Dois Papas: A história real por trás do filme
Obrigado por visitar o Nerdweek!
Sortudo!!! Sem ad pra você hoje! Com isso compartilhe com os amigos!
Dois Papas é o novo filme original de Ferando Meireles para a Netflix!
Dois Papas, filme da Netflix dirigido por Fernando Meireles (Cidade de Deus), imagina uma série de reuniões entre o antigo Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) e o novo Papa Francisco (Jonathan Pryce).
Seguindo a leva de filmes para o Oscar da Netflix, Dois Papas apresenta um enredo conciso e totalmente focado em eventos reais, porém, com algumas diferenças. Por isso, separamos alguns fatos que aconteceram ou que foram contados de uma forma um pouco diferente pelo filme. Confira:
Os encontros entre os dois Papas
O encontro de duas figuras reais no filme é utilizado mais como uma ferramenta metafórica para fazer perguntas filosóficas sobre a Igreja do que outro motivo. Visto desta forma, Dois Papas parece fazer mais sentido do que apenas funcionar como uma biografia.
Papa Bento XVI nunca se encontrou com o cardeal Bergoglio para discutir sua aposentadoria ou encorajá-lo a se apresentar como o próximo candidato ao papado. A reunião, como mostra o filme, também é uma desculpa para Bergoglio tentar apresentar sua renúncia como bispo, algo que Bento XVI nega repetidamente.
Isso é revelado como Bergoglio quer se afastar das tensões da Igreja, mas, na realidade, todos os bispos devem fazer isso. O artigo 401.1 do Código de Direito Canônico do Rito Latino declara que "é solicitado a um bispo diocesano que complete seu trigésimo quinto ano de idade que ofereça sua renúncia ao cargo ao Sumo Pontífice, que, levando em consideração todas as circunstâncias, providencie adequadamente. "
De acordo com a American Magazine, Papa Bento e Bergoglio possivelmente se encontraram no Vaticano, mas não como mostrado no filme. É mais provável que isso tivesse acontecido quando os bispos argentinos fizeram suas visitas ao Vaticano para informar sobre o estado de suas respectivas dioceses.
A divisão
Ambas as figuras no filme foram utilizadas para retratar dois lados. Um lado, representado por Bento XVI, foca no movimento mais conservador, ao passo que o lado de Francisco foca no lado mais modernista da Igreja.
Ratzinger era visto como o teólogo da velha escola, conservador, que defendia o retorno aos fundamentos dos valores cristãos na vida cotidiana. Bergoglio, por outro lado, era visto como o homem do povo, o jesuíta que rejeitava os recursos obscenos da Igreja, sempre em favor da vida simples e de uma abordagem mais prática ao papado.
Embora a dupla diferencie alguns dos principais problemas e abordagens do papado, suas diferenças estão mais enraizadas na teologia do que nas tarefas ativas do trabalho.
A realidade dos fatos
Dois Papas foca basicamente em dois lados, sem ficar muito atento à veracidade dos fatos especificamente. Dos fatos narrados, desconsiderando as conversas, Bergoglio é um fã ao longo da vida do time de futebol de San Lorenzo, mas nunca viu a Alemanha vencer a Argentina na Copa do Mundo com Bento.
Bento comunicou primeiro a sua decisão de renunciar ao secretário pessoal Georg Gänswein, seu irmão, padre Georg Ratzinger e o cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio de Cardeais, não Bergoglio, como narra o filme.
O filme retrata bastante o passado de Bergoglio na Argentina e seu envolvimento durante a Guerra Suja, na Argentina, ao qual ele foi acusado de não fazer o suficiente para se opor ao governo ditatorial. Porém, a vida anterior ao papado de Bento não é tão explorada assim.
Também há uma enorme discussão sobre a cor dos sapatos de ambos os Papas. Bento XVI usava os sapatos vermelhos quase como um lembrete para si do escritório em que havia entrado, enquanto o Papa Francisco continuava usando seus sapatos velhos porque ele tem um amigo na Argentina que faz e conserta seus sapatos há 40 anos.
No final, a melhor forma de ver o filme é ver uma discussão de ideias conservadoras e liberais para uma das instituições mais antigas do planeta. Se você gostou do filme, deixe nos comentários das nossas redes sociais, ficaremos felizes em ler sua opinião! Acompanhe o NerdWeek para mais notícias de curiosidades dos filmes e séries que você gosta!
Fonte: ScreenRant