O autor do massacre em Christchurch, na Nova Zelândia, foi apresentado ao tribunal e Wellington, capital, na manhã deste sábado, (16), do país em horário local.
O australiano Brenton Harrison Tarrant, 28, teve sua identidade confirmada pela Justiça neozelandesa, que determinou sua prisão sem possibilidade de fiança ao menos até a próxima audiência, agendada para 5 de abril. Todas as imagens de seu rosto permanecem borradas por determinação do Juiz.
Brenton, durante mais de 16 minutos, usou o modelo mais popular entre o público jovem, que faz sucesso em plataformas como o YouTube e principalmente o Twitch: o streaming de um gameplay, de uma partida de videogame comentada por PewDiePie.
“Lembrem-se, pessoal, de se inscrever no canal do PewDiePie” recomendou o terrorista
Ele citou jogos como Call of Duty e também dois jogos de videogame como grandes influenciadores. "Spyro: Year of the Dragon me ensinou o etno-nacionalismo". No jogo de estética infantil, lançado originalmente em 2000 para o console PlayStation, um dragão roxo deve recolher diamantes e ovos em florestas.
Já Fortnite o "treinou para ser um assassino e para usar o fio dental nos cadáveres dos meus inimigos". Fortnite foi lançado em 2017, pouco após do forte sucesso de PUBG, e ganhou uma legião de fãs.
Apesar dessas alegações de Brenton, nós sabemos que jogos não causam esse tipo de coisa.