O Google disponibilizou nesta quinta-feira (23) o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, uma página criada para oferecer mais detalhes sobre a publicidade política exibida nas plataformas da empresa. O endereço reúne informações atualizadas constantemente sobre os anúncios comprados por meio das plataformas de publicidade da companhia, o Google Ads e o Display & Video 360, desde 17 de novembro de 2021. Nesta data, o Google atualizou sua política e passou a exigir a verificação de anunciantes interessados em campanhas políticas. O Relatório vai incluir dados sobre quaisquer anúncios que mencionem candidatos, partidos políticos e governantes eleitos no nível federal.

O Brasil é a 9a região do mundo a lançar o Relatório, que ganhou em junho uma interface amigável, de fácil navegação, e uma série de novas ferramentas e recursos para acessar e classificar informações sobre anúncios e anunciantes, incluindo dados mais granulares para gastos e exibições de publicidade (impressões). No site, uma caixa de busca permite a pesquisa sobre os anúncios e os anunciantes por país, por horário e formato. É possível navegar pelas abas Anúncios e Insights, verificar anúncios por número de exibições e pelo valor investido, além de visualizar as imagens ou vídeos que compõem os anúncios.

O lançamento oficial sobre a novidade ocorreu por meio do Blog do Google Brasil. A publicação pode ser lida abaixo:

--

Apoiando as Eleições com mais transparência na publicidade política

Em 2022, milhões de brasileiros participarão das Eleições e, ao longo dos últimos meses, diferentes equipes do Google e do YouTube têm se esforçado muito para oferecer a melhor experiência relacionada ao pleito para as pessoas que utilizam nossas plataformas.

Como parte desse esforço, nós renovamos nossa parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para, entre outras ações, exibir informações oficiais relacionadas às Eleições na Busca do Google. Nós também lançamos uma nova política de integridade eleitoral no YouTube, que tem nos ajudado a remover conteúdo que dissemina alegações falsas de fraude nas eleições de 2018 e também oferecemos R$ 1,5 milhão por meio do Google.org, nosso braço filantrópico, para organizações que promovem mais diversidade na política.

Desde o ano passado, também temos trabalhado para ampliar a transparência na publicidade política no Brasil, por meio da expansão do alcance do nosso Relatório de Transparência de Anúncios Políticos. Hoje, estou muito feliz em anunciar que o Brasil será a nona região a lançar o Relatório, depois de Austrália, Estados Unidos, Índia, Israel, Nova Zelândia, Reino Unido e Taiwan.

O site do Relatório já está no ar e mostra informações relevantes sobre os mais de 1.500 anúncios políticos que rodaram por meio do Google Ads e Display & Video 360, tanto em plataformas do Google, como YouTube, e em nossa rede de sites parceiros. As campanhas incluídas no Relatório são aquelas exibidas a partir de novembro de 2021, quando nós atualizamos nossa política de conteúdo político do Google Ads e passamos a exigir que qualquer pessoa interessada em rodar anúncios políticos em nossas plataformas passasse por um processo de verificação de anunciantes.

O Relatório vai incluir anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos a cargos de nível federal no Brasil. Para entender mais detalhes sobre como vai funcionar o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, veja as respostas às perguntas mais frequentes e acesse nossa Central de Ajuda.

Nós atualizamos recentemente o Relatório de Transparência globalmente com uma nova experiência, que tornou o site mais fácil de navegar e que destaca ferramentas para acessar e classificar informações sobre anúncios e anunciantes. Essa atualização inclui dados mais granulares sobre os anunciantes -- como insights a respeito dos gastos com publicidade e número de exibições -- além de novos recursos de visualização que permitem filtrar dados de acordo com parâmetros de segmentação de público (targeting), localização e formato. Esta nova experiência estará disponível para os brasileiros já no lançamento.

Queremos que os anúncios exibidos em nossas plataformas sejam transparentes e acessíveis para que vozes diversas possam debater questões importantes abertamente. Sabemos que a publicidade on-line tem um papel central no processo eleitoral nas democracias de todo o mundo, oferecendo aos candidatos a oportunidade de compartilhar suas mensagens e propostas com os eleitores. Isso porque a internet tem conectado candidatos a um número cada vez maior de pessoas a um custo mais acessível.

No entanto, ao mesmo tempo em que o uso do digital cresceu, surgiram preocupações sobre como evitar o risco de interferência indevida no processo eleitoral. Por isso, em 2017, o Google assumiu um compromisso global de lançar o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos para dar mais clareza sobre quem promove campanhas políticas por meio de nossas plataformas de publicidade.

O Relatório de Transparência de Anúncios Políticos faz parte de nossos esforços para dar mais visibilidade sobre o que acontece em nossas plataformas para nossa comunidade de usuários. Em 2010, lançamos nosso primeiro Relatório de Transparência com o objetivo de fomentar conversas importantes sobre a relação entre governos, empresas e o livre fluxo de informações na internet. Ao longo dos anos, criamos outros Relatórios de Transparência, incluindo o de publicidade política que estamos expandindo com a entrada do Brasil hoje, e outro focado na moderação de conteúdo no YouTube.

O Relatório seguirá no ar após o pleito e, com este lançamento, esperamos contribuir com mais uma importante camada de transparência nas próximas eleições no Brasil e reforçar nosso compromisso de apoiar a integridade eleitoral nos países ao redor do mundo.