Fone AKG k52

Obrigado por visitar o Nerdweek!

Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!

Mais uma vez me deparo com um fone a preço interessante, construção aceitável e com cara de que aguentaria o tranco no estúdio, mas será que vale o valor atual?

Um colega adquiriu o fone da já renomada AKG o modelo k52, e sabendo disso, pedi para ele me emprestar, para ver a diferença dele com meus outros modelos, da Philips, Behringer, Superlux e Beyerdynamic e o modelo básico da mesma empresa que também já discutimos aqui, o modelo k414, e com isso em mente realizei algumas audições, comparações e testes.

Especificações Gerais

Tamanho do driver (mm)40

Sensibilidade (dB SPL/V @ 1 kHz)110

Impedância nominal (Ω)32

Largura de banda da frequência de áudio (Hz)18 - 20000

Potência de entrada máx. (mW)200

Comprimento do cabo fixo (m)2.5

Peso (g)200


Design

Ele possui uma construção robusta e leve já que pesa apenas 200 gramas, o que já a primeira vista nos dá uma certa segurança em observá-lo, sabendo que não irá desmontar logo no primeiro tombo ou qualquer imprevisto dentro de nossas produções. Seu acabamento é todo em preto fosco e possui um aro em metal na parte superior que junto com o hastes almofadadas fazem o ajuste automático dele em nossa cabeça, com uma folga perceptível o que não deve incomodar muitas pessoas.

Todo construído em plástico ele é adquire o formato over-ear, formato este que cobre a orelha por completo isolando dessa forma o ruído externo. Realmente usando-o percebi que isolam bastante e adequou-se de forma gratificante em meus ouvidos e com a sua câmara acústica acoplada ele permite uma confortável experiência sonora.

Seu cabo é fixo e possui uma metragem adequada de 2,5 metros com sua conexão no padrão p2 ou 35mm, com ponta não rosqueável, e acompanha um adaptador de encaixe para p10 ou 63mm,

Sua conexão é em p2 ou 35mm, com ponta não rosqueável, e acompanha um adaptador de encaixe para p10. Vale lembrar que não comentei nada sobre a embalagem, pois não merece atenção, afinal é uma caixa em papelão que possui o fone e seu adaptador e nada o mais.

Qualidade sonora

cápsula de 40mm em 32 ohms com sensibilidade de 110dB e uma largura de banda que vai dos 18Hz aos 20Khz.  Bah, mas o que isso significa?

Ele possui graves e sub-graves confortáveis já que trabalha a partir de 18Hz, lembrando que a audição humana  as frequências audíveis ficam entre 20Hz e 20Khz, abaixo disso são conhecidos como infrassom e acima disso como ultrassom, como eu já passei dos 30 faz um tempo e estou ali beirando os 40 anos, devo estar ouvindo algo entre 15/16Khz na máxima e mínima de uns 60/80Hz.

Seu driver por ser relativamente grande com 40mm entrega frequências e nuances sutis, para que possamos mixar e apreciar as músicas com qualidade aceitável. Mas... bom... como escrevi acima devido minha idade certas frequências agudas não consegui sentir, bem com esse fone, que incrível que pareça no Superlux se destacam mais, porém os médios e médios graves aqui são bem notáveis.

Os graves achei bem ... interessantes e subgraves uma verdadeira (conteúdo retirado para boa preservação do palavreado de baixo calão que não merece tal comparação). Mas no conjunto como um todo ele funciona bem. Para mixagem de guitarras, pianos e baterias soam como devem ser, equilibrados e presentes, agora para os baixos e para as músicas eletrônicas, com muito sub, não aconselho, quer dizer isso em partes. Se você for mixar não aconselho, pois pode se enganar e exagerar nessas frequências, mas para o dia a dia e ouvir as músicas, ai sim ele é fantástico.

E aí vale?

Como um todo o fone é bom, se eu falar o contrário será muito forçado, mas nem tudo são flores, o que é esperado por um fone de menos de 50 doletas. Sua construção como um todo é boa e sua qualidade sonora no dia a dia é muito bom, porém eu não usaria ele na mixagem final, ou pelo menos para a finalização me baseando única e exclusivamente nele pelos problemas com graves já comentados. Mas para jogos, filmes, músicas de streaming, locução e referencia guia, ele é muito bacana.

O fone da AKG K52 é bom, mas pelo preço aí... o assunto pode mudar, se economizar um pouco, mas pouco mesmo consegue pegar o k72 e investindo algo há mais sem sombra de dúvidas eu recomendaria o k92, mas se encontrar ele por abaixo de 300 dinheiros no Brasil o pegue e seja feliz, todavia acima disso, não aconselho de verdade, é como rasgar o bolso com canivete de algodão, mas em sua loja oficial ele está sendo comercializado na data da publicação dessa matéria por R$399,00, então fica por conta sua em escolher.