Afinal, a Caixa Postal ainda é utilizada no Brasil? Você desbloqueia a tela, acessa a lista de contatos e liga para alguém. No entanto, subitamente sua chamada é transferida para a caixa de mensagens. Em seguida, é reproduzida a gravação — “Sua chamada está sendo encaminhada para a caixa de mensagens e estará sujeita a cobrança após o sinal”.

Quando isso acontece, muitas vezes aquela ligação não foi recebida, talvez pela ausência de sinal, ou pelo celular no modo silencioso. Mas, efetivamente, com a chegada das redes sociais e aplicativos de mensagem a “Caixa Postal” passou a ser sinônimo de que aquela pessoa não estava disponível naquele momento.

Daí surge uma dúvida: será que realmente já foi o tempo da Caixa Postal? Afinal, muitas operadoras telefônicas ainda disponibilizam esse recurso por padrão, geralmente como um benefício pago. No entanto, talvez esse seja um dos motivos pelo qual o recurso não é tão utilizado no Brasil.

(Imagem: Unsplash/ Daniel Schludi)

Quando recebemos uma mensagem na Caixa Postal, naturalmente surge uma notificação da operadora (semi fixada) avisando que existem mensagens disponíveis. Daí para acessar essas mensagens, é necessário realizar uma ligação usando o código da operadora. O que, certamente, não é um processo prático.

Sendo assim, o contraste entre a facilidade de ouvir e receber mensagens de áudio na Caixa Postal e no WhatsApp, por exemplo, reafirma a necessidade de ressignificação desse antigo recurso dos telefones e celulares.

Breve história da Caixa Postal

Em 1957, surgia o aparelho “Alibiphonomat” precursor alemão do que seria um dia a Caixa Postal. O dispositivo, inicialmente tinha apenas duas funcionalidades: gravar uma mensagem automática para receber mensagens e gravar a mensagem deixada pela pessoa que realizou a ligação.

Houveram diversas versões do dispositivo, em 1977, o alemão Willy Müller patenteou um gravador de conversas telefônicas que seria mais tarde conhecido como “Secretária eletrônica”.

(Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

De lá para cá, muita coisa se transformou, mas algo que se manteve e existe até hoje nos smartphones, é o formato das fitas onde essas mensagens eram armazenadas na época.  Ele está presente no ícone das mensagens de correio por voz em celulares Android e iOS.

Caixa Postal x WhatsApp

Dados da pesquisa Digital 2022: Brazil, apontam que 96,4% dos usuários das redes sociais, entre 16 e 64 anos, usam o WhatsApp. O que equivale a 165 milhões de usuários do aplicativo de mensagens.

Partindo disso, o WhatsApp se destaca como uma alternativa a ligações realizadas por operadoras, afinal, lá é possível ligar gratuitamente por meio da conexão Wi-Fi ou dados móveis. No entanto, ainda assim, o recurso “Caixa Postal” não é oferecido pelo app.

(Imagem: Nerdweek/Felipe Freitas)

Como desativar a Caixa Postal no celular

Desativar a Caixa Postal é algo possível através da sua operadora de telefonia móvel. Você pode realizar uma ligação e desativar completamente o serviço de correio eletrônico. Para isso, basta digitar o número de contato da sua operadora ou acessar o portal de serviços online:

  • Claro: ligue para *555;
  • TIM: acesse o site Meu TIM (Web);
  • Oi: ligue para 1058;
  • Vivo: ligue para *123#;

Feito isso, siga as etapas para identificar sua conta e pacote de benefícios. Lá é possível desativar sua caixa de recados.

Conclusão

Mais que uma notificação da sua operadora, a Caixa Postal demonstra como tecnologias que um dia foram inovações acabam caindo quase completamente em desuso. No entanto, tecnologias assim não desaparecem completamente, por exemplo, só na Nova Zelândia, aproximadamente 2 milhões de correios de voz são enviados diariamente.

Paralelamente, há um processo de ressignificação das mensagens de correio eletrônico realizadas por aplicativos como VXT e Truecaller. Tais aplicativos oferecem mais recursos como a transcrição de mensagens da Caixa Postal e bloqueio de ligações indesejadas.

Mas, e você costuma deixar mensagens de voz? Compartilhe essa matéria com seus amigos!