esse fim, sabendo de suas limitações e depois que acostumamos, da para trabalhar tranquilamente com ela. Sua resposta é plana, com agudos e médios bem equilibrados porém até devido ao tamanho de seu falante , falta um pouco de graves , em minha opinião claro. Você pode compensar essa frequência com o controle remoto que a acompanha, que nos permite além do ajuste de volume, um ajuste fino nas frequências como graves e agudos, todavia ele não tem memória interna automatizada. Toda vez que você desligar o aparelho ou religá-lo ela perderá todas as definições e voltará ao padrão de fábrica.

Ele possui duas entrada auxiliares para a ligação dos equipamentos nos canais AUX e PC e um botão rotativo para volume geral, além de um LED indicador na parte frontal com a cor vermelha que indica o volume ou ajuste adicionado com valores numéricos dentro da casa decimal.

Sua construção é robusta e apresenta certa confiança na parte externa, mas deve tomar cuidado ao retirar o painel protetor dos falantes pois os pinos plásticos que facilitam o encaixe do mesmo, são bem maleáveis e pode quebrar se não tiver um certo cuidado. Bom com relação a elétrica e acabamento interno, também são justos e apesar de muita cola quente em quase tudo para segurar os fios, estavam bem organizados, mas vejam o vídeo e tirem suas conclusões.

Bom particularmente, para vocês que queiram começar a mexer com esse mundo e tenham pouco dinheiro, ou não pretendem investir muito, aconselho muito a aquisição desse modelo ou se puder invista no 6C, por ter um pouco mais de potência e um falante pouca coisa maior, depois disso para investimento vá dos KRK para cima, outras marcas é trocar 6 por meia dúzia. Mas novamente lembro-lhes que a própria empresa o vende como sendo “Projetadas com os cuidados especiais e conhecimento em áudio da Microlab, esta série é ideal para a instalação em salas de estar. Ouça suas músicas com qualidade cristalina, clara e dinâmica. Sua alta resolução e performance são quase perfeitas; são simplesmente impressionantes. Em termos de qualidade de reprodução de áudio não deixam nada a desejar.” Portanto tenha em mente que é uma ótima caixa de som, com boa resposta de frequências e dá para trabalhar com ela sim, porém ela é fabricada para usos do cotidiano, como caixa multímidia.