É um fone extremamente versátil, com excelente custo/benefício.

Especificações:

Tipo: Dinâmico

Resposta de Frequência: De 10 a 30.000 Hz

Design: Acústico Semi-open

Driver: 50mm, neodymium

Rated impedance: 32 ohm @ 1KHZ

Sensibilidade: 98dB SPL, 1mW

Distorção Harmonica Total: < 0,25% 1KHz/1V

Energia Máxima: 300mW

Cabo: 2,5M

Conectores Adaptador: de 3,5mm e 3,5 a 6,3mm; conexão banhada a ouro

Pressão do headband: Aproximadamente 3,5N

Peso líquido: 276g

Acessórios fornecidos:Plug adaptador 3,5/6,3mm bolsa

Os fones da Superlux modelo HD681 aproximam-se de qualidade hi-fi com um som detalhado e tem uma resposta uniformes de graves e médios, com um pico de agudo, que dependendo do estilo de música pode incomodar um pouco. Tem uma construção confortável e robusta. claramente inspirada no modelo da AKG K240, como disse inspirado e não uma cópia fiel, seu desenho e design possuem curvas e cortes muito próximos aos fones da empresa Australiana, mas a comparação acaba por aqui, apenas na estética.

Ele assim como o fone que o inspirou é grande, mas apesar do tamanho é bem leve e confortável de se usar, não diria que é o melhor dos mundos, mas é muito satisfatório sua utilização e mesmo usando-o por muito tempo nos ensaios ou nas mixagens ele não cansa muito, alguns pontos incomodam-me nele, como por exemplo próximo as orelhas, já que utilizo óculos sinto uma pressão leve nessa região, mas os demais colegas de banda que também utilizam desse fone não compartilham desse mesmo ponto de vista.

Seu cabo não é removível, e possui um cabo longo com cerca de 2,5 metros, e aparenta ser resistente (já passei com cadeira em cima, banco da bateria, pisei várias vezes e até agora ainda continua funcionando), e ainda na parte estética me agradam bastante as espumas que o acompanham, pois são de courino removíveis, mas apesar de serem removíveis, se não utilizar um certo esforço para sua retirada, ela não sai com tanta facilidade assim.

Com relação a sua sonoridade é um pouco difícil de descrever, como quem acompanha aqui o canal, não sou de recomendar equipamentos caros para os leitores, pois pretendo ser o mais honesto em opiniões e dar a possibilidade dos leitores testarem os mesmos modelos que apresentamos aqui e tirarem suas dúvidas. Então pensando como sempre em produtos com custo/benefício, digo que esse equipamento agrada-me muito. Tenho outros fones das empresas Behringer modelos Hpm 1000, ou Hpx4000,Philips Shp2000, Senhheiser HD202 e mais algumas outras marcas e tenho usado bastante esse fone de ouvido sempre nos primeiros ajustes que faço nas minhas edições de áudio tanto em filmagens como em gravações de bandas é o meu principal, quando vou ensaiar ou gravar algo.

Como vocês puderam ver nos gráficos acima, ele é um fone que possui bastante respostas de agudos e nos sub-graves, tendo alguns cortes ali nos médios entre e 1Khz a 5KHz, o que não o faz um fone flat, diferente disso ele é um fone que pode agradar muitos e decepcionar tantos outros, mas alguns clientes e colegas que frequentemente vem ensaiar ou gravar algumas brincadeiras, gostaram bastante dele, principalmente sabendo controlar seu volume para que não sature os ouvidos.

Seus graves são significativos, mas aqueles clientes que desejam ouvir aquela gama de graves que sobressai-se sobre outros espectros, esse fone não é nessa onda, ele tem um subgrave bem presente que pode agradar apreciadores de música eletrônica como o Dubstep mas não para quem curte um Drum and Bass por exemplo, já que possui seus graves bem controlados e focados nas espectros de 20Hz a 60Hz bem presentes depois tornando-se bem amemos.

Seus médios acredito eu seja a parte mais difícil de explicar em texto, possui uma frequência digamos assim bem mexida, com taxas bem longes de estarem flat , porém essa frequência selecionada pela empresa em deixar seus médios “recuados”, se é que posso chamar assim, são bem interessantes para os ensaios ou gravações pois destacam bastante as vozes e frequências produzidas pelo Hi hat por exemplo, e mesmo a guitarra parece que coloca ela no ponto ideal da mixagem, o que é um perigo na verdade para quem pretende mixar com ele, mas para os ensaios, gravações e ouvir um bom rock em seus aparelhos sonoros é interessante.

E nos agudos temos a cereja do bolo, mas como disse esse pode ser o grande vilão, tem gente que gosta de cereja, outros preferem o morango, enfim, o fone tem por tendência a acentuar instrumentos de altas frequências, e isso pode deixar as coisas brilhantes demais, claro que tudo pode ser corrigido em um equalizador paramétrico ou gráfico, mas vale apenas deixar aqui bem exposto que ele possui um agudos bem fortes e presentes.

Em suma para aqueles que pretendem usar para gravações, ensaios, ou mesmo reproduzir músicas como jazz, MPB, classic Rock ou mesmo alguns estilos sonoros dos anos 60 a 70 eles funcionam muito bem, além desses sons mais modernos como alguns estilos do Metal que puxam bastante para os agudos.

Devo lembrar que como sempre estou avaliando o produto dentro do segmento de home studio ou pequenas produções, apesar da empresa o vender como para uso profissional, não o recomendo de forma alguma para sua mixagem final ou usá-lo em definitivo como único fone de referência, apesar de ele entregar bons serviços e eu particularmente gostar muito dele, como dito já, ele tem algumas frequências que podem levar a ignorarmos alguns objetos ou mesmo atenuações que nele estão funcionando bem, mas em outros sistemas não ocorrerão devido sua falta de graves ou excessos de agudos. Para você que pretende usar ele em mixagens recomendo que além dele utilizem de outra fonte sonora para comparação.