No dia 20 de setembro (terça-feira), às 19h, o diretor Lázaro Ramos e o diretor de fotografia Adrian Teijido apresentam uma sessão comentada do filme Medida provisória no IMS Paulista (Av. Paulista, 2424, SP). A exibição será mediada por Kleber Mendonça Filho, curador de cinema do IMS.

Como uma faixa comentada de DVD, o filme será projetado no cinema do IMS em volume baixo, enquanto os convidados debatem o longa-metragem, em tempo real, e o seu processo de produção.

Após a exibição, Lázaro participará de uma sessão de autógrafos do seu livro Medida provisória: Diário do diretor, editado pela Cobogó. O evento acontecerá no 5 andar do centro cultural, onde há uma unidade da Livraria da Travessa.

A sessão comentada é recomendada àqueles que já assistiram ao filme. Por conta disso, o IMS Paulista realizará previamente exibições convencionais de Medida provisória, nos dias 16 e 17 de setembro, às 20h45

Sobre o filme

Inspirado na peça Namíbia, não! (2011), de Aldri Anunciação, Medida provisória (2022) é o primeiro longa-metragem de ficção dirigido por Lázaro Ramos. O filme se passa num futuro distópico, no qual o governo brasileiro desiste de indenizar pessoas negras de baixa renda pelos danos causados por uma história escravocrata. Ao invés disso, as autoridades decidem enviar à força toda a população negra para países do continente africano.

Oscilando entre drama, tensão e comédia, o filme tem Taís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge como protagonistas e conta ainda com nomes como Adriana Esteves, Renata Sorrah e Emicida no elenco. A trilha sonora tem direção musical assinada por Plínio Profeta, Rincon Sapiência e Kiko de Souza, e traz canções nas vozes de Elza Soares, Xênia França e Liniker.

A respeito do longa, Lázaro comenta: “Politicamente, embora não intencional porque foi escrito há sete anos, dialoga com questões fundamentais da atualidade, questões latentes do nosso país: o racismo, a forma de expressar afeto, a relação entre a lei e os desejos do povo, como nós -- negros pessoas -- queremos ser representados dramaturgicamente … Está tudo aí!”.

Sobre o livro

Em Medida provisória: Diário do diretor, lançado pela editora Cobogó, Lázaro Ramos narra os bastidores de seu primeiro trabalho atrás das câmeras, como diretor de cinema. Compartilhando desafios, escolhas criativas e descobertas, o autor conta seu envolvimento com o projeto desde que conheceu a peça e decidiu adaptá-la para o cinema.

“Entendemos logo que ali havia uma ideia muito original e que trazia debates importantes, principalmente no momento histórico que estávamos vivendo, momento em que a população negra no Brasil estava discutindo intensamente o seu espaço de formação de identidade, direitos e deveres”, escreve.

Além de relatar as etapas de criação de um filme, Lázaro confidencia no texto suas dúvidas quanto a decisões narrativas e estéticas, assim como os obstáculos de produção e distribuição enfrentados por Medida provisória, aclamado em festivais nacionais e internacionais.

Serviço

Sessão comentada de Medida provisória, com Lázaro Ramos, Adrian Teijido e Kleber Mendonça Filho

20 de setembro, às 19h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Cineteatro, 3 andar
IMS Paulista

Sessão de autógrafos do livro Medida provisória: Diário do diretor, com Lázaro Ramos

20 de setembro (logo após a sessão comentada)
IMS por Travessa, 5 andar
IMS Paulista

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo, SP
Tel: (11) 2842-9120
Horário de visitação: Terça a domingo e feriados (exceto segunda) das 10h às 20h.